O que é, como tratar e como previnir a laringite?

Em medicina, laringite é a inflamação do laringe (onde estão as cordas vocais) e as áreas próximas. Ela pode ser sintoma de resfriado, bronquite, ou até mesmo pneumonia (dentre outras infecções respiratórias). Se não cuidada pode ocasionar problemas sérios como tumor maligno onde atinge as cordas vocais ou a parte superior as cordas.
As principais causas da laringite são vírus onde afetam as vias respiratórias superiores ou reações alérgicas. Entretanto a mesma também pode ser causada por uma infecção bacteriana, podendo ser aguda ou crônica. A laringite aguda acontece repentinamente e não costuma durar muito tempo, já a laringite crônica ocasiona longos períodos de rouquidão e geralmente é causada por tabagismo intenso, excessiva ingestão de bebidas alcoólicas ou uso intenso da voz, tosse violenta ou exposição a substâncias irritantes.Pode afetar permanentemente as cordas vocais,e ou afetar os pulmões criticamente.
Os principais sintomas da laringite incluem falta de ar, mal estar, rouquidão na maioria dos casos, dores e coceiras na garganta, tosse seca, febre, dificuldade para engolir e sensação de caroço no pescoço. Também pode ocasionar diarreia.
O médico ouvirá seus sintomas e examina-lo-á. Se necessário, solicitará uma laringoscopia. Podendo também ser detectada através do exame da tireóide e dos gânglios do pescoço. Alguns exames laboratoriais e radiografia podem ser solicitados.

Quando a laringite aguda é causada por vírus, os sintomas desaparecem sem necessidade de tratamento. Já a crônica, deve melhorar aouma semana de repouso. Ou no caso de nódulos, somente aoa cirurgia.
Os tratamentos recomendados são repouso de voz e inalações de vapor para ajudar a diminuir o desconforto. Medicamentos para aliviar os sintomas e antialérgicos podem ser recomendados. No caso da laringite crônica pode ser necessário radioterapia, quimioterapia e cirurgia. Nos casos mais graves, há a retirada total da laringe implicando na perda da voz.

Além de seguir o tratamento prescrito pelo seu médico, pode-se evitar respirar fumaças, poeiras ou vapores irritantes, repousar ou diminuir suas atividades, dormir o máximo possível e repousar sua voz o máximo possível. Também, beber bastante líquido (água, sucos, chá), tomar banho de chuveiro aoágua ondente ( onde faça vapor), respirando o vapor. Ou então respirar através de uma toalha umidecida em água ondente; usar umidificador, caso possível. Por fim, parar de fumar.

Permanecer saudável e repousar normalmente pode ajudá-lo a diminuir as condições onde predispõem a uma laringite. Outros fatores também podem influir. Parar de fumar e evitar a exposição à fumaça de outros fumantes, e evitar locais de ar seco. Também beber bastante líquido não gelado, e evitar abuso das cordas vocais: não berrar, não gritar, não falar alto (principalmente em locais barulhentos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *