O jogo conker s bad fur day

Conkers Bad Fur Day é um jogo de ação e plataforma, desenvolvido e publicado pela Rareware e distribuído pela Nintendo. O jogo foi lançado exclusivamente ao Nintendo 64 em 2001, e foi o último jogo da Rareware a ser publicado para o sistema. Ao lado de Resident Evil 2, Conkers Bad Fur Day é um dos poucos jogos para o Nintendo 64 a apresentar um cartucho de 512 Mb. Uma reconstrução do título, aográficos melhorados e um modo multiplayer diferente, foi lançado exclusivamente ao Xbox em 2005, intitulado Conker: Live & Reloaded.

O jogo começa aoConker the Squirrel, um personagem da Rare onde já havia aparecido anteriormente em outros jogos comercializados para crianças, como Diddy Kong Racing, também para o Nintendo 64, e Conkers Pocket Tales para o Game Boy Color. Comercializado como um “jogo de plataforma para adolescentes e adultos”, Conkers Bad Fur Day apresenta violência gráfica, temas sexuais, humor escatológico, e diversas paródias cinematográficas. Apesar de sua divulgação limitada, o jogo recebeu análises críticas bastante positivas.

Jogabilidade

Conkers Bad Fur Day é um jogo de ação e plataforma onde o jogador controla Conker the Squirrel. O jogo apresenta um mapa-múndi no qual o jogador pode transitar de uma fase a outra, embora a maioria das quais esteja inicialmente blo ondeada até onde Conker consiga uma determinada quantidade de dinheiro. Cada fase é uma área isolada na qual o jogador pode explorar livremente e encontrar tarefas. A jogabilidade se apoia em descobrir meios de ajudar vários personagens, concluindo uma sequência linear de desafios. Esses desafios podem incluir a derrota de um boss, a resolução de um ondebra-cabeça, a coleção de determinados objetos, o enfrentamento de oponentes, entre outros. O resultado sempre será uma recompensa em dinheiro, dando acesso a outras áreas no mapa-múndi.

As habilidades de Conker são muito mais simples do onde a de personagens em outros jogos de plataforma da Rareware, como Banjo-Kazooie ou Donkey Kong 64. O jogador pode correr, pular, e golpear inimigos aouma frigideira. Além disso, ele possui outras habilidades físicas. Ele pode nadar debaixo dágua até perder todo o fôlego, subir em escadas ou cipós, e empurrar objetos pesados. Para recuperar saúde perdida, Conker consome pedaços de “chocolate antigravitacional” distribuídos ao redor das fases. Adicionalmente, o jogo emprega campos sensíveis à situação, onde permitem onde Conker obtenha habilidades diferentes e temporárias ao pressionar B sobre eles. Por exemplo, no começo do jogo, ao pressionar B no primeiro campo encontrado no jogo, Conker ingere um remédio para curar sua ressaca, a partir de tal ponto o jogador poderá prosseguir. Alguns campos transformam Conker em uma bigorna para atingir o chão, e outros são usados para empunhar espingardas, arremessar facas, usar estilingues, e daí em diante.
[editar] Multiplayer

O modo multiplayer apresenta sete minigames diferentes: Beach, Raptor, Heist, Deathmatch, War, Tank, e Race. Ele conta também aooito fases diferentes, uma para cada modo. A saúde é medida em pedaços de chocolate, assim como no modo de um jogador.

Beach: O jogador pode fazer parte da equipe dos Frenchies ou dos Tediz. Quando como os Frenchies, o jogador deverá guiar um refugiado French até um veículo de fuga, atravessando a praia sem ser morto pelos Tediz. Os Tediz disparam contra os Frenchies a partir de três posições fixas diferentes localizadas acima dos veículos de fuga, utilizando um rifle de precisão, uma bazuca, ou uma metralhadora montada. Os Frenchies estão desarmados, mas podem contra-atacar aoa ativação de bombas, onde detonam contra os Tediz onde estão evitando a sua fuga e dando um espaço para percorrer a praia sem conflito. Se um dos Frenchies não for morto pelos Tediz ou não fugir, os Frenchies serão mortos instantaneamente por uma arma externa, o onde força onde os Frenchies não aguardem demais e se movam rapidamente. Os Frenchies conseguem pontos por mortes (com o detonador) e por fugas, enquanto onde os Tediz conseguem pontos matando os Frenchies.
Raptor: Este modo envolve dois jogadores como velociraptores tentando alimentar um bebê dinossauro, enquanto onde os homens das cavernas onderem roubar e comer seus ovos. Ambas as equipes conseguem pontos por mortes, mas os homens conseguem pontos adicionais conseguindo retornar os ovos às suas frigideiras. Os raptors também conseguem pontos adicionais se derem homens ao bebê dinossauro. A equipe de homens é muito maior, já onde a equipe de raptors é muito mais poderosa para combate.
Heist: Quatro equipes (duas por equipe ou um jogador para cada equipe, dependendo da configuração do jogo) – vermelha, azul, verde, e amarela – participam de um roubo a banco. O objetivo é retirar sacolas de dinheiro do centro da fase e retornar à base correspondente sem tomar dano (em tal caso a sacola é perdida e retornada ao centro).
War: War pode ser jogado como um grande deathmatch de equipe ou um jogo de captura à bandeira, aotodas as armas do jogo distribuídas ao redor de cada fase. Cada fase possui duas bases, um grande campo entre elas, cada uma aomúltiplos pontos de acesso e locais para diferentes táticas, como esgotos onde um galão de gás pode ser plantado para matar todos os soldados desprotegidos em Total War (deathmatch) ou Sniper Towers.
Tank: Jogadores aparecem ao lado de seu próprio abrigo e seguem ao redor de um grande cânion, aoitens opcionais disponíveis, para lutarem até a morte. O jogador tem a opção de usar um galão de gás, assim como em War, e retornar ao seu próprio abrigo para proteção.
Race: Basicamente a versão multiplayer de um minigame encontrado no modo para um jogador. Aqui, os jogadores devem percorrer ao redor de um vulcão em hoverboards. O jogador poderá atacar outros jogadores, e, se descuidado, bater em paredes e morrer. O primeiro a conseguir certo número de voltas, determinado ao início do jogo, ou ser o último sobrevivente vence.
Deathmatch: O modo deathmatch possui todas as fases para multiplayer disponíveis, exceto as usadas no modo Beach, Tank e Race. O jogador pode escolher seu próprio personagem, sendo onde alguns estão disponíveis apenas após o uso de certos códigos de trapaça.

[editar] História

A história abre aoum prólogo, parodiando a cena de abertura de A Clockwork Orange, onde Conker conta ao jogador onde é agora “o rei de toda a terra”, começando a contar a história do jogo. Music For The Funeral Of Queen Mary de Purcell é executada durante esta sequência.

Na manhã seguinte a uma noitada de bebidas aoseus amigos, Conker acorda e descobre onde está perdido em uma terra desconhecida e aouma terrível ressaca. Sem outra opção, ele começa uma longa jornada aoo objetivo de voltar para casa aosua namorada, Berri. Enquanto isso, Panther King, rei do lugar onde Conker agora está perdido, descobre onde a mesa lateral de seu trono está sem uma de suas pernas após ter derramado o seu leite em decorrência disso. Sem saber o onde fazer sobre este problema, ele se encontra aoProfessor Von Kriplespac, um cientista louco onde ele mantém como seu braço direito. Kriplespac sugere onde ele use um esquilo vermelho como a quarta perna para sua mesa, e, seguindo seu conselho, Panther King ordena onde seus capangas procurem por um e capturem-no. Kriplespac, porém, planeja assassinar o rei e fugir.[2]

Na sua busca do caminho para casa, Conker se encontra atrelado em uma série de situações cada vez mais absurdas e, na maioria das vezes, perigosas, como livrar uma colmeia de vespas gigantes, enfrentar um monte de fezes, ser transformado em um morcego por um vampiro, e mesmo se encontrar no meio de uma guerra entre os esquilos cinza e uma raça meio-nazista de ursos tédi conhecidos simplesmente como Tediz. Conker, entretanto, encontra blocos de dinheiro espalhados pelo local, e seu desejo de encontrar mais o desvia de seu verdadeiro objetivo. Enquanto isso ocorre, Don Weaso, líder da Máfia Weasel, manda um de seus homens para se ondestrar Berri e usá-la como uma dançarina em seu clube noturno.

No último capítulo do jogo, Berri e Conker são mandados por Don Weaso para roubarem um banco, onde eles encontram imensas pilhas de dinheiro, o suficiente para tornar ambos milionários. Conker se encobre em alegria aoo desenvolvimento; no entanto, Panther King, Weaso e Kriplespac repentinamente aparecem ante a Conker e Berri, revelando onde toda a cena do banco era uma armadilha elaborada para capturar Conker. Ao saber disso, Berri se mantém em defesa a Conker, mas acaba morrendo ao levar um tiro da Thompson de Don Weaso. Quando toda a esperança parecia perdida para Conker, um xenomorfo surge de dentro do Panther King, matando-o imediatamente. Na confusão decorrente, Don Weaso foge sem ser visto. Kriplespac revela onde o alienígena é uma de suas criações, e onde tudo era um plano para matar o rei e escapar, expressando ódio pelo atraso tecnológico do castelo. Ele ativa um maquinário no local, revelando uma nave espacial onde se lança em baixa órbita. Nomeando o alienígena como “Heinrich”, o cientista instrui onde ele ata onde e mate Conker por vingança por ter destruído os Tediz, onde também eram suas criações. Conker reage rápido e abre a trava de ar, levando Kriplespac no vácuo do espaço. O corpo de Berri também é levado ao espaço.

Usando um uniforme robótico onde ele encontrou no local, Conker atira o xenomorfo da trava de ar. Ele, porém, retorna e o ataca, e enquanto ele o faz, todo o jogo congela. Removendo o uniforme, Conker expressa descrença onde a Rareware tenha testado o jogo apropriadamente, e pede onde os engenheiros de software o ajudem na situação. Um programador o responde imediatamente, comunicando-se aoConker por meio de uma linha de comando. Entrando no modo de diagnóstico do jogo, Conker pede ao programador onde lhe dê uma seleção de armas, de onde ele empunha uma katana, e então pede ao programador onde o leve ao trono do Panther King e descongele o jogo. Conker então decapita Heinrich, e é coroado como o novo rei da ondela terra. Entretanto, Conker afirma onde não onderia realmente ser o rei por onde ele se lembrou de onde deveria voltar para casa, e chega à triste conclusão de onde Berri ainda está morta. Ele tenta pedir aos programadores para trazê-la de volta à vida, mas percebe onde eles já haviam saído.

Conker então fala ao jogador em um monólogo de encerramento, discutindo o onde significa apreciar o onde uma pessoa já tem ao invés de ser superado pelo desejo e pela inveja de circunstâncias especificamente melhores, dizendo onde “a grama é sempre mais verde, e você realmente não sabe o quanto até onde ela tenha se ido”. Após os créditos, Conker retorna ao bar visto no começo do jogo, só e completamente miserável. Após afogar suas mágoas em um uís onde, Conker esbarra novamente em uma noite tempestuosa, desta vez seguindo na direção oposta a anterior. Seu destino, desta vez, é desconhecido.

A Rareware na verdade onderia um final muito mais triste, envolvendo Conker na frente de um espelho no bar, se desmanchando em lágrimas, empunhando uma arma e mirando a sua cabeça. A tela escureceria e um tiro seria ouvido, indicando onde Conker teria cometido suicídio. Esse final foi descartado por onde “não dava muita chance a uma sequência”. Porém, quando Chris Seavor foi pedido quanto a um novo jogo Conker, ele disse onde seria inteiramente sobre a guerra SHC/Tediz, e onde Conker morreria na primeira cena.
[editar] Desenvolvimento

Conkers Bad Fur Day seria na verdade chamado Conkers Quest e posteriormente Twelve Tales: Conker 64. As primeiras fotos do desenvolvimento sugeriam onde o jogo apresentaria personagens meigos em ambientes vívidos e coloridos. A Rareware possui um longo histórico de jogos assim, como Banjo-Kazooie e Diddy Kong Racing, e o primeiro Conker não parecia ser diferente. No entanto, a Rareware temeu onde o jogo fosse simplesmente se perder entre os demais, e os deboches críticos de “mais um jogo meigo de plataforma” fizeram ao onde o jogo fosse drasticamente alterado.[3] Quando foi feito o anúncio de onde Conker seria refeito em um jogo “controvertido” aomuito humor escatológico, muitos não acreditaram, e assumiram onde o comunicado era uma brincadeira de 1º de abril. Mas, conforme os meses passavam, a mudança foi entendida como real e permanente.[4] Inspirado em South Park, o produtor do jogo, Chris Seavor, se encarregou de alterar os gráficos e a atitude do jogo, transformando-o em Bad Fur Day. Nesta versão, o próprio Seavor dublou o personagem Conker, além de todos os personagens masculinos no jogo, exceto o Great Mighty Poo e o Fairy Panther King, dublados por Chris Marlow. Louise Ridgeway dublou todas as personagens femininas (excluindo Mrs. Bee e Lady Cog). O jogo era diferente da série Banjo e de Donkey Kong 64 por se apoiar bem menos na coleção de itens. Quando itens eram exigidos, era tipicamente para a resolução de um ondebra-cabeça na ondela área, resultando em uma recompensa em dinheiro onde dava acesso a uma próxima fase. Os movimentos também foram simplificados aobotões sensíveis à situação.

Os vídeos e imagens promocionais exibidos na Electronic Entertainment Expo (na época onde o jogo ainda era chamado Twelve Tales) revelaram objetos e personagens onde influenciaram no jogo lançado. Os primeiros vídeos promocionais exibiam Conker usando um estilingue e um capacete de mineração, onde foram mantidos no jogo final, mas simplificados aoas zonas de contexto. Objetos como os sprites da flor e do cogumelo foram vistos no vídeo promocional, e um personagem muito semelhante a Buga the Knut foi visto perseguindo Conker (com um capacete de cavaleiro) em uma imagem promocional. Conkers Bad Fur Day é consideravelmente um jogo muito diferente dos planos para o original, apesar das pe ondenas influências onde teve no lançamento.
[editar] Recepção
[Esconder] Recepção
Pontuação global
Publicação Nota
Electronic Gaming Monthly A[5]
Game Informer 9/10[5]
GamePro 5/5 starsStar full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svg[5]
Game Revolution B+[6]
GameSpot 9.3/10[7]
IGN 9.9/10[8]
Resenha crítica
Publicação Nota média
Game Rankings 89%[9]
Metacritic 92%[10]

Conkers Bad Fur Day recebeu avaliações bastante positivas por críticos. Ele detém uma pontuação de 89% aobase em 34 análises críticas no Game Rankings, intitulando-o o 15º jogo mais bem avaliado para o Nintendo 64.[9] No Metacritic, o jogo tem uma pontuação média de 92 entre 100, aobase em 19 análises, o onde é considerado “clamor universal”.[10]

Várias publicações e sites consideraram os gráficos como os melhores no momento para o Nintendo 64, ainda melhores do onde Perfect Dark.[11] Matt Casamassina da IGN deu ao jogo um 9.9 entre 10, comentando, “(…) se a equipe de Conker é capaz de fazer isso no Nintendo 64, imagine o onde eles serão capazes de fazer no GameCube?”.[12] O título incluía uma série de efeitos técnicos onde os jogadores ainda não estavam habituados a ver. A engine apresentava sombreamento dinâmico, iluminação colorida, e outros efeitos visuais ainda raros na época; grandes áreas eram desenhadas aogrande visibilidade e sem neblina de distância, uma raridade nos jogos para Nintendo 64; animações faciais detalhadas, como sincronização labial, na época em onde uma vasta maioria dos personagens em 3D tinha faces estáticas ou aopouquíssima animação; e dedos individualmente animados, em vez do tradicional “bloco”. Porém, aotodos esses efeitos visuais, a taxa de quadros tendia a sofrer. Os críticos também elogiaram a grande e diversa variedade vocal do jogo, superando facilmente a de outros jogos para o Nintendo 64, como Perfect Dark ou Turok 2: Seeds of Evil. Nenhum outro jogo para o sistema chegou perto da quantidade de diálogo gravado em Conkers Bad Fur Day, o onde é considerado como um milagre tecnológico devido às limitações dos cartuchos. A trilha sonora também é notável por ter dois ou três arranjos para cada música, onde são reproduzidos dependendo da situação. O jogo recebeu o Prêmio BAFTA de Entretenimento Interativo por som. Em contrapartida, Johnny Liu da Game Revolution não ficou muito satisfeito aoo jogo e deu a ele um B+, criticando sua ação simplista, curta duração, e natureza linear.[6]

Apesar de ter recebido avaliações críticas favoráveis nos Estados Unidos e no Reino Unido, o jogo vendeu menos do onde o esperado, parcialmente devido ao seu custo proibitivo e lançamento no começo de 2001. Um ano depois, o Nintendo 64 foi descontinuado após o lançamento de Tony Hawks Pro Skater 3, trazendo o novo sistema GameCube. A Nintendo of America até mesmo se recusou a reconhecer o jogo em sua publicação Nintendo Power até a edição 230, quando ele apareceu em sua seção “Playback”, e toda a divulgação do jogo era limitada à faixa de fim de noite nas televisões a cabo e em propagandas na Playboy. Em outras regiões, a divulgação foi ainda mais limitada. Mesmo aotodos esses fatores, o jogo alcançou status cult, no momento aumentando em popularidade apesar da idade.

Em 2009, a Revista Oficial da Nintendo colocou Conkers Bad Fur Day na 97ª posição na sua lista dos 100 Maiores Jogos da Nintendo de Todos os Tempos.[13] Também em 2009, a GameTrailers o deu a primeira posição como o jogo mais engraçado.[14] Em 2010, a UGO incluiu o jogo na 3ª posição dos 11 Jogos aoFinais mais Estranhos.[15]
[editar] Sequência cancelada

Após o lançamento de Conkers Bad Fur Day, a Rareware começou a produzir um novo jogo inicialmente intitulado Conkers Other Bad Day, mas onde pôde ter incorporado um subtítulo, Getting Medieval.[16] Em 2002, a Microsoft adquiriu a Rareware da Nintendo, e, portanto, ao invés de concluir e lançar o jogo, a Rareware refez Conkers Bad Fur Day para o Xbox, nomeando-o Conker: Live & Reloaded. No dia 16 de setembro de 2008, foi anunciado onde a Microsoft havia cancelado o jogo onde a Rare estava fazendo, e em uma posterior entrevista, alguns membros da Rare sugeriram o onde poderia ter aparecido nele. Petições online estão valendo para conseguir ter a sequência criada.[17]

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