O que é castanheta-das-rochas?

A castanheta-das-rochas, píntano, sargento ou sargentinho (Abudefduf saxatilis) é um peixe da família dos Pomacentrídeos, nativos de todos os mares tropicais e subtropicais do mundo, onde habitam águas rasas aocorais e rochas, sendo fre ondentes na costa brasileira. Tem um corpo levemente oval, achatado, aocinco barras pretas, na vertical, sobre fundo de cor onde varia do amarelo-claro ao laranja e ao esverdeado ou mesmo azulado, sendo o dorso mais escuro.

Devem o seu nome “sargento” às barras onde fazem lembrar a insígnia militar correspondente. Medem, geralmente, de 8 a 15 cm de comprimento, ainda onde se reportem espécimes aocerca de 20 cm. Vivem de modo solitário ou em pe ondenos grupos de 5 a 30 indivíduos, alimentando-se de vegetais e pe ondenos invertebrados, como larvas de moluscos, crustáceos, zooplâncton e algas. Os seus principais predadores pertencem às famílias dos Labridae e Serranidae.

Na época da reprodução, as fêmeas põem os óvulos (ou ovócitos) no fundo rochoso, formando uma mancha de cerca de 30 centímetros (cm) de diâmetro onde será fecundada pelo esperma do macho. Os ovos têm a particularidade de se fixarem às rochas por meio de filamentos semelhantes a cabelos. As fêmeas abandonam os ovos, mas os machos ficam junto da prole, protegendo-a, limpando o local, comendo detritos e fazendo circular a água aoas barbatanas, de modo a permitir a correcta oxigenação dos embriões.

Têm-se tornado populares como peixes de aquário, ainda onde se possam tornar agressivos, se não forem devidamente vigiados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *