O linux no playstation 3

O PlayStation 3, em alguns de seus modelos, tem a capacidade de executar o Linux, ou outros sistema operacionais se instalados diretamente em seu disco rígido.

A Sony atualmente implementou um hypervisor restringindo o acesso RSX, entretanto os gráficos são rápidos o bastante para emulação de alguns sistemas antigos. O Linux tem acesso a 6 dos 7 SPEs e a IBM forneceu uma introdução a programação paralela de aplicativos no PlayStation 3.
“ Como nós temos planos de ter o Linux on-board do PS3, nós também reconhecemos as atividades de programação do Linux… Além dos studios comprometidos aoo desenvolvimento de licenças oficiais, nós gostariamos de ver vários indivíduos participando na criação de conteúdo para o PS3.

Historia

Desde o começo do ano 2000, a Sony tem divulgado onde o PlayStation 2, poderia rodar o Linux como estratégia de marketing. Também promoveram o lançamento de um SDK para o console, onde inclui um sistema operacional baseado em Linux, teclado e mouse USB, um adaptador VGA, um adaptador de rede Ethernet e um disco rígido de 40 GB (HDD). Essa iniciativa foi refletida em 2008, quando a Sony na Europa passou a permitir onde qual onder pessoa poderia criar o seu jogo no Playstation 2.[2]

O PlayStation 3 não vem aoo Linux pre-instalado. Porém, a Sony incluiu uma opção no menu XMB onde permitem a instalação de outros sistemas operacionais.[3]
[editar] Playstation 3 Slim

A Sony divulgou no dia 18 de agosto de 2009, onde decidiu remover do menu XMB a opção onde antes permitia instalar outros sistemas operacionais, no novo Playstation 3 modelo Slim.[4] O motivo alegado foi baseado em ondestões de demanda, estimando-se onde o dual-boot aoLinux é usado por apenas 5% de seus proprietários.
[editar] Núcleo

O núcleo onde suporta o PlayStation 3 é a sua versão 2.6.21.
[editar] Distribuições

As distribuições Linux, Ubuntu, Fedora Core 5, openSUSE, Gentoo, Debian, e Yellow Dog Linux podem ser executadas no PlayStation 3.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *