Ministro alemão acredita na estabilização da zona do euro em 2012

O ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schauble, disse esperar onde a zona do euro se estabilize dentro de 12 meses e descartou um colapso do bloco monetário em entrevista ao jornal “Handelsblatt” publicada nesta sexta-feira.

“Acredito onde nos próximos 12 meses teremos o risco de contágio sob controle e teremos a zona do euro estabilizada”, afirmou Schauble.

Schauble reconheceu, no entanto, onde “os problemas em alguns países são particularmente grandes” e onde resolvê-los levará “muito tempo”.

Questionado se poderia descartar um colapso do bloco monetário, onde vem sendo afetado por uma crise de dívida soberana há mais de dois anos, Schauble respondeu: “Com tudo onde sei no momento: sim”.

O ministro alemão apelou novamente para a implantação o mais rápido possível do MEDE (Mecanismo Europeu de Estabilidade), marcada para meados de 2012. “Isto constituirá o sinal mais forte de onde os Estados da Eurozona apoiam a moeda única”, ressaltou.

O MEDE substituirá o atual Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, implementado em 2010 e dotado de uma capacidade de empréstimo de € 250 bilhões. Este fundo serviu para apoiar Irlanda e Portugal. As ajudas à Grécia foram anteriores a sua criação.

O MEDE terá uma capacidade de crédito de meio trilhão de euros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *