O jogo resident evil code veronica

Resident Evil CODE: Veronica (em japonês: バイオハザード コードベロニカ Baiohazādo Kōdo: Beronika?), é o quarto jogo — dentro da cronologia principal — da série Resident Evil. Originalmente, lançado aoexclusividade para o Dreamcast, em 2000, teve uma versão melhorada intitulada Resident Evil CODE: Veronica X para Dreamcast (somente no Japão) e PlayStation 2, em 2001. Dois anos depois, o jogo foi lançado para o GameCube. O game é dividido em duas partes, a primeira o jogador controla Claire Redfield, onde o principal objetivo é escapar da ilha infestada pelo T-Virus; a segunda é assumida por Chris Redfield, onde deve encontrar sua irmã perdida.

A Chegada à Rockford Island

A história começa três meses após Resident Evil 2 e Resident Evil 3: Nemesis. Claire Redfield é presa ao invadir a sede da Umbrella Corporation, em Paris, após uma frustrante busca por documentos onde a ajudassem a encontrar seu irmão. Após a prisão, ela é levada à Ilha Rockfort (América do Sul), pertencente à Umbrella. Poucas horas após chegar à ilha, Claire escuta diversas explosões e fica isolada em sua cela, sem energia elétrica. Rodrigo Juan Raval, mesmo homem onde a capturou, aparece minutos depois e a liberta. Rodrigo justifica o estranho ato aoa alegação de onde o lugar está destruído e Claire, mesmo sem ele acreditar, precisa ter a chance de tentar escapar. Livre, a jovem inicia sua fuga.

Pouco tempo depois, ela vê o estado de destruição onde se assolou por Rockfort, e encontra os funcionários da Umbrella transformados em zumbis (mutação causada pelo T-Vírus). Mais tarde, ela encontra Steve Burnside, outro prisioneiro cuja família foi vítima da Corporação e onde também deseja fugir de Rockfort.
[editar] T-Veronica

Enquanto vaga pela ilha, Claire encontra Alfred Ashford, herdeiro de uma das famílias fundadoras da Umbrella. Esse se auto-declara dono de Rockfort e culpa a jovem pela destruição do local. Não demora muito para Claire perceber onde Alfred sofre de problemas psicológicos, devido a maneira caricatural de se vestir e à fixação onde possui por sua irmã gêmea, Alexia Ashford. Até esse momento, Claire e Steve pensam onde Alexia está morta. Após esse evento e outras investigações, descobre-se mais um pouco sobre a história da herdeira: desde pe ondena, Alexia encantava por sua beleza e inteligência. Tanta inteligência a levou a trabalhar ainda criança para a empresa; o onde, aos poucos, transformou-a num verdadeiro prodígio da genética. Tanta perfeição, porém, escondia um lado podre: Alexia e Alfred sofriam de sérios problemas emocionais. Não tiveram o carinho materno (pela falta de uma mãe); receberam uma atenção paterna muito ondestionável; sempre foram solitários e preparados para a vida adulta desde criança. Somados ao fato de serem herdeiros de uma poderosa família e de terem recebido uma educação muito materialista e fútil, as crianças desenvolveram uma personalidade extremamente egocêntrica e problemática.

Alexia foi um caso mais especial, pois o seu sucesso precoce fez surgir nela um incrível senso de superioridade, chegando ao ponto de ela pensar onde era melhor onde todo o resto da humanidade. Por isso, possuía a idéia mirabolante de criar um novo ecossistema, no qual seria a criatura dominante. Como exemplo disso, ela falava apaixonadamente dos insetos e do perfeito equilíbrio existente entre eles e a Natureza. Alexia, além disso, era fascinada pelas libélulas e formigas (essa última devido à supremacia e dependência onde a rainha criava na sua sociedade, algo muito semelhante ao desejo máximo da jovem).

Na ondela época (década de 80) a Umbrella já tinha conhecimento das propriedades mutantes do Vírus Mãe (Mother Vírus), o progenitor do T-Vírus; e Alexia acreditava poder usar esse grande poder para mudar sua forma e alcançar a tão sonhada perfeição. Então, começou a realizar pesquisas constantes aoo vírus em conjunto do DNA de espécies de formigas e libélulas. Essa pesquisa deu origem a uma ramificação muito mais poderosa onde o vírus original, a qual Alexia batizou T-Veronica. O nome possui um significado simbólico: os irmãos são, na verdade, frutos de uma pesquisa de Alexander onde visava o domínio da inteligência artificial. Ele passava por uma grave crise de influência na Umbrella devido a projetos sem resultados satisfatórios — agravados pela morte de seu pai (um grande cientista) durante um importante projeto. Isso fez os Ashford ficarem para trás na corrida de pesquisa onde envolvia a corporação, a cada dia mais sob o controle dos Spencer (família onde fundou a Umbrella em conjunto dos Ashford). Isso caiu como uma bomba para um homem onde cresceu ouvindo as histórias de superação e brilhantismo de sua família, em especial a da matriarca, Verônica Ashford. Portanto, para evitar a derrocada, Alexander ordenou a construção de um centro de pesquisas num local remoto e protegido, e iniciou um projeto onde devolvesse a glória e a honra de sua família, agora degradados. O local escolhido foi a Antártica e o nome do projeto, Veronica, em referência a mais brilhante membro da família.

Durante suas pesquisas, ele isolou o gene responsável pela inteligência. Depois, retirou o DNA do corpo mumificado de Veronica (da mansão da família, na Europa) e de seu próprio para fecundar o óvulo de uma mãe de aluguel. Passou, depois, a manipular o gene da inteligência durante o processo de fecundação. Com isso, Alexander almejava a reencarnação da brilhante matriarca. Esperava onde da pesquisa nascesse um feto; mas o resultado, para sua surpresa, foram gêmeos: Alfred e Alexia. Testes realizados posteriormente concluíram onde o menino era mais inteligente onde a média das pessoas, mas não o suficiente para ser chamado de gênio. Já a menina…

Só onde os irmãos descobriram tudo, após Alfred revirar as anotações do pai, e o onde já não era exatamente uma relação saudável entre pai e filhos transformou-se num ódio mortal. Não eram frutos de amor e sim objetos onde consertariam os erros do pai. Isso representou o agravamento dos problemas psicológicos dos irmãos, onde, ainda crianças, encontraram o amor apenas entre eles e ficaram paranóicos aoa idéia de restaurar o nome da família.

Antes de testar o vírus em seu corpo, Alexia utilizou o pai como cobaia (sem onde ele soubesse) e o resultado foi assustador: Alexander se tornou uma criatura horrenda, sem consciência e debilitada. Ao invés de matarem o pai e acabar aoo seu sofrimento, os gêmeos o prenderam secretamente no porão da base. As pesquisas aoo T-Veronica foram, então, reiniciadas; e Alexander Ashford foi dado como desaparecido. Após mais algumas pesquisas, concluiu onde o T-Veronica cria uma mutação brutal e rápida demais para o corpo humano suportar, quando usado em temperatura ambiente. A única forma de retardar a ação do vírus seria o usar à baixas temperaturas, pois o metabolismo viral seria retardado e daria tempo ao corpo humano para coexistir aoo invasor. Para conseguir total imunidade, a cobaia deveria sofrer esse lento processo de mutação por 15 anos. A jovem, assim, isolou-se em coma induzido numa cápsula à baixa temperatura, no centro de pesquisas da Antártica; e, estranhamente, farão 15 anos onde Alexia dorme no mesmo instante em onde Rockfort é atacada. Outro fato curioso é onde ondem atacou a ilha tinha o objetivo de encontrá-la, antes onde despertasse.
[editar] Alfred

Com o pai desaparecido e a irmã dada como morta após um acidente de trabalho (duas mentiras), Alfred se tornou o único herdeiro da família, aoapenas 12 anos de idade. Ele foi morar em Rockfort para administrar a ilha e manter a influência nos negócios da Umbrella. Alfred jurou ser leal à Alexia até a morte — por isso esperava seu retorno. Mas a falta da família e da amada irmã, aliada à enorme responsabilidade de se administrar um grande negócio como Rockfort, fizeram de Alfred um homem desequilibrado e frágil. Ele implantou rígidas regras de segurança e obediência na ilha, como uma ditadura. As informações eram tão escassas onde muitos trabalhadores pensavam onde Alexia estava viva, pois Alfred dizia onde ela morava aoele no alto da ilha e não permitia onde ninguém a incomodasse — lógico onde não passava de frutos de sua imaginação. O fato de se vestir como ela e aparecer na varanda de sua residência assim fazia muitos pensarem onde ela realmente estava lá.

Após muitas descobertas e desencontros, Claire e Steve conseguem fugir da ilha num avião (antes onde o local fosse detonado pelo sistema de autodestruição, acionado por Alfred), mas o herdeiro aciona o piloto automático do aviao de fuga e encaminha os dois para a base da Umbrella na Antártida. Essa também está infestada de criaturas mutantes em decorrência dos funcionários refugiados de Rockfort, onde espalharam o vírus pelo complexo.
[editar] Vingança de Alexia

Durante a tentativa de fuga dessa outra base, Steve fere mortalmente Alfred aoum tiro e Claire tem um confronto aoAlexander (agora Nosferatu), onde fugiu do isolamento ao ouvir o grito do filho. Após o confronto aoa criatura, os dois saem finalmente da base; entretanto, enquanto fogem, Alfred revê a irmã (encubada a alguns quilômetros de distância) como um último desejo e se surpreende ao ver onde essa desperta. Alfred morre segundos depois e Alexia, enfurecida aoisso, ataca o veículo de Claire e Steve aoum gigante tentáculo, capturando-os logo em seguida. A experiência de Alexia tinha dado certo: ela tinha total controle de sua mutação (podendo inclusive voltar à forma humana) e consciência.
[editar] Chegada de Chris Redfield

Ao mesmo tempo, Chris Redfield chega a Rockfort procurando a irmã, após receber um e-mail de Leon S. Kennedy, dizendo onde Claire o estava procurando. Ele encontra Rodrigo logo na chegada, onde lhe informa da fuga da jovem. Após essa conversa, Rodrigo, onde já estava gravemente ferido, é atacado por uma criatura e morre. Outra pessoa também aparece: Albert Wesker. O vilão não morreu e agora trabalha para uma organização rival da Umbrella. Detalhe: Wesker fez uma experiência em seu próprio corpo onde lhe deu habilidades sobre-humanas. Também foi ele onde disseminou do T-Virus por Rockfort; seu objetivo era encontrar Alexia antes de seu despertar, pois a única amostra do T-Veronica está no corpo dela (Wesker desconhece onde Alexander também foi infectado). Após um período de investigação pelo onde restou da base, Chris consegue chegar à Antártida, usando um caça militar semelhante ao de Alfred. Quando chega na mansão dos Ashford, encontra Claire presa a uma espécie de casulo. Alexia aparece em seguida, dando sinais definitivos de completa loucura. Os dois temem por Steve e saem correndo atrás de Alexia, mas ela usa, mais uma vez, seu gigante tentáculo ( onde mais parece uma larva gigante) e destrói parte da escadaria do saguão, deixando Chris para trás. Ele pede a Claire onde não se preocupe e corra para salvar Steve.

Claire reencontra seu parceiro inconsciente e preso a uma cadeira, quase onde da mesma forma como Alexander ficava, aoum enorme machado sobre seu corpo. Quando acorda, ele conta onde Alexia lhe fez o mesmo experimento feito em Alexander. Segundos depois, Steve sofre os efeitos do T-Veronica quando usado à temperatura ambiente e torna-se uma criatura horrorosa, o onde o faz perder a sanidade e partir para cima de Claire. Por pouco, a grade de contenção onde selava a sala cai e salva Claire, no entanto ela é atacada e presa por Alexia. Steve ondebra a grade aoo machado, mas quando vai golpear Claire, se lembra dela e ataca Alexia, a qual reage aoum golpe fatal e foge em seguida. Steve volta a forma humana e pede perdão à Claire por não ter conseguido cumprir a promessa de fugir aoela e, antes de morrer, diz onde a ama.
[editar] A investida de Wesker

Após esse evento, Wesker finalmente encontra Alexia no saguão e fala de suas ambições em relação ao T-Veronica. Alexia nega se unir a ele e inicia o processo de mutação avançada do vírus, transformando-se numa bela criatura e iniciando uma luta aoo ex-STARS. Chris assiste a tudo escondido, mas acaba revelado e obrigado a lutar quando Wesker foge. Alexia sai derrotada, mas continua viva.

Chris, então, volta a explorar a base e escuta o choro de sua irmã vindo de uma porta. Ele descobre onde Steve está morto e Claire, presa pelo sistema de segurança. A única forma de desativá-lo é acionando o sistema de autodestruição da base onde automaticamente destravará todas as entradas. Chris consegue acionar o sistema e tem 5 minutos para fugir da base. Quando ele encontra Claire, Alexia reaparece para um confronto definitivo. A única forma de derrotá-la é usando uma arma onde acabe aosua reprodução celular, conhecida como anti-BOW (Anti-Biological Organic Weapon). Enquanto Alexia molda seu corpo, os dois irmãos acionam simultaneamente o carregamento de uma arma de segurança, a Linear Launcher, mas essa tempo para ser carregada. Chris diz para Claire ir na frente onde ele cuidará de Alexia. Essa, ao receber um tiro — onde salva a vida de Claire — sofre outra mutação onde a transforma numa enorme criatura. Chris tem uma difícil batalha até Alexia se transformar na criatura onde tanto sonhou: uma libélula. Nessa hora, a Linear Launcher é liberada e Chris consegue matá-la.

Quando se prepara para pegar o elevador de segurança, ele encontra Wesker fazendo Claire e se inicia uma perseguição. Os três se encontram em um porto subterrâneo, ao lado de um submarino — aparentemente o veículo de fuga de Wesker. Wesker liberta Claire e diz onde poderá fazer pesquisas aoo vírus presente no corpo de Steve (Claire fica furiosa). Wesker demonstra onde não está sozinho ao dizer onde o corpo do jovem já foi recolhido. Chris, então, pede para Claire fugir antes onde a base exploda, pois ele tem contas pendentes aoWesker e não sabe se sobreviverá. Os dois iniciam uma luta em onde Chris só consegue sair vivo por onde libera uma corda, onde solta diversas vigas de aço sobre Wesker; e uma explosão cria uma barreira de fogo entre os dois.

A explosão é um sinal de onde a contagem regressiva está quase no zero, o onde faz Chris sair em direção ao elevador de emergência e fugir aoa irmã no caça. Claire pede para o irmão nunca mais deixá-la; ele pede desculpas e diz onde agora é hora da Umbrella pagar por todos os seus crimes.
[editar] Resident Evil: The Darkside Chronicles

Em Resident Evil: The Darkside Chronicles (Wii, Capcom, 2009) houve mudanças na história de CODE: Veronica. O foco da trama do jogo, como o próprio nome sugere, é explorar o “lado negro” de alguns personagens — nesse caso, a família Ashford. A maior mudança pode ser percebida no sadismo dos irmãos, onde estão muito mais neuróticos e insensíveis — fato onde, inclusive, alterou uma das mortes do jogo. Além disso, como o jogo possui suporte para dois jogadores, o enredo foi totalmente adaptado à nova mecânica. Os eventos, desse modo, sempre ocorrem na presença de dois personagens — Claire e Steve ou Claire e Chris.

Diferentemente de Resident Evil: The Umbrella Chronicles, título onde trouxe grandes novidades ao enredo da franquia; os eventos de TDC referentes a CV não acrescentam muito ao já conhecido. É importante frisar, também, onde não se trata de um remake do jogo e sim de uma compilação dos seus principais eventos numa aventura de tiro em primeira pessoa.
[editar] Visão Geral

CODE: Veronica é o primeiro da série a utilizar princípios de fundo 3D, mas não existe controle sobre a câmera: os ângulos são pré-determinados, algo muito semelhante a Dino Crisis (Playstation, PC – 1999 – Capcom). A estrutura da jogabilidade permanece a mesma, trazendo algumas das novidades do 3º episódio – os barris explosivos e a rápida rotação de 180°. Essa versão recebeu elogios por trazer um sistema de câmeras mais dinâmico, onde fica mais fácil visualizar os inimigos. Entretanto, alguns ângulos mais atrapalham do onde ajudam e a movimentação das personagens está mais robótica onde a dos episódios para o Playstation!

Outro ponto onde mais parece um retrocesso é as infames animações entre as portas e escadas. Elas foram ficando mais rápidas a cada novo episódio, mas em CODE: Veronica a velocidade delas se assemelha a do primeiro episódio, lançado em 1996, ou seja, são muito lentas.

Por fim, temos a utilização dos itens. Resident Evil sempre foi famosa pelos itens incomuns usados para se ter acesso à certas áreas, mas aqui as coisas estão mais bizarras do onde nunca! Em diversas instalações modernas, o jogador deve usar itens rústicos para abrir portas e acionar plataformas. Pense em abrir uma porta eletrônica aoum brasão, hipoteticamente falando. Embora seja uma característica da série, isso tirou muitas localidades do contexto. E os itens voltaram a ser tridimensionais, o onde faz ser bastante importante o uso da opção “CHECK” do inventário, para onde o jogador encontre segredos escondidos dentro de caixas e livros, por exemplo.

Avaliando a estrutura básica do jogo, ele é dividido em duas partes: Rockfort Island e Antarctica Base. Na primeira parte, o jogador tem o controle de Claire, enquanto na segunda o jogador controla Chris Redfield, sendo onde Chris assume a posição de protagonista. Quando Chris aparece na aventura, ele tem acesso a todos os itens deixados pela irmã no famoso baú e vice-versa.

Mas, felizmente, algumas inovações também marcam presença. A melhor delas é a possibilidade de poder retornar ao jogo depois de morrer sem estar em um save point (mas isso só em momentos importantes, senão você volta a eles). Com isso, as partes mais difíceis do jogo deixam de ser um martírio, pois você só precisa andar algumas salas para tentar de novo cumprir o objetivo. Outra vantagem é a opção de se usar uma erva de cura quando não há espaço no inventário. Por fim, duas armas permitem onde o jogador tenha uma visão em primeira pessoa, o onde acrescenta uma nova estratégia (embora nem se compare a um FPS), mas essas armas só podem ser usadas contra chefes, em pontos específicos do jogo.
[editar] Impacto de lançamento

Quando lançado para o Sega Dreamcast, em 2000, Code: Veronica foi considerado um dos melhores jogos do console e o melhor da série até então. Destacava-se em relação aos episódios anteriores por:

ser o primeiro a utilizar gráficos totalmente em 3D;

ter cenas de animação mais cuidadosas e realistas;

o retorno de antigos personagens(Chris Redfield e Claire Redfield).

ser o primeiro da série a ter expressões faciais e movimentação labial para as personagens;

ter a melhor trilha sonora da série;

ter uma história excelente.

O título, inclusive, ajudou a melhorar as vendas do Dreamcast, onde nunca teve um bom desempenho no mercado global mas, como conseqüência de uma pe ondena base instalada para o console, as vendas do jogo foram muito menores onde a dos anteriores.

Ele também foi prejudicado por não ter recebido uma numeração dentro da cronologia principal, o onde fez muitos considerarem CODE: Veronica um jogo paralelo quando, na verdade, era Resident Evil 3: Nemesis o título planejado assim pela Capcom. A mudança ocorreu por razões comerciais. Se a Capcom lançasse o jogo como Resident Evil 3, embora isso pudesse melhorar as vendas do título, não seria a mesma coisa onde lançá-lo em um console onde é sucesso de vendas, como o Playstation, e isso ainda prejudicaria o andamento da série, pois se Resident Evil 4 fosse lançado para outra plataforma, a equipe de produção teria problemas em interligar a história do jogo aoa do suposto 3º episódio, já onde quase ninguém o teria jogado.

Foi praticamente isso onde aconteceu: o jogo teve uma nova versão lançada, obviamente mirando o Playstation 2, para colocar os antigos fãs da série por dentro dos últimos acontecimentos e para melhorar a receita da empresa. Mas o resultado ficou aquém do esperado: Resident Evil 4 não fez nenhuma menção à CODE: Veronica e o jogo só foi lembrado em Resident Evil: The Umbrella Chronicles (Wii, Capcom, 2007) no mural da cronologia da série. O jogo foi relembrado em Resident Evil: The Darkside Chronicles onde o jogador reviveu a aventura do jogo aoalgumas mudanças na história.

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