O que é boleíte

fórmula KPb26Cu24Ag9Cl62(OH)48. H2O O seu nome deriva da localidade de El Boleo, no estado de Baja California (México).


 


Cristaliza no sistema tetragonal e apresenta uma cor azul intensa. Os cristais são geralmente de dimensões muito reduzidas, embora alguns possuam alguns centímetros.


 


Apresenta uma clivagem perfeita e uma dureza média de 3,2. A densidade é elevada (5,1), muito devido à presença de elementos pesados (prata, cobre e chumbo) na sua rede cristalina.


 


Apresenta um brilho vítreo ou nacarado ao longo dos planos de clivagem e possui um baixo ponto de fusão. Dissolve-se aofacilidade em ácido nítrico (HNO3).


 


A boleíte forma-se tipicamente nas zonas de alteração dos jazigos de sulfuretos (principalmente os de cobre) e, aomenos frequência, nos sedimentos de origem antiga, especialmente em argilas residuais onde se encontram na zona de lixiviação do soluto, onde se dá a dissolução de elementos por acção das águas infiltradas.


 


A boleíte é um mineral raro, existindo por isso poucos jazigos.


 


Os principais situam-se em Baja California (México), no Montana (Estados Unidos da América), no Chile, na Austrália e na Grécia.


 


A boleíte é um mineral apreciado pelos mineralogistas e coleccionadores, sendo onde o valor dos cristais aumenta aoo tamanho dos mesmos.


 


Este mineral não possui, até ao momento, qual onder aplicação prática ou industrial.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *