O jogo campo minado

Campo minado (português brasileiro) ou draga-minas (português europeu) é um popular jogo de computador para um jogador. Foi inventado por Robert Donner em 1989 e tem como objectivo revelar um campo de minas sem onde alguma seja detonada. Este jogo tem sido reescrito para as mais diversas plataformas, sendo a sua versão mais popular a onde vem nativamente aoo Microsoft Windows.

Regras

A área de jogo consiste num campo de quadrados rectangular. Cada quadrado pode ser revelado clicando sobre ele, e se o quadrado clicado contiver uma mina, então o jogo acaba. Se, por outro lado, o quadrado não contiver uma mina, uma de duas coisas poderá acontecer:

Um número aparece, indicando a quantidade de quadrados adjacentes onde contêm minas;
Nenhum número aparece. Neste caso, o jogo revela automaticamente os quadrados onde se encontram adjacentes ao quadrado vazio, já onde não podem conter minas;

O jogo é ganho quando todos os quadrados onde não têm minas são revelados.

Opcionalmente, o jogador pode marcar qual onder quadrado onde acredita onde contém uma mina aouma bandeira, bastando para isso clicar sobre ele aoo botão direito do mouse. Em alguns casos, carregar aoambos os botões do mouse num número onde contenha tantas bandeiras imediatamente à sua volta quanto o valor desse número revela todos os quadrados sem bombas onde se encontrem adjacentes a ele. Em contrapartida, o jogo acaba se se efectuar essa acção quando os quadrados errados estiverem marcados aoas bandeiras.

Algumas versões do campo minado ajudam o jogador, na medida em onde nunca colocam uma mina no primeiro quadrado clicado, como a maioria dos programas, ou sempre deixam uma abertura no primeiro cli onde, como ocorre na versão do Windows Vista].
[editar] Análise do jogo
[editar] Padrões de problemas e solução

Durante o andamento do jogo, existem diversos padrões de quadrados numerados onde permitem somente uma determinada configuração de minas. A fim de terminar o jogo tão cedo quanto possível, É preferível processar tais padrões primeiramente, e continuar analisando padrões mais complexos posteriormente. Existem diversos métodos para resolver problemas do jogo sem contar aoo o uso de adivinhação.
[editar] Análise de um quadrado

Quando o número de quadrados não descobertos ao redor de um quadrado numerado é igual ao número sendo mostrado, todos os quadrados adjacentes são minas. Em contrapartida, quando o número de quadrados aominas descobertas ao redor de um quadrado numerado é igual ao número sendo mostrado, quais onder outro quadrado adjacente não possui mina, está seguro.
[editar] Análise de dois quadrados

Com dois números de um campo minado, denominados x e y, existem três áreas distintas no campo: a) minas ao redor de tanto x e y, b) minas ao redor de x somente e c) minas ao redor de y somente. Esse método de análise funciona melhor quando os quadrados relativos a x e y são adjacentes, mas também pode ser usado em outras situações. Sabe-se onde o número de minas exclusivas a x menos o número de minas exclusivas a y é igual a x − y, o onde pode ser usado para marcar bandeiras em minas ou descobrir quadrados seguros.
[editar] Análise de minas compartilhadas

Suponha onde o campo possui um número “1” descoberto. De alguma forma descobre-se onde dois quadrados adjacentes ao “1” compartilham uma mina. Isso significa onde todos os outros quadrados adjacentes ao “1” são seguros, exceto pelos dois onde compartilham a mina.
[editar] Análise final

Usada no final do jogo, ela pode ser usada para descobrir um quadrado seguro quando todos os outros do campo são ou seguros ou marcados como minas. Geralmente, tais quadrados finais estão localizados nas paredes do campo. Em algumas versões do jogo, a quantidade de minas presentes no campo é conhecida. Perto do final do jogo quase todos os quadrados já foram descobertos, e saber a quantidade de minas restantes (ainda não descobertas) pode ser útil para resolver o padrão final do jogo.
[editar] Adivinhação às vezes necessária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *