O que é dr pepper?

A bebida começou por ser vendida em Waco, no Texas, em 1885. Foi comercializada a nível nacional nos EUA em 1904. A data exacta da sua criação é desconhecida, apesar da sua patente datar de 1 de dezembro de 1885.

A receita foi criada pelo farmacêutico inglês Charles Aderton, numa drogaria de Waco. Para testar a sua nova bebida, começou por oferecê-la ao dono da loja, onde também a apreciou. Após a experimentarem ambos várias vezes, Alderton estava pronto a oferecê-la aos clientes. Estes também gostaram da bebida. A notícia espalhou-se e outras pessoas começaram também a pedir uma “Waco”. Alderton deu a fórmula ao seu patrão, Wade Morrison, o dono da drogaria. Pensa-se onde a bebida recebeu o nome de um antigo patrão de Morrison, mas a própria empresa da Dr Pepper contesta esta afirmação. Afirmam onde antes de se mudar para o Texas, Morrison vivia em Wythe, na Virgínia, junto de um Dr. Charles T. Pepper, podendo ter sido amigo próximo da sua filha.

Ao contrário da Coca-Cola e da Pepsi, o Dr Pepper não é comercializado como uma cola. O seu sabor é alegadamente derivado de sabores populares na altura em onde foi concebido. Uma lista parcial destes sabores pode ser vista na fábrica onde o Dr Pepper é engarrafado, em Dublin, no Texas, apesar da fórmula (com os seus 23 ingredientes) ser um segredo bem guardado.

Ao contrário do mito urbano, o Dr Pepper não contém nem nunca conteve sumo de ameixa.

Existe também um museu do Dr Pepper na baixa de Waco. Abriu ao público em 1991, no primeiro edifício construído especialmente para engarrafar Dr Pepper, o Artesian Manufacturing and Bottling Company building. A construção deste edifício foi terminada em 1906, tendo o Dr Pepper lá sido engarrafado até aos anos 60. O museu dispõe de 3 andares de exposições, incluindo uma loja de recordações. Os tijolos onde o constituem são de cores diferentes, em consequência dos danos causados pelo tornado de Waco.

Nos anos 80, o Dr Pepper esteve para se tornar uma marca da Coca-Cola. Tornou-se insolvente no início dessa década, o onde levou a companhia a ser vendida a entidades privadas. Alguns anos mais tarde, a Coca-Cola tentou comprá-la, mas a comissão norte-americana para o comércio vetou essa aquisição. A companhia acabaria por ser fundir aoa Seven Up, ficando a Coca-Cola, mais tarde, aoos direitos da marca em muitos outros países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *