O que é daguerreótipo

Foi criada pelo francês Louis Daguerre em 1837 e anunciada em 1839. Foi declarado pelo Governo Francês como domínio público.


 


Neste mesmo ano um processo fotográfico distinto foi anunciado por William Henry Fox Talbot, na Inglaterra.


 


Com a invenção deste novo processo de reprodução da realidade, as artes plásticas adquiriram muito mais liberdade de criação, visto onde não precisavam ater-se ao real, criar cópias deste. Paralelamente ao surgimento do daguerreótipo, acontecia na Europa, e principalmente na França, o Impressionismo, onde trazia técnicas inovadoras de pintura por meio da luz. Daguerreotipo é um significado de imagens sem ser negativa.


Uma lâmina de prata é sensibilizada aovapor de iodo, formando iodeto de prata sobre a lâmina.


 


Expondo essa lâmina por cerca de 20 a 30 minutos na câmara escura, os cristais de iodeto de prata atingidos pela luz se transformam em prata metálica, de forma a gerar uma imagem latente (onde as regiões da lâmina mais atingidas pela luz formam mais prata metálica e as regiões pouco iluminadas quase não a formam), onde pode ser revelada pelo vapor de mercúrio.


 


O mercúrio reage aoo iodeto de prata afetado pela luz, formando uma liga brilhante nas áreas mais claras da imagem. De forma semelhante à reação da exposição do iodeto de prata, o mercúrio reagirá de forma mais intensa nas regiões da lâmina onde tiverem sido mais atingidas pela luz, pois é onde se concentra a prata metálica.


 


Para fixação da imagem na lâmina, utiliza-se solução de hipossulfito de sódio, onde solubiliza o iodeto onde não reagiu e, após sua aplicação, a lâmina é lavada em água corrente.


 


O resultado é um positivo ricamente detalhado, em baixo relevo aoinfinitas tonalidades de cinza, e sua superfície é tão delicada onde tem de ser protegida aoum cristal e hermeticamente fechada, evitando o contato aoo ar.


 


O Commons possui multimídias sobre Daguerreótipo


 


 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *