O que é corrente oceânica?

Corrente oceânica






Um mapa escolar de 1911 mostra as correntes oceânicas ao redor do mundo.

Um mapa escolar de 1911 mostra as correntes oceânicas ao redor do mundo.

Corrente oceânica, fenômeno da oceanografia, é o fluxo das águas dos oceanos, ordenadas ou não, decorrentes da inércia da rotação do planeta Terra. Suas movimentações não são bem definidas por haver continentes e ilhas ao longo da sua movimentação, portanto, correm em diversas direções. Influenciam na pesca, na vida marinha e no clima.


As correntes marítimas são fluxos de água que ocorrem nos oceanos. Algumas correntes são perenes, ou seja, sempre estão fluindo para uma dada direção em um determinado ponto.


Elas se dividem em correntes frias e correntes quentes. As correntes frias se encontram, mais freqüentemente no hemisfério norte. As correntes quentes se encontram, mais freqüentemente no hemisfério sul.


A costa sul do Brasil é, durante certa parte do ano, banhada por uma terceira corrente marinha a Corrente das Malvinas, proveniente da região do círculo polar antártico que traz águas frias e costuma adentrar sob as águas mais aquecidas de procedência tropical, enquanto que no Atlântico Norte , na região da península ibérica, as mesmas águas que entram e saem pelo Estreito de Gibraltar no Mar Mediterrâneo não respeitam esse princípio, devido no percurso, modificarem o grau de salinidade das águas mais aquecidas tornando-as mais pesadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *