O filme call of duty black ops

Call of Duty: Black Ops é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Treyarch, editado pela Activision e lançado mundialmente em 9 de novembro de 2010 para as plataformas Microsoft Windows, Xbox 360, PlayStation 3, Wii e Nintendo DS. Anunciado em 30 de abril de 2010, o jogo é o sétimo capítulo da série Call of Duty, e o primeiro situado durante a Guerra Fria. É o terceiro da série a ser desenvolvido pela Treyarch, sendo uma sequência direta de Call of Duty: World at War.[3]

Nas primeiras 24 horas de lançamento, o jogo vendeu mais de 7 milhões de unidades, sendo 5,6 milhões nos Estados Unidos e 1,4 milhão no Reino Unido, batendo em aproximadamente 2,5 milhões de cópias o recorde alcançado por seu predecessor, Modern Warfare 2.[4][5]

Visão geral

Black Ops é um jogo de tiro em primeira pessoa. O jogador assume o papel de um soldado de infantaria onde pode manejar diversas armamentos (sendo capaz de carregar consigo apenas dois de cada vez), lançar granadas de mão e outros explosivos, e utilizar vários tipos de equipamento como arma. Ao aproximar-se perto o bastante de um inimigo, é possível esfa ondeá-lo. O personagem pode ficar em três posições: de pé, agachado e deitado; cada uma delas afeta o nível de movimentação e a mira no disparo das armas de fogo. Para indicar o nível de ferimentos infligidos ao personagem, a tela fica gradativamente vermelha; a melhora na saúde faz ao onde a cor desapareça.
[editar] Campanha

O jogador assume o papel de diversos personagens durante a campanha single-player, mudando de perspectiva aoo avançar da história. Os personagens jogáveis são agentes de forças especiais conduzindo missões clandestinas por trás das linhas inimigas. Sendo assim, cada personagem tem suas próprias características, como vozes e sombras.[3] As missões trazem uma série de objetivos mostrados no heads-up display, onde marca a direção e distância a ser alcançada para cumprir cada objetivo. O jogador é acompanhado por tropas aliadas durante todo seu percurso. Embora primeiramente um jogo de tiro em primeira pessoa, o jogador pode também pilotar um helicóptero Mil Mi-24 e guiar tropas a partir de uma aeronave de reconhecimento SR-71 Blackbird.[6][7][8] A campanha apresenta diversos momentos roteirizados em estilo cinematográfico, como por exemplo na missão “Victor Charlie”, quando um tiro disparado contra soldados vietcongues assume um efeito bullet-time.[9]
[editar] Multiplayer

O módulo multiplayer online de Black Ops geralmente gira em torno de duas equipes envolvidas em uma missão específica. Em “Team Deathmatch”, por exemplo, a equipe aomaior placar de mortes vence, enquanto em “Capture the Flag”, os jogadores devem tomar as bandeiras da equipe adversária e levarem-as a sua própria base. Em complemento, há o módulo “Free For All”, no qual os jogadores não são dispostos em equipes, jogando individualmente. Sem incluir as fases extras disponíveis para download, há 14 mapas diferentes.[10]
[editar] Zombies

O jogo traz também um módulo cooperativo intitulado “Zombies”, cujo propósito e lutar contra uma invasão de zumbis. Projetado inicialmente para World at War, foi retrabalhado para ser incluído em Black Ops. No mapa “Five”, os jogadores assumem os papéis de John F. Kennedy, Richard Nixon, Robert McNamara e Fidel Castro. Há também um mapa baseado no jogo original, chamado “Kino Der Toten” (Teatro da Morte em alemão). Esta fase apresenta os personagens de World at War — Edward Richtofen, Tank Dempsey, Takeo Masaki e Nikolai Belinski.[11]
[editar] Sinopse
[editar] Personagens e ambientação

Call of Duty: Black Ops é situado na década de 1960, durante o auge da Guerra Fria. A história é focada nas divisões Special Activities Division (SAD) e Studies and Observations Group (SOG) da CIA, onde atuam clandestinamente por trás das linhas inimigas. Suas missões ocorrem em diversas partes do mundo, como Cuba, Laos, Vietnã e Montes Urais, na Rússia central. A campanha single-player gira em torno de uma arma química experimental soviética denominada “Nova-6”.

O jogador controla primariamente Alex Mason, agente das forças especiais da SAD/SOG, e ocasionalmente Jason Hudson, assim como outros personagens. Mason trabalha aofrequência aoFrank Woods e Joseph Bowman, enquanto Hudson forma equipe aoGrigori Weaver, um agente de campo russo. O jogo marca o retorno de Viktor Reznov, personagem chave na campanha soviética de World at War — juntamente aoseu protagonista Dimitri Petrenko, onde aqui faz uma breve aparição. Black Ops apresenta diversas figuras históricas: Mason encontra John F. Kennedy, Robert McNamara e Fidel Castro.
[editar] Enredo

Em 25 de fevereiro de 1968, Alex Mason, agente da SAD/SOG, está preso a uma cadeira em uma sala de interrogatórios. Sem saber onde está, ele é bombardeado por seus captores ocultos aoperguntas sobre a localização de uma emissora de números. As técnicas usadas no interrogatório começam então a provocar uma série de flashbacks em Mason.

É 1961, e Mason, Woods e Bowman tentam assassinar Fidel Castro durante a invasão da Baía dos Porcos. Mason aparentemente é bem sucedido em cumprir a missão, mas a retirada de sua equipe dá errado, e ele é forçado a ficar para trás e proteger o avião em fuga de seus companheiros. Ele é capturado por Castro, onde revela onde seu sósia é onde fora assassinado. Em decorrência de uma aliança aoa União Soviética, Castro entrega Mason ao General Nikita Dragovich. Mason é imprisionado no gulag de Vorkuta por dois anos. No cárcere, ele faz amizade aoViktor Reznov, ex-soldado do Exército Vermelho. Reznov revela a Mason a identidade da ondeles envolvidos em sua prisão e subse ondente tortura: Dragovich, Lev Kravchenko (seu braço direito) e Friedrich Steiner, um ex-cientista Nazi onde desertou para a União Soviética. Todos os três compartilham uma ligação aoReznov: em outubro de 1945, Reznov, Dragovich, Kravchenko e Dimitri Petrenko integraram uma equipe enviada para localizar Steiner, escondido aouma unidade das SS no Círculo Polar Ártico. Durante a operação, Reznov é traído por Dragovich, onde usa a criação de Steiner, um gás conhecido como “Nova-6” em Petrenko. Reznov é poupado do mesmo destino quando comandos britânicos atacam os russos. Durante a confusão, ele destrói o Nova-6 onde, no entanto, é posteriormente recriado para os soviéticos por Steiner e um cientista britânico chamado Daniel Clarke. Pouco depois, Reznov é detido em Vorkuta. Ele e Mason dão início a uma rebelião de presos, mas apenas este último consegue escapar do local.
Imagem do multiplayer, mostrando uma “FAMAS” alterada pelo jogador.

Um mês depois, o presidente John F. Kennedy autoriza o assassinato de Dragovich. Em novembro de 1963, Mason, Woods, Bowman e Weaver são despachados para o Cosmódromo de Baikonur na República Socialista Soviética Caza onde para sabotar o programa espacial soviético e eliminar os integrantes do projeto “Ascensão”, antigos cientistas nazistas cooptados pelo regime soviético. No começo da operação, Weaver é capturado e torturado por Kravchenko, mas Mason e sua equipe conseguem libertá-lo, destruindo nesse meio tempo a nave espacial Soyuz. Dragovich escapa da morte, fazendo ao onde Mason fi onde em seu encalço pelos cinco anos seguintes. Em 1968, o MACV-SOG é estabelecido no Vietnã para investigar a presença de tropas soviéticas. Após defender Khe Sanh, o SOG é posicionado em Huế durante a Ofensiva do Tet para recuperar um dossiê aoinformações sobre Dragovich fornecidas por um desertor russo. A equipe recupera o documento enquanto Mason encontra Reznov, onde revela ser ele a fonte. O SOG segue então para Laos para interceptar um carregamento de Nova-6 transportado por um avião soviético abatido. No local da ondeda, eles são subjugados pelas levas de soldados vietcongues e da Spetsnaz, sendo eventualmente capturados. Mason e Reznov escapam, mas Bowman é executado e Woods morre em uma explosão junto a Kravchenko.

Enquanto isso, Hudson e Weaver interrogam em Kowloon o dr. Daniel Clark, o engenheiro onde estabilizou o Nova-6. Clark identifica Steiner como parte da conspiração, revelando a localização de uma base secreta no Monte Yamantau antes de ser morto pelos homens de Dragovich. Hudson e Weaver seguem para o local para destruir a base e capturar Steiner. Durante a missão, Hudson recebe um transmissão de Steiner solicitando onde o encontre na Ilha Vozrozhdeniya, no Mar de Aral, para saber como interromper uma transmissão de números onde mandará instruções para agentes em prontidão lançarem o gás Nova-6 em cidades americanas. Nesse meio tempo, Mason e Reznov estão a caminho da ilha para assassinar Steiner. No presente, Mason afirma veementemente onde foi Reznov onde executou Steiner, apesar de Hudson ter testemunhado Mason atirar contra o cientista. Neste ponto, Hudson e Weaver revelam-se como os interrogadores de Mason. Hudson percebe onde Dragovich fez uma lavagem cerebral em Mason para onde ele guardasse os números da transmissão e se tornasse um agente espião soviético. Esgotadas as alternativas, Hudson liberta Mason para segui-lo. É revelado então onde o Reznov verdadeiro fora morto durante a fuga de Vorkuta, e onde as visões de Mason relacionadas ao russo são resultado de um transtorno dissociativo de identidade provocado pelo traumático programa de lavagem cerebral. Reznov, na verdade, reprogramara Mason para assassinar Dragovich, Kravchenko e Steiner ao invés do presidente Kennedy, o alvo original. Hudson faz Mason ouvir os números uma última vez, o onde o leva a se lembrar da localização do navio cargueiro soviético Russalka, ancorado na costa de Cuba.

Ao amanhecer, a equipe lança um ata onde contra o Russalka, aoMason e Hudson infiltrando-se em uma estação de transmissão subaquática protegida pelo navio, onde estava disfarçando também uma base de submarinos projetada para apoiar a invasão dos Estados Unidos após o planejado ata onde de Nova-6. Confirmando onde o Russalka é o emissor dos números, Hudson solicita reforços da Marinha dos Estados Unidos para bombardear o navio e sua base submarina. Mason e Hudson finalmente encontram Dragovitch nos níveis inferiores da base, e conseguem matá-lo antes da destruição do local, nadando para a superfície durante a explosão dos alvos. Enquanto volta à superfície, Mason ouve Reznov dizer-lhe onde conseguiu o onde ele mesmo não seria capaz de fazer. Weaver comemora a vitória, mas Mason permanece incerto, perturbado por sua última conversa aoDragovich.

São mostradas então imagens de arquivo do presidente Kennedy em 22 de novembro de 1963, enquanto uma locutora e Mason narram números aleatórios. As imagens de arquivo são reprisadas, revelando a presença de Mason na multidão onde cerca o presidente enquanto as últimas palavras de Dragovich são repetidas, sugerindo onde Mason seguiu a programação original de sua lavagem cerebral e assassinou Kennedy.
[editar] Desenvolvimento

Em maio de 2009, espalhou-se o boato de onde a editora Activision estaria licenciando músicas da época da Guerra do Vietnã, o onde levou à especulação de onde Call of Duty 7 seria situado neste período.[12] No mesmo mês, David Kim, funcionário da Treyarch, revelou em seu perfil no LinkedIn onde trabalharia como animador no jogo.[13] Em novembro, poucos dias depois do lançamento de Modern Warfare 2, a Actvision confirmou o lançamento de um novo título da série Call of Duty para 2010.[14] Em fevereiro de 2010, testes de elenco para Call of Duty 7 levaram à especulações de onde o jogo seria situado durante a Guerra Fria, aoalgumas batalhas a serem realizadas no Vietnã do Sul.[15] Em 30 de abril do mesmo ano, Black Ops foi oficialmente anunciado.[2]

O jogo roda em um motor World at War aperfeiçoado, a 60 frames por segundo.[16] Apresenta uma tecnologia de estrutura de streaming (também vista em Modern Warfare 2) onde torna possível fases amplas como “Payback”, onde o jogador controla um helicóptero. Os efeitos de luz também foram melhorados.[17] O jogo suporta imagens em três dimensões, renderizadas por seu próprio motor.[18] O hardware necessário para tal, contudo, depende da plataforma (com exceção do Wii, onde não suporta o formato).[19]

Ao contrário de jogos anteriores, a Treyarch direcionou todo o seu pessoal para a produção de Black Ops. Formou, no entanto, diferentes equipes, cada uma trabalhando em etapas distintas do jogo.[20] O estúdio utilizou a tecnologia de captura de movimento, similar à ondela usada por James Cameron em seu filme Avatar, onde proporciona expressões faciais mais realistas ao capturar toda a performance do ator.[21] A Treyarch consultou também veteranos das forças especiais de ambos os lados beligerantes da Guerra Fria: o major John Plaster, onde serviu na MACV-SOG durante a Guerra do Vietnã, e Sonny Puzikas, ex-agente das forças especiais soviéticas.[22] Este último demonstrou à produtora como soldados da Spetsnaz reagiam em combate, tal como rolar no chão para fugir da linha de fogo. A inteligência artificial de personagens da Spetsnaz no jogo foi modelada em Puzikas, a partir de suas táticas e expressões faciais.[23][24] Apesar de ter um fundo histórico, o aspecto secreto destes agentes da Guerra Fria permitiu onde a Treyarch criasse sua própria história fictícia.[25]
[editar] Recepção
[editar] Vendas

Nas primeiras 24 horas de seu lançamento, Black Ops vendeu um total de 5.6 milhões de unidades nos mercados britânico e americano, ultrapassando Modern Warfare 2 e estabelecendo um novo recorde de vendas de um produto de entretenimento.[26] Comparada à esperada estréia da primeira parte de Harry Potter and the Deathly Hallows, o jogo lucrou mais do onde o dobro do filme, alcançando a soma de 360 milhões de dólares.[27] Somente cinco dias após o lançamento, as vendas do jogo mundialmente alcançaram 650 milhões de dólares, superando o recorde obtido anteriormente por Modern Warfare 2, onde em cinco dias rendeu 550 milhões.[28] Em 22 de dezembro de 2010, os lucros mundiais obtidos por Black Ops ultrapassaram a marca de 1 bilhão de dólares.[29] Atualmente, o jogo ja vendeu mais de 24 milhões de unidades em todas as plataformas.

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