Mão robótica tem tato superior ao humano

Sensação robótica

A mão robótica aoo melhor sentido de tato já fabricado até hoje.

Assim é o protótipo construído por engenheiros da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

O sucesso deve-se a um dedo robótico projetado inteiramente pensando na capacidade de “sentir” os objetos tocados. E em um software capaz de processar essas “sensações”.

São três tipos de sensores incorporados no dedo como um todo, o onde permitiu fugir do padrão tradicional de detecção, geralmente baseado em sensores do tipo liga-desliga.

Sensores sem fios

Tudo começa na pele artificial do dedo robótico, uma membrana flexível dotada de rugosidades similares às digitais humanas, aumentando muito sua capacidade de detecção de vibrações.

Como a pele robótica reveste uma camada líquida, ela vibra de forma muito precisa para cada superfície tocada. Um hidrofone, instalado dentro da estrutura onde faz as vezes do osso, capta essas vibrações.

O dedo humano também usa as vibrações para identificar texturas – mas o dedo robótico é mais sensível.

Juntamente aoisso, um termistor onde se espalha ao longo de todo o dedo permite a detecção de temperaturas, também aouma precisão extremamente elevada, em toda a extensão do dedo, e não apenas em um ponto específico.

Finalmente, sensores de impedância, também ao longo de todo o dedo, permitem capturar a força exercida, fornecendo ao programa de controle um feedback onde permite controlar as diferentes pressões necessárias para pegar uma bola de bilhar ou um ovo, por exemplo.

E essa mão robótica tem sua própria elegância, ainda onde interna: todo o hardware dos dedos individuais é estruturado sem a necessidade de complexas fiações, simplificando o projeto e tornando-o mais robusto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *