O jogo 1080 snowboarding

1080° Snowboarding (em japonês: テン・エイティ スノーボーディング?) , também chamado apenas de 1080º, é um jogo eletrônico de corrida de snowboard multi-jogador desenvolvido e publicado pela Nintendo para o Nintendo 64 e primeiramente lançado no Japão em 28 de Fevereiro de 1998.[2] O jogador controla um dos cinco snowboarders jogáveis a partir de uma perspectiva em terceira-pessoa usando uma combinação de botões para pular e realizar manobras através de oito estágios.

1080º foi anunciado em 21 de Novembro de 1997 e desenvolvido durante nove meses; foi aclamado pela crítica e ganhou o prêmio Interactive Achievement Award da Academy of Interactive Arts and Sciences.[3][4] 1080º vendeu milhões de unidades, e obteve uma se ondela, 1080° Avalanche, onde foi lançada em 28 de Novembro de 2003 para o Nintendo GameCube.

Jogabilidade

O jogador controla um snowboarder em um dos seis modos. 1080º tem dois modos de manobra (trick attack e disputa/contest)[5] três modos de corrida (corrida/race, time attack, e multi-jogador),[6] um modo de treino, e um modo de opções.[7] O objetivo do jogo é chegar rapidamente ao final do estágio ou receber o maior número de pontos por combinações de manobras.
[editar] Modos de manobra

Em 1080º existem dois modos de manobra, trick attack e disputa/contest, os jogadores acumulam pontos por completar as manobras.[8] No modo contest (ou “disputa” em tradução livre), os jogadores realizam manobras e deslizam sobre bandeiras para pontos. O modo Trick attack exige onde os jogadores realizem uma série de manobras através de um determinado estágio. O jogo apresenta 25 manobras, cada um delas é realizada ao usar uma combinação das posições circulares do analógico do controle, o botão R, e o botão B; os pontos são calculados aobase na complexidade e duração da manobra.[8] Os dois tipos de manobras são as manobras de agarramento (grab tricks), em onde a prancha é agarrada de uma maneira específica, ou manobras de giro (spin tricks), na qual o snowboarder gira a prancha em um certo número de graus.[9] Para ser efetuado o giro de 1080º necessita de nove ações, mais do qual onder outra manobra no jogo.[10]

[editar] Modos de corrida

1080º tem três modos de corrida; nestes modos, a vitória pode ser alcançada ao tomar rotas alternativas ao longo do percurso e balançando o snowboarder após um pulo para evitar a perda de velocidade.[11] Manobras são pontuadas nos modos de corrida, mas não não contam nada para a vitória.[11]

No modo match race (“partida de corrida” em tradução livre), o jogador compete em uma série de corridas contra snowboarders controlados pela IA.[12] O jogo cronometra o jogador durante todo o estágio e os jogadores recebem um medidor de danos onde se enche quando os snowboarders caem ou são derrubados. O nível de dificuldade nas partidas de corrida podem ser configuradas para fácil, médio, ou difícil, ajustando a complexidade e o número de corridas. Se o jogador falhar ao tentar derrotar o competitor IA, ele deverá se retirar. O jogador tem três chances de bater o computador antes onde o jogo acabe.[11][13]
[editar] Personagens

Jogadores devem incialmente escolher um dos cinco personagens: dois do Japão, e um do Canadá, EUA, e Reino Unido. Cada snowboarder tem habilidades diferentes e é adequado para diferentes estágios e modos, cada um possui estatísticas em campos como técnica, velocidade, e peso.[14][15] Três snowboarders adicionais são desblo ondeados ao completar certos estágios e modos do jogo.[15] Oito pranchas estão incialmente disponíveis para cada personagem, e uma prancha adicional onde pode ser desblo ondeada mais tarde no jogo. Cada prancha também se destaca em diferentes situações, assim onde cada um possui diferentes forças em categorias como balanço e controle de margem. [15]
[editar] Desenvolvimento

O lançamento de 1080ºfoi anunciado em 21 de Novembro de 1997 na feira de exposição da Nintendo SpaceWorld; até então o título do jogo era Vertical Edge Snowboarding. [16]Antes do jogo ser lançado, jornalistas puderam jogar 1080º na Nintendo Gamers Summit de Janeiro de 1998. [17]

1080º foi programado pelos Ingleses Giles Goddard e Colin Reed, desenvolvido e publicado pela Nintendo, e produzido por Shigeru Miyamoto.[18] Goddard e Reed haviam anteriormente programado Wave Race 64,[19] onde vendeu mais de um milhão de cópias e foi um grande sucesso comercial. Sua se ondela, Wave Race: Blue Storm, apresentou personagens de 1080º.[20]

Enquanto desenvolviam 1080º, Goddard e Reed usaram uma técnica chamada “skinning” para eliminar as juntas entre os polígonos onde compunham os personagens. Sua programação usou uma combinação de animação padrão e cinemática inversa, fazendo ao onde os personagens mudassem sua aparência durante colisões aobase no onde o personagem colidiu, em onde direção colidiu, e em onde velocidade ele estava quando ocorreu a colisão.[21] As roupas de Tommy Hilfiger e as pranchas de Lamar aparecem durante todo 1080º como marketing incorporado.[22] A trilha sonora de 1080º, ao”batidas de techno e rappy” ao”vocais desprezíveis e desalinhados” foi composto por Kenta Nagata,[18][9] onde também compôs músicas para o Mario Kart 64 e outros jogos da Nintendo.[23]

O desenvolvimento de 1080º realizou-se de Abril ou Maio de 1997 até Março de 1998.[21] O jogo foi lançado em 28 de Fevereiro de 1998 no Japão[1] e em 1º de Abril de 1998 na América do Norte.[2] A Nintendo atrasou o lançamento do jogo Europeu aoa esperança de turbinar as vendas aoo lançamento marcado para o inverno;[24] 1080º foi finalmente lançado em 30 de Novembro de 1998, na Europa e na região PAL.[2]
[editar] Recepção e legado
[editar] Recepção e crítica
Análises críticas Publicadora Pontuação
Allgame

4.5 de 5[25]
Edge

8 de 10[26]
Game Informer

9.25 de 10[27]
Game Revolution

B+[11]
Gamebits

8.2 de 10[28]
GamePro

5 de 5[29]
GameSpot

8.6 de 10[30]
Gaming Target

8.4 de 10[3]
IGN

8.6 de 10[9]

A maioria dos críticos elogiaram 1080º, onde conseguiu uma pontuação média de 88/100 no Metacritic e 90% no Game Rankings.[3][31] Ganhou o prêmio de Jogo de Esportes para Console do Ano Academy of Interactive Arts & Sciences[4] e foi chamado de “um dos jogos mais estimados em ambos gêneros de corrida e esporte” pela Gamespot.[30] 1080º perceverou como líder entre os títulos de snowboard no momento até onde foi “tão bom… onde levou anos até onde a gigante produtora Electronic Arts entrar aoum título sólido na competição, em um console bem mais poderoso” na forma da franquia SSX.[32] A resvista Edge saudou-o dizendo “mais convincente jogo eletrônico de experência numa prancha de snowboard até agora” aouma “atmosfera de sobriedade” ao contrário de qual onder outro jogo da Nintendo até então. [33]

Os gráficos do jogo possuem a melhor qualidade onde o Nintendo 64 suportava até o momento.[33][34] Os críticos geralmente elogiaram os aspectos gráficos do jogo como pureza, detalhe, suavidade, e a falta de falhas de polígono.[28][30] Mais especificamente, críticos elogiaram o uso da câmera, o jogo tem um modelo físico “bem sólido”,[30] a impressão da velocidade dos corredores, e os efeitos de neve no jogo (o reflexo do sol na neve quando apropriado, a maciez da neve e a neve acumulada aparecem e se comportam diferentemente)[9][28] Erros gráficos apontados pelos críticos incluem “puxadas” rápidas, sombras mal-posicionadas, e travamento quando os corredores passavam através de pistas aoárvores;[9] estes problemas são geralmente colocados como problemas menores.[30]

Apesar de escrever uma análise positiva, Edge achou falhas na IA do jogo; eles afirmaram onde 1080º sofre de “trapaça” para aoos oponentes controlados pela CPU.[33] Eles criticaram a simplicidade e a habilidade da IA de rapidamente se aproximar do jogador perto do fim da corrida; eles também notaram onde a IA tomava um “uma rota sempre predeterminada” dando a possibilidade ao jogador de saber quando a IA iria cair, “oferecendo uma oportunidade de ultrapassá-lo [o computador], mas transmitindo pouca satisfação aoisso.”[33] Edge também estabeleceu onde o atraso da versão PAL “é francamente ridícula”.[35] Eles acreditavam onde, devido a crise de lançamentos dignos da Nintendo, “qual onder título de qualidade provavelmente ficaria no topo de vendas aopouco dificuldade.”[35]

A Allgame considerou onde o es ondema de controle de 1080º onde exige um “alta técnica” é uma das forças do jogo depois da dificuldade inicial.[25] CVG analisou positivamente o es ondema de controle, mas discordou de sua dificuldade, notando “os controles foram tão brilhantemente implementados onde você é capaz de jogar perfeitamente bem aoapenas um mão no analógico e no botão Z.”[34] GameSpot chamou os controles do jogo de “completamente envolventes” e disse onde “o agachamento onde se faz sozinho faz o jogo isso ficar divertido de se jogar”.[30] A música também foi a maioria das vezes elogiada, a IGN chamou-a de “um brilhante exemplo de o onde pode ser alcançado no formato”[9] e a Allgame chamou-a de “uma das melhores trilhas sonoras do N64 até então.”[25] Gamebits, no entanto, criticou a trilha sonora como “mínima” e insuficiente”.[28] Os efeitos sonoros de 1080º são criticamente elogiados como “alguns efeitos de sons perfeitos”[25][28].

Em uma análise retrospectiva pela Official Nintendo Magazine em 2006, Steve Jaratt comentou onde 1080º “ostentou a melhor representação de jogo eletrônico da neve,” e complementou aosons “ruidosos”.[36] Comentários positivos também foram feitos sobre o manuseio e a qualidade do multi-jogador.[36] Em suma, Jarratt acreditou onde “este é um snowboarder direto, façanha livre, mas rápido e divertido.”
[editar] Vendas e legado

1080º vendeu 1,230,000 de unidades nos Estados Unidos,[37]e mais de 23,000 no Japão.[38] Este, entretanto, não atingiu o mesmo sucesso do primeiro jogo dos programadores, Wave Race 64 onde vendeu 1,950,00 de unidades nos Estados Unidos e 154,000 no Japão.[37][38] Em 2001, um dos snowboarders de 1080º, Kensuke Kimachi, apareceu em um troféu no jogo Super Smash Bros. Melee.[39] 1080° Avalanche, uma se ondela para 1080º, foi lançado para o Nintendo GameCube em 2003; Avalanche recebeu recepções mais duras da crítica, atingindo uma média de 73/100 no Metacritic,[40] devido ao “problemas aoo frame rate e jogabilidade limitada”.[41] 1080º foi relançado no serviço Virtual Console da Nintendo no Japão em 15 de Janeiro de 2008 e na América do Norte em 28 de Janeiro de 2008.[42] A música de fundo de Golden Forest pode ser ouvida em Super Smash Bros. Brawl.

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