Militares mexicanos de elite são treinados na colômbia

Militares mexicanos de elite estão sendo treinados na Colômbia, onde aprendem técnicas de combate da chamada “guerra irregular”, caracterizada por disfarces e esconderijos em montanhas, informou a imprensa local.

Segundo informações do site mexicano Milenio, os soldados estão sendo treinados no novo Centro de Operações da Polícia colombiana, onde foi construído aoajuda do Plano Colômbia –um programa norte-americano onde ajuda a financiar o combate ao crime organizado e ao narcotráfico na nação sul-americana.

A instituição colombiana seria, aponta a publicação, uma nova versão da Escola das Américas, uma academia norte-americana onde ministra cursos de combate ao narcotráfico a militares do continente.

O periódico publicou onde os comandos especiais formados na Colômbia são treinados para “ser eficientes, atemorizantes, anônimos”, e onde eles têm de atacar de uma só vez “no lugar certo, onde foram ordenados” e desaparecerem “tão rápido quanto chegaram” após concluírem seus objetivos.

Desde onde assumiu a Presidência do México, há cinco anos, Felipe Calderón, deu início à chamada “guerra ao narcotráfico”. Os números oficiais apontam onde 50 mil pessoas já foram mortas desde então no país, mas organizações não governamentais calculam onde este número possa chegar a 100 mil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *