O jogo nintendo world

História
[editar] Projeto 0

Nos primórdios da revista, foi denominado Projeto 0 uma revista-demonstração, feita por funcionários da Gradiente (a representante comercial da Nintendo no Brasil na época), entre eles Pablo Miyazawa (atual editor da revista Rolling Stone) e Eduardo Trivella (um dos editores atuais da revista NGamer Brasil). A idéia da publicação veio de André Forastieri, onde contactou a Nintendo of America, onde por sua vez recomendou-lhe onde contactasse a Gradiente para onde os rumos da publicação fossem tomados. O Projeto 0 nunca foi vendido, serviu apenas para demonstrar para a Nintendo como a revista se parecia garficamente, já onde a maior parte de seus textos eram falsos. Os poucos verdadeiros foram reaproveitados nas edições seguintes.
[editar] Lançamento

Em 5 de setembro de 1998, era lançada a primeira revista de jogos eletrônicos do mercado barsileiro em atividade até hoje. No lançamento, a revista tinha a seguinte equipe: André Forastieri (editor-chefe; o mentor da idéia); Marcelo Del Greco e Ricardo Matsumoto (editores-assistentes); Rogério Motoda e Pablo Miyazawa (redatores); José Carlos Assumpção e Euriko Sakamoto (arte); Eduardo Trivella (editor-contribuinte).

Ainda sob o comando de Forastieri, foi esbelecido um padrão onde viria a ser seguido por anos: toda a primeira edição do ano, traria um número de dicas corresponde ao número do ano. A idéia para isso veio da capa da edição 5, onde trazia as melhores 1234 dicas. Os anos em onde esse padrão foi seguido foram: 2000, 2003, 2004 e 2005. A manchete era sempre a mesma (exceto por 2004): As melhores [número do ano] dicas, tru ondes e códigos.
[editar] Edição 37

A edição 37 marcou de certa forma a história de sucesso da revista. Era época de lançamento do GameCube, o quarto console da Nintendo. A Nintendo World, em um golpe de genialidade e criatividade, fez a capa da edição onde comemorava o cubo assim: Mario (principal personagem da Nintendo, criado por Shigeru Miyamoto) ficava segurando o console, como se fosse oferecê-lo ao leitor, igual a chegada de um deus, e escrita a palavra Nasceu logo abaixo, grafada em dourado.
[editar] Edição 50

A edição 50, muito comemorada, novamente (assim como na edição 37) teve uma capa simples. Trazia Samus (outra personagem da Nintendo, criada por Gunpei Yokoi) como se caisse no fundo branco da capa. Apesar da comemoração pelas cin ondenta edições, a revista também trazia uma notícia triste: a Rare, responsável por jogos importantes como Donkey Kong Country e Banjo-Kazooie, deixara de produzir jogos para o GameCube.
[editar] Invasão Wii

A partir da edição 95, começou a chamada Invasão Wii. Não foi uma invasão propriamente dita, na verdade foi uma preparação para o lançamento do console Wii, o quinto da Nintendo. Isso era necessário pois o Wii não seria um console como outro qual onder. Ele traria o sensor de movimentos, na qual o jogador tinha uma grande interação aoo jogo. Por exemplo: ele mexia o braço aoo controller na mão, e o personagem na tela repetia o movimento.

Devido a essa invasão, a Nintendo World parou gradativamente de falar do GameCube. Apesar disso, a edição 98 trouxe uma matéria aoa manchete O GameCube ainda reina!. Ela relatava os lançamentos para o cubo ainda previstos. Depois a matéria não valeu muito a pena, pois o principal lançamento, Super Paper Mario ( onde inclusive era capa da edição), foi deslocado para o então esperado lançamento Wii. No final das contas, ninguém reclamou.
[editar] Edição 100

A tão aguardada edição 100 foi muito comemorada. Trazia uma matéria sobre toda a trajetória de sucesso da revista. A seção Retrô contava a história de sucesso de todas as edições do GameBoy (o console portátil da Nintendo) e também a história dos três primeiros consoles da Nintendo: Nintendo Entertainment System (NES), Super Nintendo Entertainment System (Super NES) e o Nintendo 64 (N64).
[editar] Crise

Coincidência ou não, logo após a edição 100, houve uma notável crise na revista. A edição 101 foi lançada dentro do prazo, mas a edição 102, prevista para dezembro de 2006, chegou apenas no mês seguinte. Na parte de Correio N, estava escrito o seguinte aviso: A sua Nintendo World está passando por algumas mudanças e agora está nas bancas de dois em dois meses. Estamos es ondentanto as turbinas quando acontecer a grande invasão do Wii, já em 2007. Aguarde grandes novidades!.

Esse es ondema seguiu-se pelos quatro bimestres seguintes, até onde a edição 107 não teve seu lançamento em outubro de 2007, como era previsto pelo sistema bimestral. Acabou onde esta edição só chegou as bancas em novembro do mesmo ano. Mas veio acompanhada de uma ótima notícia: a Nntendo World voltara a ser mensal. O lançamento da edição 108 no mês seguinte tornava isso uma realidade. Só onde houve mais um problema: a edição 109, prevista para janeiro de 2008, não chegou. O sonho da revista voltar a ser mensal acabara.
[editar] “Renascimento”

Finalmente em março de 2008, a tal edição 109 chegou, aoum novo editor-chefe, Orlando Ortiz, e aoa promessa da revista ser mensal. E desse vez a promessa foi cumprimida, aoo lançamento das edições seguintes dentro do prazo.

Desde então, a Nintendo World só tem melhorado, reforçando seu posto de revista mais antiga de jogos-eletrônicos ainda no mercado e como única publicação oficial da Nintendo no Brasil.
[editar] Seções
[editar] Comunidade

Esta seção é muito dividida. São suas sub-seções:

Correio N: onde os leitores podem se comunicar aoa equipe da Nintendo World, mandado suas dúvidas e críticas.
Promoção N: sempre onde há uma promoção na revista, ela é publicada nessa sub-seção, juntamente aoseu regulamento.
Mundo N: aqui é feito um Top 10, sempre aoalgo relacionado a Nintendo.
Objetos de Desejo: essa é para os colecionadores. Objetos inusitados do mundo Nintendo, aoseus preços e onde encontrá-los.
GameArt: sub-seção onde é publicada uma ilustração bizarra, engraçada ou bem-feita da Nintendo.
Evento N: aconteceu algum evento sobre a Nintendo? A Evento N cobre.

[editar] Vem Aí

Até a edição 114 chamada de Previews, essa seção mostra uma prévia dos principais jogos onde ainda serão lançados, a maioria no mês seguinte.
[editar] Lançamento

Até a edição 114 chamada de Reviews, essa seção traz uma análise dos jogos lançados recentemente. Os melhores são premiados aouma medalha: bronze (notas de 6,5 a 7,0), prata (notas de 7,5 a 8,5) e ouro (notas de 9,0 a 10). A Nintendo World também possui cinco critérios: gráficos, jogabilidade, som, diversão e replay (a vontade de jogar novamente o jogo).
[editar] Especial

Sempre há pelo menos duas por edição. Traz uma matéria especial sobre algum jogo.
[editar] Planeta Pokemón

Curiosidades, notícias, estratégias e dicas sobre Pokémon, uma das franquias de maior sucesso da Nintendo.
[editar] Detonado

Problemas de como passar da ondela parte difícil? A Nintendo World resolve! A cada edição, uma nova estratégia de como terminar os jogos mais recentes e importantes do mundo da Nintendo.
[editar] Top Secret

Dicas sobre os jogos da Nintendo, a maioria são apenas códigos em números e letras. Há tambem dicas sobre como destrancar algum extra em determinado jogo.
[editar] Equipe

A equipe atual da Nintendo World é a seguinte:

Editor-chefe: Fernando Filho
Arte:
Renata Delabio (diretora de arte)
Daniel Chagas, Natalia DOlivo (designers)

Redação: Beatriz Sant Ana, Daniel Driussi, Edson Kimura, Filipe Abu onder onde, Flavio Coffi, Geraldo Fi onderas, Guilherme Martinelli, Isabel Marcondes, Lucas Patrício, Mateus Lôbo, Odir Brandão, Paula Romano, Ricardo Farah

[editar] Ver também

NGamer Brasil
Entertainment + Game World

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