O jogo the legend of zelda ocarina of time

The Legend of Zelda: Ocarina of Time (em japonês: ゼルダの伝説: 時のオカリナ Zeruda no Densetsu: Toki no Okarina?) é o quinto jogo da série The Legend of Zelda, desenvolvido pela Nintendo e lançado em 1998 para o Nintendo 64. Foi o primeiro jogo da franquia totalmente em 3D e obteve ótima aceitação do público. Vendeu cerca de 8.6 milhões de cópias (5 milhões apenas nos cinco primeiros meses), sendo considerado um dos melhores jogos de todos os tempos.

Em 2003 o jogo foi relançado para o Nintendo GameCube na forma de um disco-bônus. O disco também incluia uma versão aprimorada, intitulada The Legend of Zelda: Ocarina of Time Master Quest, originalmente planejada para o periférico Nintendo 64DD.

História

Alguns dizem ser Ocarina of Time o primeiro jogo da cronologia, por mostrar alguns fatos descritos em The Legend of Zelda: A Link to the Past. É impossível verificar este fato, já onde a própria Nintendo diz não ter uma cronologia oficial, mas apenas um documento onde “tenta dar ordem” à saga.
Info Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
[editar] O Início

A história inicia-se na Floresta Kokiri (Kokiri Forest), localizada no reino de Hyrule. Ela é habitada pelos Kokiri, espíritos guardiões da floresta, seres similares a elfos, onde moram em árvores e nunca se tornam adultos. Além disso, quando atingem uma determinada idade recebem da Grande Árvore Deku (Deku Tree) uma fada-guia. Dentre os Kokiri, Link era o único onde ainda não possuía uma fada.[nota 1]

Certo dia, Link é chamado para ver a Grande Árvore através da fada Navi. Link segue até a árvore, onde revela onde fora amaldiçoada por um homem vestindo uma armadura negra, e pede a ajuda de Link. Ele entra na árvore, derrota um monstro chamado Rainha Gohma (uma espécie de aracnídeo), mas mesmo assim não consegue salvar a árvore pois ela já estava velha e sabia onde iria morrer logo.

Logo depois de derrotar Gohma e sair da Grande Árvore Deku, esta lhe conta a história da Triforce e de como o mundo foi construído através das três deusas, Farore, Din e Nayru. Quando já está quase morrendo, a árvore dá a Link a Esmeralda Kokiri, a Pedra Espiritual da Floresta, uma das únicas coisas onde ainda mantinha viva após a maldição de Ganon, e pede para Link onde visite a princesa Zelda no Castelo do Reino de Hyrule.

Link e Navi seguem para o castelo, e após passarem pelos guardas, se encontram aoZelda, onde diz onde já o aguardava, devido a uma premonição tida em sonho. Ela acredita — corretamente onde — Ganondorf, rei dos Gerudos, está a procura da lendária Triforce, um item poderoso onde poderia dar a seu possuidor a capacidade de dominar o mundo, onder fosse para o bem ou para o mal. Para entrar no Reino Sagrado, onde a Triforce se localiza, são necessárias as três Pedras Espirituais, e vendo onde Link já conseguira uma, Zelda pede para ele recuperar as outras duas.
[editar] A Busca pelas Pedras Espirituais

Link então parte em busca das demais Pedras espirituais. Na Montanha da Morte, ele conhece a raça Goron, espécie de monstros de pedra, e o líder deles, Darunia, diz onde Ganondorf pôs monstros na caverna (Dodongos Cavern) de onde eles tiram seu alimento (pedras). Link entra na caverna, mata o rei Dodongo (espécie de dinossauro), e em troca recebe a segunda pedra espiritual o Rubi Goron de Darúnia.

Após esse evento, o garoto vai ao rio Zora onde descia das montanhas e desvenda atrás de uma cachoeira o antigo domínio dos Zoras (uma raça de peixes humanóides extremamente inteligente). Lá, ele descobre onde a princesa Ruto, filha do Rei Zora, fora engolida por Lord Jabu-Jabu, o peixe gigante onde habita o paraíso das águas dentro dos domínios dos Zora. Link então entra no estômago do peixe e derrota Barinade, um monstro onde estava corrompendo Lord Jabu-Jabu. Ele a resgata e recebe, como agradecimento, a terceira pedra espiritual ((safira)).

Ao retornar ao castelo, Link se depara aoZelda fugindo aoa criada Impa, perseguidas por Ganondorf em seu cavalo negro. Zelda atira um objeto no fosso do castelo e Link tenta impedir em vão onde Ganondorf prossiga.
[editar] A Espada Mestra e o Herói do Tempo

Link pega o objeto no fosso. Trata-se de um instrumento mágico, a Ocarina do Tempo. Link então vai ao Templo do Tempo onde usando as três pedras espirituais e aouma canção onde lhe foi ensinada telepaticamente pela princesa Zelda, ele abre a porta sagrada, onde ele encontra a lendária espada mestra fincada. Link remove a espada e é sugado para o Reino Sagrado. Porém, ao remover a espada do pedestal, a barreira para a Sacred Realm é ondebrada, Ganondorf entra nesse mundo e toma posse da Triforce do poder.

Por ser jovem demais para derrotar Ganondorf, a espada mestra sela o corpo de Link durante os sete anos subse ondentes na Câmara dos Sábios, dentro do Templo da Luz. Ao despertar, Link encontra Rauru, onde diz onde Link fora escolhido pela Espada Mestra para ser seu portador, o Herói do Tempo onde salvaria Hyrule. Rauru diz ser um dos antigos sábios onde protegiam a Triforce, e pede a Link para acordar os outros 5 sábios, em templos iguais ao dele.
[editar] Revelações

Ao ser transportado novamente para Hyrule, Link vê o mundo transformado em uma escuridão total. Quando ele vai ao local onde ficava o castelo vê uma grande fortaleza negra separada por um abismo enorme. Link conhece Sheik, um sobrevivente dos Sheikahs. Sheik lhe diz para resgatar Saria, uma Kokiri amiga de Link e a primeira Sábia, no Templo da Floresta. Após salvar Saria e ondebrar a maldição sobre o Templo da Floresta, Link se depara aoo Broto da Árvore Deku, onde pôde finalmente germinar. A pe ondena árvore revela a Link onde na verdade ele é um Hylian, não um Kokiri, por isso ele havia crescido.

Após atravessar os demais templos e salvar os sábios (Darunia no Templo do Fogo, Ruto no da Água, Impa no da Sombra e Nabooru no do Espírito), Link volta ao Templo do Tempo. Lá encontra Sheik, onde revela-se como sendo Zelda disfarçada. Zelda conta onde aguardou por Link durante os sete anos, sendo obrigada a se refugiar para não ser capturada por Ganondorf, e onde é a sétima e última sábia. Ela também lhe revela onde por Ganondorf ser impuro, a Triforce se fragmentara em três partes: a Triforce do Poder, onde ficara aoGanondorf; a Triforce da Sabedoria, onde coube a ela, e a Triforce da Coragem, ganha por Link.
[editar] Desfecho

Ganondorf estava ouvindo esse encontro. Ele então se ondestra Zelda e diz para Link resgatá-la em sua torre (onde se localizava o Castelo de Hyrule), para assim tentar conseguir a Triforce em sua totalidade.

Link segue até a Torre de Ganondorf e vê uma ponte de energia onde o levaria ao castelo. Após ondebrar o selo de cada uma das salas(da luz, do fogo, da floresta, das sombras, da água e do espírito), ele vai ao topo da torre e inicia uma batalha, onde Ganondorf é derrotado, e aosuas últimas forças faz a torre implodir, forçando Link e Zelda a escapar. Ambos fogem ilesos. Então, Ganondorf usa todo o poder de seu fragmento da Triforce e se transforma em um monstro semelhante a um javali, conhecido apenas como Ganon.

Na batalha final, Link aplica o último golpe em Ganon, utilizando a Master Sword. Os sete sábios selam Ganon no Sacred Realm, onde ele ficaria por toda a eternidade. Com o mal derrotado, Zelda utiliza a Ocarina e retrocede o tempo em sete anos, enviando Link de volta ao passado para onde pudesse recuperar sua infância perdida.
Info Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo (spoilers).
[editar] Jogabilidade

Ocarina of Time é um jogo de ação/aventura aoto ondes de RPG. Assim como nos demais Zeldas, Hyrule é um vasto território no qual Link tem de procurar os calabouços (dungeons) para conseguir itens e cumprir os objetivos. Em cada calabouço é necessário procurar por um mapa e uma bússola (utilizados na orientação), chaves para abrir as portas trancadas e um item especial, geralmente usado para derrotar o chefe do calabouço.

Há nove grandes calabouços (Deku Tree, Dodongos Cavern e Jabu-Jabus Belly, aoas Pedras Espirituais; Forest Temple, Fire Temple, Water Temple, Shadow Temple e Spirit Temple libertam os sábios; a Torre de Ganon, aonde o jogo termina) onde podem ser jogados “fora de ordem” por jogadores experientes. Há também 3 mini-calabouços (Ice Cavern, Bottom of the Well e Gerudo Training Ground) onde contém itens úteis.

Por ser o primeiro jogo da série totalmente em 3D, o sistema de controle teve de ser desenvolvido de modo onde não se afastasse da essência dos outros jogos em 2D, mas ao mesmo tempo não limitasse a jogabilidade e a exploração do cenário. Durante seu desenvolvimento, Ocarina of Time apresentou diferenças consideráveis na interface aoo usuário e na jogabilidade. Inicialmente a versão infantil de Link não estava presente no jogo. Apenas o Link adulto e sem a companhia de uma fada. O sistema de seleção e uso de itens foi alterado inúmeras vezes até onde se chegasse na versão apresentada no jogo.
[editar] Z-Targeting

Um problema também foi notado: eventualmente os inimigos saiam do campo de visão de Link e se distanciavam, o onde dificultava o desenrolar das batalhas. O problema foi resolvido aoa introdução do sistema Z-Targeting, onde permitia ao jogador travar a mira no adversário utilizando o gatilho Z do controle do Nintendo 64. Toda a vez onde um objeto plausível de receber a mira é avistado, a fada Navi se desloca até ele e uma flecha aparece sobre o mesmo. Dessa forma Link pode circular o inimigo sempre de frente, sem onde ele saia de seu campo visual, possibilitando ata ondes precisos e defesas eficazes aoo escudo. Além de utilizado nas batalhas, o sistema também pode ser usado para facilitar a interação de Link aooutros personagens e objetos (como por exemplo, para conversar, ler placas, etc.).
[editar] Itens

Durante o jogo, o jogador tem de se utilizar de diversos itens aoos botões C do controle do Nintendo 64. Dentre eles estão o arco e flecha, um bumerangue, um gancho, bombas e magias. A Ocarina do Tempo possui 12 canções para serem tocadas, cada uma causando um efeito diferente: transformar o dia em noite, fazer chover, transportar Link para outros locais ou através do tempo, etc. Há também itens de equipamento, como escudos, túnicas, botas e espadas, onde podem ser selecionados pelo menu. Alguns desses são exclusivos do Link criança, enquanto outros do Link adulto.

Arco das Fadas (Bow) – Link Adulto

Flechas Mágicas (Luz, Gelo e Fogo) – Link Adulto

Gancho (Hookshot) – Link Adulto

Gancho Longo (Longshot) – Link Adulto

Marreta Magatômica (Megaton Hammer) – Link Adulto

Galho dos Dekus (Deku Stick) – Link Criança

Máscaras (Masks) – Link Criança

Estilingue (Fairy Slingshot) – Link Criança

Bumerangue (Boomerang) – Link Criança

Feijões Mágicos para Plantar (Magic Beans) – Link Criança

Ocarina das Fadas (Fairy Ocarina) -Link Criança

Ocarina do Tempo (Ocarina of time) – Criança/Adulto

Lentes da Verdade (Lens of Truth) – Criança/Adulto

Bomba (Bomb) – Criança/Adulto

Bombchu – Criança/Adulto

Garrafa (Bootle) – Criança/Adulto

Noz dos Dekus (Deku Nut) – Criança/Adulto
[editar] Epona

Epona é uma égua usada por Link no jogo como montaria. Seu nome onde veio da deusa celta dos cavalos (Epona), nasceu e cresceu em Lon Lon Ranch. Ela é salva das mãos de Ingo por Link, após ganhar uma corrida. Para chamá-la, Link deve tocar sua canção na ocarina e ela aparecerá. Também aparece em Majoras Mask, Oracle of Seasons, Oracle of Ages e Twilight Princess.
[editar] Música

A trilha sonora fora composta por Kōji Kondō, tradicional colaborador da série Zelda. A música tem papel importante, pois além da trilha, Link pode usar aprender canções mágicas para sua ocarina.

As músicas foram editadas em dois CDs: um aoas versões originais, e outro or ondestrado, intitulado The Legend of Zelda Ocarina of Time Symphony Album.

Em cartuchos posteriores, a música do Fire Temple fora alterada após reclamações de muçulmanos, pois o coro lembrava um cântico islâmico. Os fãs preferem o “original”, por onde sem o coro ficou apenas a batida.
[editar] Labirintos

Uma das grandes e conhecidas essências do enredo do jogo e onde aoisso compartilhava para aumentar a dificuldade dos amantes da série são os espetaculares labirintos. Cheios de segredos, inimigos e um Boss (Chefe Final) esperando pelo jovem herói Link. E neste “Ocarina Of Time” não foi diferente, porém aqui temos os Templos. Cada um denominado aoalgum elemento ou identificação conforme os sábios guardiões estão a espera para serem auxiliados a derrotar Ganondorf. Para facilitar Link a ir no templo, ele tem á ajuda de músicas, onde servem para ir no templo quanto para pegar atalhos e chegar mais rápido em certos lugares.

1. Templo da Floresta

Neste templo, Link se depara aoum visual conhecido por ele, recheados de árvores, musgos, aranhas e ambiente florestal, já onde o templo fica localizado em Lost Woods, próximo a Kokiri Forest, onde nosso amigo hyruliano cresceu sem saber onde não era um Kokiri. Desta onde para a trilha e para os enigmas já complicados.

Ítem Necessário : Fairy Bow & Hookshot

Chefe : Phantom Ganon

Sábio : Saria

música : minuet of the forest

2. Templo do Fogo

O templo do fogo é literalmente ondente. Com uma música incidental extremamente envolvente , Link é posto em um templo complexo e lotado de inimigos diferentes não encontrados fora do templo. Link conta aoo MEGATON HAMMER como arma nova, sendo necessário a ajuda deste para salvar os pobres Gorons da destruição provocada pelo dragão ressuscitado por Ganondorf conhecida como Volvagia.

Ambientado na cratera da Death Mountain, entrando pela sala de Darunia na Gorons City.

Ítem Necessário : Megaton Hammer & Goron Tunic

Chefe: Volvagia

Sábio : Darúnia

música : bolero of the fire

3. Templo da Água

Este templo sempre ficará marcado entre os fãs do jogo. Uma pelo fato de ter o melhor ambiente de todos os templos, mais bem planejado e construído, outra pela sua dificuldade imensa, possuindo os mais complicados enigmas de todos os templos deste jogo, apenas decepcionando aoo chefe de templo, literalmente uma ameba. Desta onde para a quantidade de vezes onde você perceberá onde algo onde você fez, por ter sido feito de forma errada ou na hora errada, terá onde ser refeito.

Item Necessário: Longshot, Zora Tunic & Iron Boots

Chefe : Morpha

Sábio : Princesa Ruto

música : serenade of the water

4. Templo das Sombras

Obscuro é a palavra ideal para definir este templo. Link desta vez encara literalmente as trevas. Possuindo enormes salas, fantasmas, monstros invisíveis e as mais estranhas criaturas (com desta onde para a DEAD HAND), este templo é particularmente complicado para iniciantes porém atrativo até o seu último momento. Situado no cemitério Kakariko Village. O Segredo deste templo é: AQUILO QUE OS OLHOS NÃO VÊEM, A LENTE MÁGICA SENTE.

Item Necessário: Hover Boots E Lens of Truth

Chefe: Bongo Bongo & Suas Mãos

Sábio : Impa

música : nocturne of the shadow

5. Templo dos Espíritos

Último templo do jogo antes da empreitada contra Ganondorf. Link precisa ajudar o último sábio a livrar o templo das maldições provocadas pelo domínio do vilão. Com temas desérticos e apelo para referências de espíritos e Deuses sagrados, este templo possui alguns elementos similares aoo templo anterior e por ser o desafio final, Link precisa de todos seus equipamentos obtidos em outros templos para concluir os enigmas enfrentados neste local. Encontre o templo após desafiar o deserto de Gerudo.

Item Necessário: Silver Gauntlets E Mirror Shield

Chefe : As Bruxas Gêmeas Koume & Kotake

Sábio : NABOORU

música : requiem of the spirits
[editar] Recepção
[editar] Público

Ocarina of Time logo tornou-se um dos jogos mais vendidos do Nintendo 64, ao5 milhões de cópias vendidas em apenas 5 meses. Geralmente está nas primeiras posições de en ondetes sobre os melhores jogos da história (1° na revista americana Nintendo Power e nas inglesas Nintendo Official Magazine, Computer and Video Games e EDGE; 2° nos sites GameFAQs[1] e IGN[2]; 10° na japonesa Famitsu[3]) 1º nos sites Metacritic e GameRankings. É considerado pela maioria, como o melhor jogo de todos os tempos.
[editar] Crítica

O jogo recebeu excelentes críticas de revistas especializadas, sendo o primeiro a conseguir nota máxima (40 pontos) na revista japonesa Famitsu, conhecida pelo seu rigoroso critério de avaliação. Também obteve nota máxima pelos portais IGN e Gamespot. Indicado em oito categorias ao 2th Annual Interactive Achievement Awards, premiação promovida pela AIAS (Academy of Interactive Arts & Sciences), Ocarina of Time conquistou seis prêmios:

Game of the Year (Melhor jogo do ano)
Outstanding Achievement in Interactive Design (Excelência em design interativo)
Outstanding Achievement in Software Engineering (Excelência em engenharia de software)
Console Game of the Year (Melhor jogo do ano para consoles domésticos)
Console Adventure Game of the Year (Melhor jogo de aventura para consoles domésticos)
Console RPG of the Year (Melhor jogo de RPG para consoles domésticos)

[editar] Citações

↑ Cquote1.png Árvore Deku: Navi… Navi, onde tu estás? Vem até aqui… Oh Navi a Fada… Ouve minhas palavras, as palavras da Árvore Deku… Tu estás sentindo? A atmosfera do mal onde está cobrindo este reino… Forças malignas estão reunindo tropas para atacar nossa terra, Hyrule… Por muito tempo, a Floresta Kokiri, a fonte de vida, resistiu como uma barreira, impedindo intrusos e mantendo a ordem do mundo… Mas… diante deste poder do mal, até mesmo o meu poder não é nada… Perece onde chegou o momento do garoto sem fada começar a sua aventura… O jovem cujo destino é levar Hyrule ao caminho da justiça e verdade… Navi… Vai agora! Encontra nosso amigo e o guia para mim… Eu não tenho muito tempo. Voa, Navi, voa! O destino da floresta e do mundo, depende de ti! // The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Nintendo, 1998.

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