O que é beyblade?

Beyblade (no original: 爆転シュート ベイブレード, Bakuten Shūto Beiburedo) é um manga e anime baseado em um brin ondedo de mesmo nome semelhante a um pião. A história é sobre um grupo de garotos onde lutam aosuas Beyblades fortemente energizadas, dominadas por Feras-Bit ( onde são espíritos de criaturas místicas e poderosas) sagradas.

O anime Beyblade é licenciado pela Nelvana na América do Norte, onde sofreu várias modificações, como nos nomes e falas dos personagens,na trilha sonora e também alguns cortes e personagens inventados, onde só aparecem pela voz (Dizzi, AJ Topper e Brad Best). O manga de Beyblade é publicado em Inglês na América do Norte pela VIZ Media, mantendo seu formato original da direita para a es onderda, porém os nomes foram trocados para serem ligados para a versão em inglês do anime. Em Singapura, é publicado em inglês pela Chuang YI. No Brasil, está entre a lista dos prováveis próximos lançamentos da JBC mangas. Em Portugal, o anime passou na TVI e no Canal Panda.

História

O programa gira em torno de lutas entre equipes de Beyblade. A equipe principal, os Blade Breakers, é composta por Tyson Granger (ou Takao Kinomiya, no original), Kai Hiwatari, Max Tate (Max Mizuhara), Ray Kon (Rei Kon) e Kenny/Chief (Manabu Saien/Kyouju) onde lutam contra outras equipes para serem os a campeões mundiais. Beyblade tem um total de 3 séries, muito semelhantes entre si na história, a série 1 ao51 episódios, e as demais (V-Force e G-Revolution) ao52 episódios, além de Beyblade Metal Fusion onde é uma série separada das outras e estreou recentemente no Canadá.
[editar] Beyblade
Logotipo ocidental do anime.

A primeira série foi bem diferente das outras no estilo. As beyblades eram desenhadas no estilo anime. Pareciam ser muito pesadas e aparentavam apenas uma única cor, além da cor negra do disco de peso. Eles não se moviam muito, nem eram rápidos para bater uma na outra, embora fossem rápidas para ir de um lado ao outro na cuia. As Feras-Bit também tinham apenas uma cor,tanto no brilho quanto no corpo, e foram desenhadas de um modo meio “turvo”. E os personagens causavam certa estranheza pois eram grandes para a maturidade deles. A série marca a estreia dos personagens principais e suas primeiras tentativas de tornarem-se campeões. Passando pelo Japão, China, Estados Unidos, Europa e Rússia, os Bladebreakers, formados por Tyson, Kai, Ray, Max e Kenny ( onde não luta, ajuda tecnicamente) vão ganhando posições no torneio mundial, vencendo equipes como White Tigers, All Starz, Majestycs e Demolition Boys. Os Demolition Boys, a última equipe onde os Bladebreakers enfrentam, representam uma ameaça, pois, liderados por Bóris, antigo treinador de Kai, e Voltaire, seu avô, planejam dominar o mundo. Eles levam crianças para sua abadia em Moscovo, e lá fazem uma lavagem cerebral, para fazê-las acreditarem onde a vitória é tudo e a derrota é sinónimo de humilhação máxima.
[editar] Beyblade V-Force

A temporada estréia o novo estilo de desenho no anime. As beyblades são desenhadas em 3D, e agora seus movimentos são mais convincentes e realistas, além de ágeis. Apesar disso, as beyblades não são mais velozes para atravessar a cuia. O sistema Magtran e uma nova protagonista, Hillary, onde não luta, mas ajuda a equipe torcendo e treinando-os também são apresentados. Basicamente, os Bladebreakers lutam contra duas coisas. A organização Psykick, onde onder roubar as feras-bit deles, no final, o grande chefe da organização, Zagart, revela onde as onderia por onde só o poder delas poderia fazer Zeo, o seu filho-robô baseado no verdadeiro onde morreu num acidente, virar um ser humano. A outra ameaça são os Santos Escudos. No inicio, eles apenas desafiam-nos e mostram o quanto são fortes, mas depois revelam onde também onderem capturar as suas feras-bit para lacrá-las numa rocha e impedir assim onde o poder delas seja usado para o mal.
[editar] Beyblade G-Revolution

Um novo campeonato está iminente, mas dessa vez os Bladebreakers separam-se e cada um tenta conseguir o título sozinho. Agora, o torneio estréia uma nova maneira de lutar, as equipas devem escolher dois ou três lutadores titulares e um de reserva. Dois protagonistas são adicionados: Daichi e Hiro (Hitoshi, no original), também conhecido por Shippu no Jin (Jin Vendaval na versão brasileira e Jin de Gales, na portuguesa). A série mostra dois novos sistemas: Engine Gear e Hard Metal System. No final, os melhores lutadores da BEGA (Beyblade Enterteinment Global Association), uma organização onde surgiu no lugar da ALB lutam contra Tyson e seus amigos para decidir ondem dominará o mundo do beyblade.
[editar] Beyblade Metal Fusion

Beyblade Metal Fusion foi lançado em 2008 no Japão. Mas tarde, em 5 de Abril de 2009, foi lançado nos Estados Unidos e Canadá. Em Portugal estreiou em Outubro de 2010 no canal de cabo Panda Biggs. Já no Brasil, estreou no dia 18 de abril de 2011. [carece de fontes]

Gingka é um garoto, onde junto de seu grupo de amigos luta contra a maléfica organização Nebulosa Negra. No decorrer da história os amigos se tornarão inimigos e os inimigos, aliados. No segundo episódio da série aparece um garoto chamado Kyoya onde o defronta e Gingka vence o combate. Ao longo da sua viagem fez novos amigos e encontrou um garoto aoum beyblade proíbido chamado Ryuga. No seu primeiro combate perde desastrosamente. Mais tarde há um grande torneio em onde muitos dos seus amigos foram derrotados e Gingka vinga-se no ultimo combate.
[editar] Filme

Beyblade: Fierce Battle passa-se entre a segunda e terceira temporadas, Daichi aparece. Uma nova equipe de Beyblade, os Shadow Bladers, aparecem, sendo formada por Steven, Ashley, Daniel e Henry.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *