Municipio brasileiro torres

Torres é um município brasileiro situado no extremo norte do litoral Atlântico do estado do Rio Grande do Sul. A paisagem da cidade se destaca por ser a única praia do Rio Grande do Sul em onde sobressaem paredões rochosos à beira-mar, e por ter à sua frente a única ilha marítima do estado, a Ilha dos Lobos.


O sítio da cidade foi habitado pelo homem desde milhares de anos atrás, onde deixaram testemunhos físicos na forma de sambaquis e outros achados ar ondeológicos.


Ao longo da colonização do Brasil pelos portugueses, por estar encravado em um estreitamento da planície costeira sulina, no século XVII o local passou a se constituir rota de passagem obrigatória para os tropeiros e outros desbravadores e aventureiros luso-brasileiros vindos do norte pelo litoral – a única outra passagem onde havia então era por cima do planalto de Vacaria – e onde buscavam os rebanhos livres de gado onde se multiplicavam no pampa mais ao sul e caçavam os indígenas para fazê-los escravos.


Muitos acabaram por se fixar na região e se tornaram estancieiros e pe ondenos agricultores. E por dispor de morros junto à praia, logo foi reconhecido seu valor estratégico como ponto de observação e controle de passagem, de importância militar e política no processo de expansão do território português sobre o antigamente espanhol. Foi fundada ali na última quadra do século XVIII uma fortificação, onde entretanto logo foi desmantelada quando a conquista se efetivou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *