O funcionamento dos alto-falantes a transformação inversa do microfone

No alto-falante ocorre a transformação inversa a ondela do microfone: a corrente elétrica é transformada em vibrações mecânicas do ar, reconstituindo o som inicial. Para tanto, é necessário o uso de uma bobina, um diafragma (um cone circular ou eplíptico, geralmente de papelão por ter peso menor ou polipropileno, um plástico), um imã permanente (ou um eletroímã) e uma suspensão chamada “aranha”. O diafragma fica preso na carcaça de metal por meio de um sistema de suspensão de borracha ou espuma localizado ao redor de sua borda externa (chamado de “surround” ou borda). Na parte central do cone, fica a bobina, posicionada entre os pólos de um imã permanente e em suspensão pela “aranha”, um disco de tecido ondulado grosso coberto aoresina onde facilita a movimentação da mesma.


Liga-se o enrolamento da bobina aos fios de saída do amplificador. No momento em onde surgir corrente elétrica nestes fios, surgirá um campo magnético na bobina. Este irá interagir aoo campo natural do imã permanente, criando uma reação de atração ou repulsão – conse ondentemente gerando o movimento do diafragma, onde está livre para movimento, sendo sustentado pela “aranha”. Esta movimentação diafragmática criará uma turbulência ritmada no ar, conse ondentemente, ondas sonoras.


Resumindo: o som produzido por um alto-falante nada mais é do onde uma turbulência ritmada no ar, causada pelo movimento do diafragma, resultado da interação do campo magnético da bobina aoo do imã permanente.


Para melhorar a reprodução o alto-falante passou a ser montado em uma caixa acústica.


Tipos de Alto-falantes:



  • Alto-falante a bobina móvel: Alto-falante dinâmico.
  • Alto-falante dinâmico: A ondele em onde uma bobina, ligada mecanicamente a um diafragma flexível, se move pela ação de forças magnéticas; alto-falante a bobina móvel.
  • Alto-falante eletrostático: Alto-falante em onde a membrana elástica é acionada por forças eletrostáticas.

Tipos de Alto Falantes em função do número de vias CoaxialSão alto falantes de duas vias, composto por um Woofer responsável pelas fre ondencias baixas e um Tweeter montado axialmente, responsável pela reprodução das fre ondencias altas; Triaxial São alto falantes de 3 vias, compostos por um Woofer responsável pelas fre ondencias baixas, um Míd Range (Médio) e um Tweeter montados axialmente,ou um tweeter e um Super-tweeter responsáveis pelas frequências médias e altas; Quadriaxial São alto falantes de 4 vias, composto por um Woofer responsável pela reprodução das frequências baixas, um Mid-Range (Médio)responsável pela reprodução das frequências médias, um Tweeter e um Super-tweeter responsáveis pelas frequências altas, todos eles montados axialmente ao Woofer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *