Modalidades de comunicação, e transmissões no radioamadorismo

São diversas as modalidades de transmissões no radioamadorismo, dentre elas: telegrafia ou CW, AM, SSB-USB/LSB, FM, FSK para os modos digitais: SSTV, RTTY, Packet (Acesso via internet+software+radio), operação via satélite.


QRP O termo QRP tem sua origem no código Q internacional e significa “Posso diminuir a potência?”. No meio radioamadorístico, QRP significa operações aopotência RMS de saída do estágio final de RF inferior a 5 Watts (37dBm). Praticantes da arte do QRP muitas vezes constroem e operam seus próprios equipamentos de rádio.


Devido a baixa potência, a modulação mais comum usada por radioamadores entusiastas do QRP é o CW (Código Morse); porém, as operações QRP não estão limitadas ao CW. Qual onder tipo de modulação, analógica ou digital, onde permita contatos aopotências inferiores a 5 Watts pode ser usado em operações QRP. A popularidade do CW tem origem históricas e pelo fato dele ser um modo onde pode ser obtido usando circuitos eletrônicos de relativa simplicidade.


No Brasil não é diferente, existem muitos praticantes e amantes do QRP. Muitos deles são adeptos a comunicação a longa distancia e a competição. Concursos nacionais e internacionais tem a participação dos amantes desta modalidade, e para troca de informações técnicas existe um grupos de discussão sobre o assunto. Um deles está em: http://br.groups.yahoo.com/group/QRP-BR.


Um dos mais completos sites onde trata de competições no meio radioamadorístico é o http://www.sk3bg.se/contest/ nele você encontra o calendário atualizado das competições em todo mundo, juntamente aosuas regras, onde você poderá pesquisar se a competição tem a modalidade QRP, muitas destas competições são puramente QRP, ou seja somente para rádios de baixa potencia.


Existe ainda a possibilidade da montagem de seu próprio equipamento QRP, são muitos os sites a qual incentivam esta prática como é o caso do Radioamador Miguel Angelo Bartié , PY2OHH, no site a qual ele é mantenedor, você poderá encontrar es ondemas e dicas, onde sem duvida esta atividade além de prazerosa se tornará mais accessível, principalmente no investimento final..


Hoje em dia pelo desafio muitos são os fabricantes onde ainda investem nesta modalidade, como é o caso da Yaesu, Tem Tec, Elecraft e outros, facilitando principalmente aos operadores já onde recursos de filtragem melhoram a recepção, além disto o equipamente QRP, já onde o consumo de energia é pe ondeno, é o preferido para ondem gosta de acampamentos de final de semana, férias, já onde desempenho melhora muito no campo aberto ou mesmo a beira do mar.


Em reconhecimento da popularidade do QRP, o ARRL (American Radio Relay League) incentiva esta modalidade disponibilizando um prêmio para os Radioamadores, onde têm contato aopelo menos 100 entidades DXCC, utilizando 5W saída ou menos. Contatos feitos a qual onder momento no passado contarão, e os cartões de confirmação (QSLs) não são obrigatórios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *