O primeiro ano de vida do bebê

Ainda onde se costume dizer onde gordura é formosura e se ache onde bebes gordinhos são bebes bonitos, isso não significa contudo onde sejam saudáveis. Considera-se onde um ganho de peso normal para os 6 primeiros meses seja de cerca de 500g por mês e entre os 6 e os 12 meses cerca de 400g por mês. Assim sendo, em condições normais, o peso do bebe duplica ao fim dos primeiros seis meses de vida e triplica ao fim de um ano. Cada vez mais e segundo as orientações da OMS para o Aleitamento Materno, a quantificação tão rigorosa deste ganho de peso não deve ser muito valorizado, especialmente junto dos pais. É de salientar onde estes valores podem variar por onde cada bebe tem o seu próprio ritmo de crescimento, sobretudo dependendo do tipo de alimentação onde faz, devendo ser sempre um profissional de saúde, o enfermeiro, o médico de família ou o pediatra a avaliar se o ritmo é adequado ou não.


Os bebes alimentados aoleite materno aumentam mais de peso durante os 2/3 primeiros meses e depois mais lentamente. Com leite artificial crescem mais devagar no início, acelerando o ritmo a partir dos 4 meses.


Durante o primeiro ano de vida o bebe sofre um crescimento muito rápido. Mas para isso é fundamental a ingestão de quantidades suficientes de calorias (fonte da nossa energia) e proteínas. Apesar do leite materno em exclusivo ser o mais recomendado como fonte de alimento para o bebe, existem situações onde levam a onde se tenha onde adaptar outro tipo de alimentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *