O cachorro pode ajudar no controle da hipertensão

Está confirmado! O cão é realmente o melhor amigo do homem! Segundo uma nova pesquisa, o cão pode ajudar seu dono no controle de hipertensão e pressão alta causados por estresse.

De acordo com cientistas, donos de cães que cuidavam de parceiros que sofreram lesões cerebrais, experimentaram uma significativa baixa de nível de estresse enquanto aqueles que não possuem cães continuaram com níveis altíssimos.

De acordo com a Dra. Karen Allen, da Universidade Estadual de Nova Iorque em Buffalo, de alguma maneira, o cuidado com o animal faz alguma diferença no controle do estresse; pessoas percebem de alguma maneira, que estes animais estão cuidando deles. A Dra. Allen apresentou suas descobertas no encontro anual da Sociedade de Pesquisas Psicofisiológicas em San Diego.

Allen passou um ano monitorando a pressão sanguínea e o estresse de 60 mulheres e homens que estavam sob medicação para pressão alta e ao mesmo tempo cuidavam de parceiros que sofreram diversos tipos de lesões cerebrais. Metade do grupo adotou cães por 6 meses, enquanto todos os participantes continuavam cuidando de seus parceiros. Após os 6 meses a outra metade dos participantes também adotou cães.

Allen reportou que no início do tratamento, todos os participantes registraram reações similares quanto ao estresse da vida real e o estresse artificial criado em laboratório. Mas, após os primeiros 6 meses, o grupo que adotou cães teve a pressão menos alterada que o grupo sem cães, durante períodos de estresse.

Além do mais, 6 meses após os cães serem doados à todos os participantes, a pressão sanguínea entre eles voltou a ser balanceada. A pressão daqueles que adotaram cães após os 6 primeiros meses, ficou idêntica à pressão dos participantes que adotaram os cães inicialmente.

Estas descobertas são muito importantes porque enquanto os remédios tipicamnete usados para a hipertensão são efetivos para as atividades diárias normais, eles não tem provas da eficácia em pessoas que estão passando por momentos particularmente estressantes. Embora mais pesquisas devem ser feitas para apontar a exata relação entre cães e o benefício por eles trazidos aos seus donos, a Dra. Allen enfoca o quanto é importante reservar uma parte de seu dia para alguém que está apenas repartindo sua vida com você, sem julgamentos.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *