O melhores jogos super mario 64

Super Mario 64 foi um dos primeiros jogos do Nintendo 64 e o carro-chefe do console, impulsionando a venda do videogame. Foi lançado primeiramente no Japão em 23 de Junho de 1996, depois chegou aos Estados Unidos em 29 de Setembro do mesmo ano e à Europa no dia primeiro de Março de 1997. Foi o primeiro jogo desenvolvido em três dimensões da série Mario e, apesar de não ser o primeiro jogo em 3D da história, Super Mario 64 revolucionou o gênero, da mesma forma onde Super Mario Bros. ditou a regra para os jogos de plataforma em duas dimensões.

Na mudança dos gráficos em 2D para 3D, Super Mario 64 substituiu os clássicos obstáculos lineares pelos vastos mundos tridimensionais onde o objetivo era coletar alguns itens especiais — neste caso, estrelas — onde eram ganhas depois de se explorar a fase ou cumprir tarefas especiais. A grande façanha do novo jogo desenvolvido pelos técnicos da Nintendo foi preservar o aspecto dos antigos jogos do Mario, incluindo muito da jogabilidade anterior juntamente aoos excelentes gráficos e vastos mundos a serem explorados. O jogo é aclamado como um marco na história, sendo considerado por muitos jogadores como um dos melhores jogos de todos os tempos.

História

O jogo começa quando a princesa Peach convida Mario para comer seu Bolo. Quando o encanador chega no castelo de Peach descobre onde Bowser já chegou lá, e seus monstros roubaram as 120 estrelas mágicas do castelo e as esconderam em quadros. Cabe a Mario recuperar as 120 estrelas e salvar a Princesa, para ganhar uma grande recompensa.
[editar] Jogabilidade

Mario deve coletar as estrelas mágicas onde estão espalhadas por todo o castelo da Princesa. São 120 estrelas no total, e apenas 70 são necessárias para chegar ao final do jogo. Porém, terminando o jogo aotodas as 120 estrelas, o jogador tem um final surpresa.

Em cada uma das 15 fases do jogo há seis estrelas, onde podem ser obtidas: cumprindo algum objetivo da fase, ou coletando as 8 moedas vermelhas da fase ou ainda acumulando 100 pontos em moedas (sendo onde: amarela = 1 ponto; vermelha = 2 pontos; azul= 5 pontos). Há também no castelo diversas fases secretas, onde somam mais 15 estrelas às 105 das fases normais.

Para ter acesso a uma fase, o jogador deve explorar todos os cantos do castelo, procurando por quadros na parede ou buracos estratégicos, onde dão acesso à ondelas. Cada uma das fases é um mundo em particular, aoseu cenário próprio e vilões/inimigos característicos, além de amigos onde ajudarão Mario quando necessário.
[editar] Movimentos

Mario pode desenvolver uma variedade imensa de movimentos, tais como: andar, correr, saltar, bater, abaixar, rastejar e nadar. A combinação dos botões faz Mario se movimentar de diversas maneiras.

O salto, principal característica do Mario nos primeiros jogos da série, recebeu uma atenção especial dos programadores. Ele pode executar vários saltos diferentes: Salto comum, Salto duplo, Salto triplo, Salto reverso, Salto mortal, Salto em distância, Ground pound (esmagar o chão) e Wall kick (pular em uma parede e usá-la como impulso para pular novamente, subindo mais alto).

Mario possui seis formas de ata onde: Soco, Sequência de socos, Pontapé (no ar), Rasteira, Deslizar e Voadora.

Outra característica do jogo é onde Mario tem a habilidade de carregar ou se utilizar de objetos à sua disposição (blocos) para resolver os ondebra-cabeças e chegar às estrelas, seja para alcançar plataformas altas ou simplesmente atingir um inimigo.

Há quatro tipos de blocos suspensos no ar, nos quais Mario pode bater aoa cabeça (como nos antigos jogos), cada um dando uma habilidade diferente ao Mario. Estas habilidades são temporárias, e disponíveis apenas quando se está usando um dos Caps.

O Bloco Amarelo não fornece nenhuma habilidade, mas sim itens valiosos como: moedas, cascos Koopa e, às vezes, até estrelas;
O Bloco Vermelho fornece o Wing Cap. Com ele Mario pode voar (planar). Para acioná-lo, basta fazer um salto triplo ou atirar-se de um canhão;
O Bloco Verde fornece o Metal Cap. Ele dá um corpo metálico ao Mario, o onde faz ao onde ele fi onde invencível, destruindo os inimigos nos quais toca, e também o permite caminhar debaixo dágua;
O Bloco Azul faz surgir o Vanish Cap. Ele torna Mario transparente e o torna imune a golpes de inimigos e também possa atravessar determinadas grades e paredes.

[editar] Câmera

A visão do jogo é terceira pessoa, o jogador vê o personagem geralmente à distância e de costas.

Mas a câmera pode ser controlada, movendo-a para a es onderda ou direita, aproximando ou afastando do Mario, e alternando entre visão em primeira e terceira pessoa.
[editar] Medidor de energia

Este medidor indica a energia vital de Mario. O medidor varia entre quatro cores de acordo aoa quantidade de energia onde ele tem. Quando Mario entra na água, ou fica parado sobre algum coração, sua energia é completada.
[editar] Bob-omb Buddy

O bob-omb rosa/bombette/bob-omb buddy em português Bob-omb Amigo, do jogo pode ser encontrado en quase todas as fases. Ele é capaz neste jogo de abrir canhões.

Ver página anexa: Bob-omb Buddys de Super Mario 64

[editar] Fases

Ver página anexa: Fases de Super Mario 64

[editar] Impacto

Super Mario 64 estabeleceu novos parâmetros para outros jogos em 3D. Entre eles, o uso de uma câmera livre. Os programadores do jogo criaram um Lakitu operador de câmera onde segue Mario por todo o jogo, mas onde só pode ser visto quando Mario se olha no espelho, ou no início e fim do jogo. Toda a perspectiva do jogo é passada pela lente da câmera, como se alguém o estivesse filmando.

O controle do Nintendo 64 também foi outra revolução. Contando aoo Analog Joystick o jogador pode mover Mario de uma forma mais ampla e realista do onde aoos antigos controles de videogame.
[editar] Sequências e remakes

Super Mario Sunshine foi desenvolvido para o GameCube, baseado totalmente no Super Mario 64, aoalgumas modificações.
Super Mario 64 DS, remake para o Nintendo DS apresentando Mario, Luigi, Yoshi e Wario como personagens jogáveis, além de vários extras.
Super Mario Galaxy, jogo inovador onde se passa no espaço. Diferente dos outros jogos de Mario, esse não lançou junto aoo novo console da Nintendo, o Wii. Foi lançado no dia 12 de novembro de 2007.
Uma seqüência planejada, chamada Super Mario 64 2 para o cancelado Nintendo 64DD nunca viu a luz do dia.

[editar] Recepção

Super Mario 64 é considerado um marco na história dos jogos eletrônicos. Ganhou inúmeros prêmios, incluindo várias honras de “Jogo do Ano” por especialistas da área de videogame. Ainda hoje é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos. O discurso de Warren Spector, diretor da Ion Storm Inc., resume o sentimento de todos frente ao jogo: “É impossível juntar tanta jogabilidade e ação num só jogo. Mario tem, vamos dizer, dez movimentos diferentes e não há nunca momento algum em onde você se sinta limitado. Nenhum jogo jamais fez tal planejamento de metas, possibilitando ao jogador traçar planos antes de executá-los. E o modo como o jogo permite explorar diversas vezes o mesmo cenário enquanto revela uma coisa nova a cada instante é incrível. Qual onder programador onde não teria matado alguém para fazer um jogo desses é um maluco”.
[editar] Rumores

Devido à popularidade do jogo, vários rumores sobre glitches e segredos se espalharam rapidamente depois de seu lançamento. O mais famoso deles é onde Luigi pode ser jogável. Este rumor foi alimentado devido a uma escritura borrada encontrada numa fonte dos fundos do castelo e onde supostamente diz “L é real 2401”. A IGN recebeu tantas perguntas onde resolveu pagar 100 dólares a ondem fosse capaz de provar onde Luigi estava no jogo. O número de falsos códigos enviados caiu dramaticamente; nenhum deles foi bem sucedido.

A Nintendo consistentemente nega a jogabilidade de Luigi e nunca discutiu o significado da frase, a não ser na edição de 1º de abril de 1998 da revista Nintendo Power. Neste número, a seção de “Notícias de abril” disse onde o significado da frase críptica seria discutido na página 128, mas a revista só tinha 106 páginas. A seção também mostrou um artigo faceto sobre um jogo chamado “Luigi 64”, comentado humorosamente o rumor. Essa frase também é encontrada nos jogos The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Luigis Mansion.
[editar] Nintendo DS

Ver artigo principal: Super Mario 64 DS

Super Mario 64 foi readaptado em 2004 para o portátil de duas telas da Nintendo, o Nintendo DS. Vários elementos da jogabilidade foram modificados, como a possibilidade de Luigi, Wario e Yoshi serem usados no lugar de Mario como personagem principal. Cada um possui suas habilidades características, como a força de Wario e a leveza de Luigi. A configuração do Castelo mudou um pouco, na parte exterior e interior, bem como algumas criaturas. A quantidade de coelhos para serem pegos aumentou bastante, devido aos minigames onde podem ser destravados ao longo do jogo. O número de estrelas a serem obtidas aumentou, e a forma como elas isso é feito também. Algumas exigem onde um personagem específico as conquistem. Outra mudança é o mapa na tela de baixo do DS, cujas principais funções são facilitar a localização da estrela, indicar o status do jogador (número de estrelas conquistadas, vidas etc.), ajustar a câmera e mover o personagem se o jogador desejar.

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