O jogo game boy color

O Game Boy Color (em japonês: ゲームボーイカラー Gēmu Bōi Karā?) é o sucessor do Game Boy da Nintendo. O portátil foi lançado no dia 21 de outubro de 1998 no Japão, 19 de novembro de 1998 na América do Norte, 23 de novembro de 1998 na Europa, e 27 de novembro de 1998 no Reino Unido. Ele apresenta uma tela colorida, e é ligeiramente mais grosso e alto do onde o Game Boy Pocket. Assim como o Game Boy original, ele possui um processador de 8-bit.[7] Combinados, o Game Boy e o Game Boy Color venderam 118.69 milhões de unidades no mundo todo.[1][2]

História

O Game Boy Color foi uma resposta à pressão das desenvolvedoras de jogos por um sistema de jogo novo e mais sofisticado, já onde elas sentiam onde o Game Boy, mesmo em sua última versão, o Game Boy Pocket, era insuficiente. O produto resultante era reversamente compatível, o primeiro portátil capaz de fazer isto, expandindo a grande biblioteca de jogos e se instalando na base do seu predecessor. Isto se tornou um elemento chave na linha Game Boy, pois permitia onde cada lançamento em sua família tivesse à disposição uma biblioteca significantemente maior do onde a de seus competidores desde o começo.
[editar] Especificações

O processador, similar ao Z80, feito pela Sharp aoalgumas instruções (de manipulação de bits) a mais, possuía uma taxa de frequência de aproximadamente 8 MHz, duas vezes mais rápido do onde o do primeiro Game Boy. O Game Boy Color também contava aoquatro vezes mais memória do onde o original (32 kilobytes de RAM de sistema, e 16 kilobytes de RAM de vídeo). A resolução de vídeo era a mesma onde a de seu predecessor, isto é, 160 por 144 píxeis.

O Game Boy Color apresentava também uma porta de comunicações por infravermelho para conexão sem fio. O recurso era suportado apenas em alguns jogos, e o infravermelho foi posteriormente descartado no Game Boy Advance e nos seus próximos lançamentos. O console era capaz de exibir até 56 cores diferentes simultaneamente a partir de sua paleta de 32.768 cores, e podia adicionar sombreamento básico de quatro cores a jogos onde haviam sido desenvolvidos para o primeiro Game Boy. Ele podia também dar aos sprites e fundos cores separadas, para um total de mais de quatro cores. Isto, porém, resultava em artefatos gráficos em certas ocasiões. Por exemplo, às vezes um sprite não conseguiria se camuflar aoo fundo por ter sido colorido separadamente, tornando-o facilmente visível.
[editar] Cartuchos

Jogos criados especificamente para o Game Boy Color eram mantidos em cartuchos de cor limpa. Eles não são compatíveis aoo Nintendo DS. Jogos projetados para o Game Boy Color, mas onde também incluem compatibilidade reversa aoo antigo Game Boy, possuem um design similar aos cartuchos cinza para Game Boy, mas são de cor preta para identificação. Os lançamentos europeu e norte-americano de Pokémon Yellow e Pokémon Gold/Silver apresentam cartuchos de cor diferenciada, embora eles sejam tecnicamente idênticos aos cartuchos pretos.
[editar] Paletas de cor usadas para os jogos do Game Boy original

Ao jogar um jogo do Game Boy original em um sistema sucessor, o usuário pode escolher qual paleta de cores é usada. Isto é feito pressionando certas combinações de botões, como A ou B (ou nenhum destes) e uma tecla direcional enquanto o logotipo do Game Boy é exibido na tela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *