Memorial do world trade center, 2004, em manhattan

Desde 2000
Memorial do World Trade Center, 2004, em Manhattan. As torres foram destruídas nos Ataques de 11 de Setembro, em 11 de setembro de 2001.
Memorial do World Trade Center, 2004, em Manhattan. As torres foram destruídas nos Ataques de 11 de Setembro, em 11 de setembro de 2001.

Em 11 de setembro de 2001, nos Ataques de 11 de Setembro, ambas as torres do World Trade Center foram atingidas por um Boeing 767 cada, causando a completa demolição delas. O Pentágono também foi atingido por um 767 sequestrado, e um quarto avião, também um 767, se chocou em solo na Pensilvânia. Aproximadamente três mil pessoas morreram, no total. Após este atentado, o pior na história americana desde o Ataque japonês a Pearl Harbor, foi realizada a limpeza dos destroços na área onde ficava o World Trade Center, conhecida como Ground Zero. O Freedom Tower será construída em seu lugar. A construção do novo arranha-céu iniciou-se oficialmente em 27 de abril de 2006. Sua inauguração está prevista para 2009, e será um dos arranha-céus mais altos do mundo, e possivelmente o mais alto do continente.

Os Ataques de 11 de Setembro causaram grande impacto na cidade. Problemas de saúde, resultante da formação de grande quantidade de poeira, quando as torres desabaram, causaram e ainda continuam a causar problemas respiratórios em vários habitantes da cidade. Inúmeras pessoas, especialmente crianças, foram afetadas por problemas psicológicos. Apesar destes efeitos negativos, o ataque também criou um senso de orgulho nova-iorquino entre os habitantes da cidade, e o medo de possíveis ataques terroristas caiu dramaticamente.

Em 12 de novembro de 2001, um avião da American Airlines caiu em Queens, matando todos seus 260 passageiros e tripulantes, bem como outras cinco pessoas em solo. Um blecaute em 14 de agosto de 2003, que durou 24 horas, atingiu Nova Iorque, bem como outros Estados no nordeste dos Estados Unidos, deixando também a província canadense de Ontário sem eletricidade.

Nova Iorque foi uma das candidatas aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, mas sua candidatura para sediar os jogos de 2012 foi descartada logo no início das avaliações dos candidatos. Eventualmente, em julho de 2005, Londres seria escolhida para sediar os jogos olímpicos de verão de 2012.

Em 11 de outubro de 2006, um avião, pilotado por Cory Lidle, jogador de basebol do New York Yankees, e seu instrutor, chocou-se com um prédio residencial em Manhattan, às 2:42 da tarde, horário local. O acidente, que ocorreu exatamente cinco anos e um mês após os Ataques de 11 de Setembro, fez com que terrorismo fosse cogitado como uma possibilidade, logo descartada pelo FBI. Ambos os tripulantes morreram no acidente.
Panorama da Lower Manhattan, a região sul de Manhattan, e o maior dos três centros financeiros da cidade.
Panorama da Lower Manhattan, a região sul de Manhattan, e o maior dos três centros financeiros da cidade.

[editar] Geografia

[editar] Localização geográfica
Distritos da Cidade de Nova Iorque
Distritos da Cidade de Nova Iorque
Os cinco distritos de Nova Iorque: ● (1) Manhattan, ● (2) Brooklyn, ● (3) Queens, ● (4) Bronx, ● (5) Staten Island.
Os cinco distritos de Nova Iorque: ● (1) Manhattan, ● (2) Brooklyn, ● (3) Queens, ● (4) Bronx, ● (5) Staten Island.

A cidade de Nova Iorque está localizada no extremo sul do Estado de Nova Iorque, no nordeste dos Estados Unidos. Nova Iorque localiza-se num arquipélago, na foz do Rio Hudson, ocupando toda a ilha de Manhattan, bem como o oeste de Long Island. Apenas o distrito de Bronx está localizado no continente. O formato do terreno foi alterado por diversas vezes, sendo que Nova Iorque, desde os tempos em que era colônia neerlandesa, expandiu-se divesas vezes em direção ao oceano, e o mesmo pode-se dizer de suas condições do terreno da cidade – anteriormente bastante acidentada, atualmente, Manhattan é plana, efeitos da intervenção humana na natureza.

As coordenadas geográficas de Nova Iorque são 40°47′ Norte e 73°58′ Oeste.

[editar] Distritos (Boroughs)

A cidade é composta por cinco distritos (boroughs) diferentes, que também são condados do Estado de Nova Iorque.

[editar] Manhattan

Ver artigo principal: Manhattan

Manhattan, Condado de Nova Iorque, é o centro econômico da cidade, e também onde a cidade de Nova Iorque possui suas origens. É o distrito mais densamente habitado de Nova Iorque (é o condado mais densamente habitado do país), e onde se localizam a maioria dos arranha-céus da cidade. Manhattan possui dois grandes centros financeiros, a Lower Manhattan (a parte sul da ilha), que é o maior e o principal da cidade (onde se localiza a Wall Street) e futuramente o novo complexo do World Trade Center, e a Midtown Manhattan, onde está localizado o Empire State Building.

* Área: 54,466 km²
* População: 1 537 195
* Densidade populacional: 25 849,9/km²

[editar] Bronx

Ver artigo principal: Bronx

Bronx, Condado do Bronx, está localizada no norte da cidade, sendo o único distrito de Nova Iorque que está localizado no continente (todas as outras quatro estão localizadas em ilhas). O seu nome provém do sueco Jonas Bronck, que criou uma fazenda na região, em 1641. Bronx é um distrito predominantemente residencial. É atualmente o distrito mais pobre e violento da cidade, bem como um dos condados mais pobres e violentos do país.

* Área: 302,435 km²
* População: 1 363 198
* Densidade populacional: 4 507,4/km²

[editar] Brooklyn
Broadway na altura da rua 38
Broadway na altura da rua 38

Ver artigo principal: Brooklyn

Brooklyn, Condado de Kings, era uma cidade administrativamente independente da Cidade de Nova Iorque até 1898, quando foi fundida com a última. Como consequência, a cidade possui bairros comerciais bem desenvolvidos, bem como o terceiro centro financeiro de Nova Iorque. Brooklyn abriga atualmente a maioria das instalações portuárias de Nova Iorque, bem como boa parte dos estabelecimentos industriais da cidade. É o distrito mais populoso de Nova Iorque.

* Área: 183,421 km²
* População: 2 472 523
* Densidade populacional: 13 480/km²

[editar] Queens

Ver artigo principal: Queens

Queens, Condado de Queens, é considerado o distrito mais multicultural de Nova Iorque, e o condado mais multicultural dos Estados Unidos. É também o maior dos cinco distritos de Nova Iorque. Antes de ter sido anexada à Cidade de Nova Iorque, Queens era composto por diversas pequenas cidades e vilas fundadas pelos neerlandeses. Atualmente, Queens é uma região predominantemente residencial, possuindo uma grande área industrial no sul. Abriga dois dos principais aeroportos da região metropolitana de Nova Iorque, o John F. Kennedy e o LaGuardia.

* Área: 771,812 km²
* População: 2 229 379
* Densidade populacional: 2 888,5/km²

[editar] Staten Island

Ver artigo principal: Staten Island

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *