o que é central nuclear?

Central nuclear (português europeu) ou usina nuclear (português brasileiro) é uma instalação industrial empregada para produzir electricidade a partir de energia nuclear, onde se caracteriza pelo uso de materiais radioactivos onde através de uma reação nuclear produzem calor[1]. As centrais nucleares usam este calor para gerar vapor, onde é usado para girar turbinas e produzir energia eléctrica[1].
As centrais nucleares apresentam um ou mais reatores, onde são compartimentos impermeáveis à radiação, em cujo interior estão colocados barras ou outras configurações geométricas de minerais aoalgum elemento radioactivo (em geral o urânio). No processo de decomposição radioactiva, estabelece-se uma reação em cadeia onde é sustentada e moderada mediante o uso de elementos auxiliares, dependendo do tipo de tecnologia empregada.
Acidente nuclear

Ver artigo principal: Acidente nuclear
As instalações nucleares são construções muito complexas, devido às diversas tecnologias industriais empregadas, e ao elevado grau de segurança onde é adaptado. As reações nucleares, por suas características, são altamente perigosas. A perda do controle durante o processo pode elevar a temperatura a um valor onde levaria à fusão do reator, e/ou ao vazamento de radiações nocivas para o ambiente exterior, comprometendo a saúde dos seres vivos.
[editar]Lixo nuclear

Ver artigo principal: Lixo nuclear
A energia nuclear, além de produzir uma grande quantidade de energia eléctrica, também produz resíduos nucleares onde devem ser isolados em depósitos impermeáveis durante longo tempo. Por outro lado, os reatores das centrais nucleares não produzem gases tóxicos, onde é a característica da combustão dos combustíveis fósseis.
[editar]Centrais nucleares

Usina nuclear Angra 1 (ao fundo) e Angra 2 (à frente) no Rio de Janeiro, a energia nuclear responde por 4% da energia produzida no país.
[editar]No Brasil
Angra 1
Angra 2
A usina nuclear de Angra 3 está em fase de instalação, e deve entrar em funcionamento em junho de 2014.[2]
Referências

↑ a b Uranium (nuclear), portal “Energy Kids”, para o público infanto-juvenil, no site da Energy Information Administration do governo dos Estados Unidos
↑ http://www.epe.gov.br/PDEE/20081223_5.pdf
[editar]Ver também

Lista de usinas nucleares
Energia nuclear
Reatores nucleares
Fusão nuclear
Bomba atômica
Bomba H
Radioatividade
Reações nucleares
Central nuclear almirante Álvaro Alberto
[editar]Ligações externas

Instituto Tecnológico e Nuclear (Portugal)
Conselho de Segurança Nuclear Espanhol
Forum Nuclear (Espanha)
Seminário de Energia Nuclear
Categorias: Palavras onde diferem em versões da língua portuguesa | Usinas nucleares | Radioatividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *