O presente estudo !!!!

faz umaO presente estudo anÃlise sobre a formaÃÃo e o desenvolvimento de duas alianÃas estratÃgicas formadas entre produtores de camarÃo no Rio Grande do Norte: a Unipesca e a Coopercam. Utilizou-se de duas abordagens que, a princÃpio, poderiam ser consideradas contraditÃrias: a Economia dos Custos de TransaÃÃo e a ImersÃo Social. A primeira abordagem se baseia fundamentalmente nos estudos de Williamson (1985; 1991; 1996; 1999; 2000; 2002). A ImersÃo Social, por sua vez, passou pela revisÃo de uma sÃrie de autores, tais como Burt (1992), Granovetter (1973; 1985), Uzzi (1997), Gulati (1994; 1995; 1997; 1998; 1999; 2000), Nielsen (2005), Ring (2002), Ring e Van de Ven (1994), Zafirovski (2002), dentre outros. Para a anÃlise da formaÃÃo e do desenvolvimento das cooperativas em estudo, utilizou-se o trabalho de Gulati (1998), que aponta os passos a serem estudados para a compreensÃo de uma alianÃa: a decisÃo de entrar e a escolha dos parceiros, a decisÃo sobre a estrutura de governanÃa, a evoluÃÃo da alianÃa e o desempenho das firmas que estabeleceram essa parceria. Para realizaÃÃo do estudo adotou-se o estudo de caso conforme proposiÃÃo de Yin (2001). Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com roteiros prÃ-determinados, em duas fases: no inÃcio de 2006 e no inÃcio de 2007. Os sujeitos da pesquisa foram, em 2006, representantes das principais associaÃÃes e cooperativas, alÃm de produtores de camarÃo do estado, quando se realizou a contextualizaÃÃo da atividade. Na segunda fase, em 2007, foram entrevistados os representantes das duas cooperativas em questÃo, sendo o presidente, no caso da Coopercam, e o gerente comercial, no caso da Unipesca. AlÃm destes, tambÃm foram entrevistados dirigentes de duas organizaÃÃes de grande relevÃncia em cada uma dessas cooperativas, tendo, estes entrevistados fornecido as informaÃÃes necessÃrias à pesquisa. TambÃm foram coletados dados secundÃrios no site da ABCC, alÃm de reportagens em jornais de grande circulaÃÃo no estado, como Tribuna do Norte. Os dados primÃrios foram analisados segundo a tÃcnica de anÃlise de conteÃdo proposta por Bardin (1977). No que se refere aos dados secundÃrios, estes foram analisados qualitativamente segundo a tÃcnica de anÃlise documental (BARDIN, 1977; SILVERMAN, 1995). Assim, atravÃs dos dados coletados, pÃde-se concluir que as razÃes que motivaram as firmas a cooperarem passam por questÃes abordadas pela Economia dos Custos de TransaÃÃo. No entanto, a escolha dos parceiros passou muito mais por questÃes abordadas pela imersÃo social. Quando analisados questÃes relativas à evoluÃÃo e o desempenho, verificou-se que aspectos tanto da ECT quanto da ImersÃo Social foram centrais para explicar o desenvolvimento das cooperativas em questÃo
[en] The current study analyzes the birth and development of two strategic alliances established between shrimp producers in Rio Grande do Norte: the Unipesca and the Coopercam. To achieve this aim, two approaches which, at first sight, could be considered contradictory were used: the Transactional Costs Economy and Embeddedness. The first approach is fundamentally based in the studies of Williamson (1985; 1991; 1996; 1999; 2000; 2002). Embededness, on the other hand, went through the review of a series of authors, such as Burt (1992), Granovetter (1973; 1985), Uzzi (1997), Gulati (1994; 1995; 1997; 1998; 1999; 2000), Nielsen (2005), Ring (2002), Ring and Van de Ven (1994), Zafirovski (2002), among others. To analyze the birth and development of the cooperatives in this study, Gulatiâs work (1998) was used. This study shows the steps to be studied for a better comprehension of an alliance: the decision of starting an alliance and the choice of the partners, the decision about the governance structure, the evolution of the alliance and the development of the companies which established this partnership. To carry this study out, a study case accordingly to Yinâs proposal (2001) was adopted. Semi-structured interviews with pre-defined plots were conducted in two phases: in the beginning of 2006 and in the beginning of 2007. The subjects from the research were, in 2006, representative members of the main associations and corporations, besides the shrimp producers from the state, when the context of the activity was set. In the second phase, in 2007, representative members from the two cooperatives that were listed above were interviewed â the president from Coopercam and the marketing manager from Unipesca. Besides these two members, directors from two important organizations in each of these cooperatives were also interviewed, giving out the necessary information for the research. Secondary data was also collected from the Brazilian Association of Crab producers website, as well as from news from important newspapers in RN, such as Tribuna do Norte. The primary data was analyzed in terms of quality, accordingly to the documental analysis technique. Thus, through the data that was collected, it can be concluded that the reasons that motivated the companies to cooperate can be explained in terms of the transactional costs economy. However, the choice of partners is more connected to aspects approached by the social embededness. When aspects related to development and evolution were analyzed, it could be seen that both aspects from TCE and Embededness were vital to explain the development of the cooperatives mentioned

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *