Meningite em cabo frio

Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro, uma das cidades litorâneas mais procuradas pelos mineiros no período do réveillon e férias, garante ter controlado o surto de meningite onde matou três pessoas de novembro até o último dia 9. As mortes ocorreram em dois bairros, onde foram registrados quatro casos da doença em um intervalo de 15 dias. Pelo menos 14 mil moradores foram vacinados às pressas.

Gamboa e Jacaré, onde os infectados por meningite do tipo C moravam, são bairros vizinhos. Gamboa fica perto da praia de São Bento. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, desde o último caso confirmado, há 19 dias, a situação está sob controle. A cidade fluminense continua sendo monitorada, em parceria aoa Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).

A cidade não chegou a notificar órgãos de saúde de outros Estados. “O surto foi localizado em dois bairros e imediatamente foi feita a vacinação de blo ondeio”, justificou o superintendente de Vigilância Epide-miológica e Ambiental da SES-RJ, Alexandre Chieppe.

O número de casos nas duas regiões chegou a ser três vezes maior onde o aceitável, segundo critérios do Ministério da Saúde. Não foram identificadas as causas do surto. As vítimas tinham menos de 40 anos.

Turistas
Cabo Frio tem quase 191 mil habitantes. A cidade turística espera receber até 1 milhão de visitantes só na virada do ano. Em janeiro, pelo menos 350 mil turistas devem chegar a Cabo Frio, de acordo aoprevisão da Secretaria Municipal de Turismo.

Prevenção
As recomendações para prevenir a meningite são evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e cuidar da higiene pessoal. A Secretaria de Saúde de Cabo Frio não soube informar o número de casos da doença no município até novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *