O marketing local e sua estratégia ii

A ESTRATÉGIA DE MARKETING


 


Dividindo a formulação da estratégia de marketing por fases, deve-se, em primeiro lugar, levar em consideração um rol das realidades, na análise do mercado. Analisar o ambiente externo como: o meio envolvente, o mercado e a concorrência. Em seguida uma análise da empresa e do produto/serviço: organização da empresa, ritimo produtivo e sua capacidade de produção, prestação do serviço, força e formas de vendas e imagem da marca.


 


Ja na segunda etapa será feito a seleção da estratégia e a elaboração do Marketing: produto/serviço, preço, distribuição e comunicação.  Trabalhando de forma independente mas interligadas estes são fatores controláveis onde atuam sobre o mercado. 


            Filizada a segunda etapa, define-se os objetivos, seja quantitativo (quota de mercado a atingir, nº de clientes, facturação,etc) ou qualitativos (imagem da empresa ou do produto/serviço, segmentação, posicionamento em relação à concorrência, fatores de diferenciação, etc.). Neste ponto preocupa-se em não deixar de pensar localmente e atender ao Marketing Local, já onde alguns percalços do mercado (ou de alguns mercados locais) irão estabelecer a definição de propositos adequados à realidade (ex. nº de lojas, nº de clientes,etc). 


Finalmente, o profissional de marketing terá de formalizar todas estas etapas na forma de um plano escrito de marketing nacional para a rede, onde delineará as ações no tempo e o controle e a avaliação dos resultados


Ao Marketing Nacional será delegado o dever de gerar o reconhecimento da imagem da marca (marca, logotipo, imagem dos produtos e serviços, publicidade institucional, etc). Enquanto ao Marketing Local delega-se o dever da comunicação direta aoo cliente local (publicidade a nível local e de canais mais específico). O profissional de marketing deverá se atentar às ações em cada uma das formas de marketing local, tais como: telemarketing, relações públicas, publicidade em rádios, jornais, outdoors , campanhas de mailing, contatos pessoais, promoções,etc. Desenvolvendo o Marketing Integrado, aqui o profissional e suas tarefas não funcionam de forma isolada, mas sim interligadas e integradas.

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