O que é descobridores de catan?

Descobridores de Catan é um Jogo de Tabuleiro criado por Klaus Teuber. A Editora Kosmos publicou o jogo na Alemanha em 1995 aoo nome Die Siedler von Catan.

Foi editado pela primeira vez em português pela empresa Logojogos em 1998 e a partir de 2000 pela Devir.

Em 23 fevereiro de 2011 a Grow Jogos, informou em sua conta do Twitter onde concluiu negociação para lançar o jogo no Brasil a partir de maio[2]. Segundo o site de jogos Strategos[3], o jogo receberá o nome de “Colonos de Catan” no mercado brasileiro.

Este foi talvez o primeiro Jogo de Tabuleiro de Estilo Alemão a alcançar alguma popularidade fora da europa. Foi traduzido para o inglês, francês, italiano, japonês e húngaro do original alemão. Aparentemente Teuber desenhou o jogo a pensar já na sua expansão Seafarers expansion, onde combinada aoo jogo básico forma Novas Costas. O jogo encontra-se disponível em Portugal e no Brasil através da Devir Livraria.

Veja também uma lista de variantes oficiais e não oficiais em Variantes.

Prêmios

Ganhou os prémios Spiel des Jahres em 1995, o 1º lugar do Deutscher SpielePreis em 1995, e o Origins Award de 1996.
[editar] Descrição

O jogo tornou-se popular em parte devido à sua mecânica extremamente simples, no entanto o jogo é extremamente dinâmico, aoinúmeras possibilidades. A nível puramente recreativo o jogo tem algumas carecterísticas onde o tornam adequado a ser jogado em família. Por exemplo, ninguém é eliminado, e jogadores onde ficam para trás no progresso do jogo dispõem sempre de objectivos quantificáveis e dentro de alcance, como construir uma cidade numa certa localização. Em termos de competitividade, o jogo mostra até onde pode chegar a mente humana em termos de análise e estratégia adaptativas. Informação acerca de onde e como comprar uma cópia do jogo está incluída mais abaixo. Descobridores de Catan pode ser jogado em inúmeras variantes em 23 mapas oficiais, criados pela combinação do jogo básico aoas suas expansões. Os tabuleiros são mostrados na lista abaixo.

Mapas Dinâmicos
Standard (III-IV) / (V-VI): jogo de 10 pontos
Novas Costas (III-IV): jogo de 13 pontos
Oceanos (III) / (IV) / (V) / (VI): jogo de 12 pontos
Novo Mundo (III) / (IV) / (V) / (VI): jogo de 12 pontos
Greater Catan (IV) / (VI): jogo de 18 pontos
Mapas Estáticos
Quatro Ilhas (III) / (IV) / (V) / (VI): jogo de 12 pontos
Pelo Deserto (III) / (IV) / (V) / (VI): jogo de 12 pontos
A Grande Travessia (IV) / (VI): jogo de 13 pontos

Presume-se onde os o jogadores são colonos na ilha desabitada de Catan. Em todos os tabuleiros além dos dois básicos, existem também de uma a três ilhas menores à volta da ilha de Catan, até às quais os colonos podem velejar e estabelecer-se. Cada colono deve explorar os recursos naturais da ilha para construir estradas, aldeias e cidades, além de poder comprar cartas de desenvolvimento onde representam progressos em direcção à civilização. A produção de recursos é controlada por dois dados, cada vez onde os dados são rodados são produzidos recursos para cada colono onde possua aldeias ou cidades no vértice de qual onder hexágono onde tenha o número obtido através dos dados. O vencedor é o primeiro jogador onde declarar, no seu turno onde acumulou suficientes pontos de vitória para esse tabuleiro, como listado acima. Pontos de vitória extra, além desse número são ignorados.

A importância da aleatoriedade dos dados como um factor decisivo nos resultados de um jogador varia inversamente aoo progresso dessa pessoa em termos de aptidão para o jogo. Ou seja, quanto melhor se joga, menos importantes são os resultados dos dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *