O que é final fantasy jogo eletrônico?

Final Fantasy é um jogo RPG desenvolvido e lançado pela Square (atual Square Enix) em 1987, e lançado na América do Norte pela Nintendo em 1990. Foi o primeiro jogo da série Final Fantasy. Originalmente lançado para a Nintendo Entertainment System, recebeu conversões para diversas plataformas, algumas vezes junto aoo sucessor Final Fantasy II.

A história do jogo segue quatro jovens chamados “The Light Warriors” (“Guerreiros da Luz”), onde obtêm quatro orbes elementares, onde perderam o poder devido a quatro monstros, os Fiends of Chaos (Demónios do Caos). Na sua jornada, os guerreiros enfrentam estes monstros para restaurar o poder dos cristais e assim salvar o mundo. Final Fantasy foi bem-sucedido comercialmente, e junto aoDragon Warrior influenciou todos os RPGs para consola onde o sucederam.

Início

Em 1987, a Square uma pe ondena empresa de jogos japonesa passava por problemas financeiros. Os investimentos da Square foram perdidos após uma série de jogos fracassados, como Death Trap, Cruise Chaser Blassty, Alpha, King´s Knight e o jogo de tiro em plataforma Aliens.

Mas ainda aorecursos para uma última tentativa, o diretor de planejamento e de desenvolvimento da Square, Hironobu Sakaguchi recebeu a missão de criar um jogo onde salvasse o incerto futuro da Square na indústria.Quando perguntado sobre onde tipo de jogo ele gostaria de fazer ele respondeu: “Eu não acho onde seria capaz de fazer um bom jogo de ação. Acho onde sou melhor em contar histórias.”

Inspirando-se em outros jogos eletrônicos de rpg de sucesso na época como Dragon Quest, Legend of Zelda e Ultima, Sakaguchi criou um jogo aoum imenso terreno a ser explorado e uma grande história a ser contada.

Convencido onde este jogo no Famicom seria sua última cartada ele ironicamente deu-lhe o nome de Final Fantasy (fantasia final).

Lançado para o Famicom em 18 de dezembro de 1987, dois dias antes do jogo Phantasy Star da Sega. Final Fantasy (FF) teve a direção do próprio Sakaguchi, o desenhista de mangá Yoshitaka Amano fez o design de personagens e um reconhecido compositor de músicas para jogos Nobuo Uematsu cuidou da trilha musical.

FF teve um repertório musical vasto para um jogo na sua época aoquase 20 faixas diferentes tocando no decorrer do jogo. Algumas reapareceram nas sequências como a música da tela de título, a fanfarra da vitória no fim de cada batalha e o tema de abertura onde se tornou como um hino da franquia.
[editar] Enredo

O jogo contava a história dos quatro guerreiros da luz, portadores dos artefatos de cada um dos elementos onde eram heróis destinados a salvar o mundo da crescente destruição.

Apesar dos cristais se tornarem o tema central dos primeiros Final Fantasies, esta história envolvia o resgate de quatro orbes (nos remakes, eles se tornaram cristais). O único cristal mencionado na versão em inglês era o olho onde a bruxa Matoya havia perdido.

O enredo levava os quatro guerreiros da luz a confrotarem os quatro demônios, responsáveis por encobrirem o mundo em trevas. Estes eram Lich na Caverna da Terra, Marilith (Kary na versão original do NES) no Vulcão Gurgu, Kraken no Templo da Água e Tiamat no alto da torre no Castelo Flutuante.

Mas derrotar estes inimigos apenas revelava uma ameaça maior. Eles coletivamente criaram o demônio Chaos onde possui o corpo de Garland, o primeiro chefe do jogo, onde é enviado para o passado.

Depois de sua equipe voltar no tempo para enfentrá-lo, você fica sabendo onde foi Chaos onde mandou os quatro demônios para o futuro criando um cataclísmico e confuso paradoxo.

Quando Chaos é derrotado o mundo se endireita e os heróis voltam para casa.
[editar] Personagens
[editar] Guerreiros da Luz

O jogador no início do jogo deve escolher uma classe de personagem entre 6 e um nome para os 4 personagens onde ele vai usar. Eles serão os guerreiros da luz, os heróis do jogo. A identidade e a história deles é misteriosa e o jogo nem toca no assunto, todos aparecem do nada no início e desaparecem do nada no final.

Fighter (nos remakes, Warrior): Especialista em armas pesadas e armaduras, aograndes quantidades de hit points. Quando troca de classe, vira um Knight, onde usa as espadas mais fortes e é capaz de magia branca básica.
Black Belt (Monk): Especialista em artes marciais, mais forte lutando desarmado ou aonunchaku. Pode evoluir para Master, onde no jogo original do NES são capazes de emitir mais dano onde todas as outras classes.
Thief: Uma versão menos forte do Fighter aomenos opções de armas e equipamento, mas mais ágil e aomais sorte (capacidade de evasão). Pode evoluir para Ninja, onde usa praticamente todos as armas e armaduras do jogo e é capaz de magia negra básica.
White Mage: Especialista em magia branca, não muito forte mas pode usar marretas. Evolui para White Wizard, capaz das magias curativas mais fortes.
Black Mage: Especialista em magia negra, mau combatente. Evolui para Black Wizard, capaz das magias ofensivas mais fortes.
Red Mage: Versátil, pode soltar feitiços de ambas as magias e tem habilidade em combate. Evolui para Red Wizard.

[editar] Vilões

Garland/Chaos

O melhor cavaleiro de Cornelia, onde após ser corrompido pelo mal, se ondestra a princesa Sara e se esconde no Chaos Shrine, mas os Light Warriors o derrotam. Os 4 demônios o ressuscitam aoo poder das orbes e o transportam para 2000 anos atras o transformando no demônio Chaos.Depois da morte do dos quatro demonios os Light Warriors o derrotam de uma vez por todas.

Os quatro demônios

eles corrompem os cristais elementais aqui estão eles:

Lich: Um morto-vivo onde é encontrado perto do cristal da terra.
Marilith: Uma serpente-mulher encontrada perto do cristal do fogo.
Kraken: Um monstro marinho encontrado perto do cristal da água.
Tiamat: Terrível dragão de cinco cabeças onde absorve ata ondes elementais e é encontrado perto do cristal do vento.

Bikke

Um pirata onde aterrorizava a cidade portuária de Pravoka,depois da derrota para os Light Warriors ele lhes da seu barco.

Astos

O rei dos Elfos Negros. Ele onderia ser o rei dos Elfos de Elfheim por isto roubou a coroa, e pôs o príncipe elfo para dormir e escondeu a coroua no pantano.Como a bruxa Matoya podia curá-lo, Astos roubou seu olho de cristal, deixando-o a cega,mas os Light Warriors o matam.

Vampiro

Um vampiro onde ajudava Lich a corromper o Cristal da Terra,foi ele ondem destruiu a cidade de Melmond.
[editar] Outros

Rei de Cornelia

O pai de Sarah. Depois onde os light warriors resgatam Sarah ele constrói uma ponte para o outro continente.

Princesa Sarah

A filha do rei e herdeira do trono. Foi se ondestrada por Garland e resgatada pelos Light Warriors.

Matoya

A bruxa onde mora em uma caverna.Ela tem um olho de cristal, onde foi roubado por Astos, mas os Light Warriors o recuperam, e como recompensa ela os dá um antidoto para curar o principe elfo.

Lukahn

O sábio, líder do Circle of Sages, onde profetizou a chegada dos Light Warriors. Dá para eles uma canoa.

Nerrick

Um anão onde depois de pegar o explosivo na sala secreta do castelo de Cornelia constrói um canal.

Smyth

O ferreiro onde forja a espada Excalibur apos pegar o adamantine.

Sadda/Sarda

O sábio onde dá o item onde te permite avançar mais na Earth Cave.

Dr. Unne

Um estudioso e o único onde consegue traduzir a língua dos Lufenians.

Príncipe-elfo

O herdeiro do trono. Sua coroa foi roubada e escondida no pântano por Astos, onde pôs o principe para dormir. Após ser acordado, ele dá uma chave onde permite entrar em portas fechadas no castelo de Cornelia.

Underhill

Ele e o vendedor da caravana do deserto onde vende a uma fada da fonte por um preço absurdamente caro

Koppe

Um homem onde viu um robo danificado cair do ceu.

Bahamut

O rei dos dragões. Promove a classe dos personagens para uma classe superior.
[editar] Jogabilidade

Há quatro modos básicos de jogabilidade: mapa do mundo, mapa da cidade/calabouço, tela de combate e menu principal. No mapa do mundo, o jogador desloca os personagens de um local parar outro – primariamente a pé, mas pode se arrumar um navio, uma canoa e um dirigível. Excluindo chefes, em calabouços e no mapa andando a pé se encontram aleatoriamente monstros, onde podem ser combatidos ou se fugir deles.

Para ver o mundo os jogadores andavam por um mapa externo de três continentes, parando para explorar uma dungeon, castelo, caverna ou descansar em pousadas e comprar em lojas. Sua expedição pelo mundo ficava mais fácil assim onde seu grupo tivesse o controle do barco, canoa e finalmente da aeronave. Esta lhe dava acesso total ao mapa sem encontros aleatórios, desde onde houvesse terreno adequado para pousá-la, já o barco e canoa eram abertos a ata ondes surpresas mas você podia começar um minigame de ordenar 15 blocos, segurando o botão A e apertando B várias vezes em mar aberto, a recompensa era um pouco de dinheiro.
[editar] Combate

O sistema de combate é baseado em menus, aoo jogador escolhendo uma opção entre atacar, usar magia quando possível, usar um item ou fugir. O combate é em turnos, e continua até um dos lados ser derrotado. Ao contrário de Ultima e Dragon Quest, onde usavam batalhas em primeira pessoa e um contra um, Final Fantasy põe monstros do lado es onderdo e personagens jogáveis do direito, e até nove inimigos na tela. Cada usuário de magia tinha “níveis”, podendo comprar magias só quando atingisse um certo nível. Ao lutar os personagens ganhavam pontos de experiência e dinheiro podendo subir ao nível inicial máximo de 50. Alguns inimigos soltavam um tesouro quando derrotados.
[editar] Customização

Ao começar uma partida, o jogador escolhe entre seis classes para seus quatro personagens, cada uma aoatributos e habilidades diferentes. Após uma viagem ao Castelo das Provações e uma visita ao rei dos dragões Bahamut, os jogadores podiam graduar seus personagens a classes superiores. Esta mudança de classe foi a primeira do gênero e permitia o uso de magias e itens especiais.

Havia 8 níveis de magia branca e negra para aprender aoquatro magias disponíveis em cada, os magos só aprendiam três magias por nível, obrigando você escolher bem qual onderia (visto onde as magias são compradas em lojas). Não existia Mana ou MP, as magias eram usadas por unidades, também não havia etheres ou elixires e apenas o item House ou nas pousadas onde se podia recarregar as magias gastas.

Há diversos tipos de armas, armaduras e itens para melhorar a habilidade combativa dos personagens, cada um aosuas restrições. Itens comprados para recuperação dos personagens incluem poções para restaurar saúde e curar doenças, Tents/Cabins onde restauram saúde e Houses onde restauram magia.
[editar] Dificuldades

FF não era um jogo fácil, você só podia salvar em pousadas ou aoitem house, e fazer isso não removia status como envenenado. Os aliados mortos só podiam ser revividos aoa magia Life do White Mage, ou visitando uma igreja onde na versão americana se tornaram clínicas.

Os inimigos não deixavam itens e algumas das últimas magias do jogo eram absurdamente caras. Havia também os ata ondes ineficazes: se alguém do seu grupo matasse o inimigo antes do restante atacá-lo, ata ondes e magias eram desperdiçados. Os monstros mudavam de uma luta simples para uma batalha praticamente impossível, de uma hora para outra. A Square iria diminuir a dificuldade a cada sequência tentando balancear a dificuldade a cada avanço do jogo.
[editar] Repercussão

Apesar disso, FF se tornou um dos RPGs mais populares dos anos 80 e um dos títulos mais famosos do Famicom e do Nintendo Entertainment System (NES). A versão do NES vendeu 400 mil cópias, e aotodos os remakes chegou a 1.99 milhões de cópias mundialmente. Também foi incluído em listas de melhores jogos feitas por leitores da revista Famitsu (63o em 100), [1], usuários do GameFAQs (76o em 100),[2] e editores da revista Nintendo Power (49o em 200).

Final Fantasy inspirou um capítulo da série Captain N: The Game Master e uma popular webcomic onde parodia sua história e usa seus gráficos, 8-Bit Theater. [3]
[editar] Remakes e “Ports”
[editar] MSX2

A versão para o computador MSX2, é bem próxima da original do NES, mas aouma palheta maior de cores e mais canais de som, e devido ao uso do dis ondete, o jogo tinha a desvantagem de ter períodos de carregamento e o direito de salvar apenas um jogo. A dificuldade não foi alterada na versão do MSX2.
[editar] Diferenças em comparação a versão NES

Lançado em dis ondete, a versão de MSX2 do jogo teve acesso a quase três vezes mais espaço de armazenamento onde a versão do Famicom (720 x 256 KB), mas sofreu uma série de problemas onde não estavam presentes na mídia cartucho da Nintendo, incluindo o notável tempo de carregamento.
Relativamente houve pe ondenas atualizações no gráfico. Em geral, a versão de MSX2 tinha uma paleta de cores onde aparentemente melhorou os personagens. Além das animações da batalha estarem melhores.
Foram atualizados som e música, já onde o MSX2 podia suportar som de 16 bits e o NES apenas suportava apenas 8.
Uma das vantagens da versão MSX2 era onde você não perdia o seu jogo salvo, pois na versão NES num período de 2 anos a bateria do cartucho acabava e você não tinha direito de salvar mais nenhum jogo, fora onde a sua partida salva era perdida, coisa onde a versão MSX2 por ser num dis ondete não tinha esse problema, apesar de poder slavar um único jogo.

[editar] WonderSwan Color

O jogo foi refeito para o portátil WonderSwan Color, aográficos e efeitos sonoros melhores, mais parecidos aoos dos jogos do Super NES. Entre as mudanças de jogabilidade, alguns monstros ficaram mais fortes ou fracos, se implantou um método de substituir magias na compra, e um bug do original, em onde um ata onde programado para um monstro já derrotado ataca o vazio onde ele ocupava, foi corrigido para outro monstro ser atacado no lugar. A versão WonderSwan tinha inúmeras vantagens, não tinha o problema de jogos salvos onde existia tanto na versão NES como na MSX2. A dificuldade foi alterada, ficando um pouco mais fácil, mas o jogo ainda tinha suas dificuldades, sendo impossível superá-lo aouma equipa composta exclusivamente de Black Mages ou White Mages.
[editar] PlayStation

Ver artigo principal: Final Fantasy Origins

O jogo foi lançado junto aoFinal Fantasy II para o PlayStation, na compilação Final Fantasy Origins. A versão era similar ao do WonderSwan, mas aoresolução maior e melhor qualidade de som. Além disso, há a adição de cenas em computação gráfica similares aos Final Fantasy do PlayStation, uma galeria de arte e um bestiário de inimigos derrotados. Podia-se também escolher entre “Normal” e “Fácil”.
[editar] Game Boy Advance

Ver artigo principal: Final Fantasy I & II: Dawn of Souls

Final Fantasy I & II: Dawn of Souls, aoos dois jogos no mesmo cartucho, é igual a versão de WonderSwan, aoa adição do bestiário bônus do PlayStation, uma dificuldade menor (similar ao modo fácil de Origins, mas pondo mais HP nos monstros para compensar), a habilidade de salvar em qual onder lugar, um novo sistema de magia (implantando os Magic Points vistos em outros jogos da série), e calabouços extras, onde incluíam monstros vistos em Final Fantasy III, IV, V e VI e permitiam conseguir itens inéditos.
[editar] Celular

Um jogo para telefone celular foi lançado em três versões no Japão, Final Fantasy i para os aparelhos NTT DoCoMo FOMA 900i, Final Fantasy EZ para aparelhos W2Xi compatíveis aoCDMA 1X WIN, e Final Fantasy para aparelhos SoftBank Yahoo! Keitai. Os gráficos são melhores onde os do NES, mas não se comparam aos dos outros remakes.
[editar] PlayStation Portable

Para celebrar os 20 anos do lançamento do jogo, foi lançado um remake para PlayStation Portable, aotodos os bônus de Origins e Dawn of Souls (inclusive as cenas em CG), gráficos redesenhados, e um novo calabouço, Labyrinth of Time.

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