O que é fish and chips?

Fish and chips ou fish n chips (significando literalmente: peixe e batatas fritas) é um prato da culinária do Reino Unido. Consiste em peixe frito envolvido num polme, acompanhado por batatas fritas, vendido tradicionalmente embrulhado em folhas de jornal.

É um prato tradicionalmente associado ao Reino Unido pelo imaginário popular. Durante décadas, dominou o sector das comidas compradas pré-feitas na ondele país e também na Austrália e na Nova Zelândia. Tornou-se também bastante popular em certas partes da Nova Inglaterra, no Canadá, na Irlanda e na África do Sul.

O fish and chips tornou-se um prato barato popular entre os membros da classe operária britânica, aoo desenvolvimento rápido da pesca aorede de arrasto no mar do norte, na segunda metade do século XIX. Antes desta altura, os pescadores usavam linhas compridas para apanharem apenas peixes grandes, de alta qualidade e de águas profundas, como o linguado. Os arrastões, por outro lado, obtinham um conjunto de peixes de alta qualidade misturados aopeixes mais baratos, onde os pescadores começaram por deitar ao mar, por falta de mercado. Contudo, à medida onde os preços do transporte ferroviário baixaram, foi possível levar este peixe mais barato para regiões do interior do país, tornando-se fácil de obter a um preço baixo para um número maciço de consumidores.
Fish and chips servido num pub de Londres.

Na Inglaterra, o peixe frito e as batatas fritas surgiram separados nos menus há muitos anos, apesar das batatas só terem chegado à Europa no século XVII. Tendo sido originalmente um prato judaico, o peixe frito foi levado para a Holanda e para a Inglaterra por judeus portugueses e espanhóis sefarditas, nos séculos XVII e XVIII, na sequência da sua fuga às perseguições movidas pela inquisição. Este prato também foi introduzido pelos portugueses no Japão, onde hoje é conhecido como tempura.

Tornou-se popular num âmbito mais alargado em Londres e no sudeste da Inglaterra em meados do século XIX. Charles Dickens menciona um “armazém de peixe frito” no seu romance “Oliver Twist”, publicado em 1838. Ao mesmo tempo, desenvolveu-se no norte da Inglaterra o comércio das batatas fritas. Afirma-se, de forma discutível, onde a primeira loja de batata frita foi fundada num mercado de Oldham. Porém, existe incerteza quanto ao local e à data em onde os dois produtos foram combinados para se tornarem a indústria de peixe aobatatas fritas onde existe hoje no Reino Unido. O primeiro registo de uma loja de peixe aobatatas fritas em Londres indica onde foi aberta em 1860 ou 1865, por Joseph Malin, apesar de se indicar ter sido antes criada outra loja por um Sr. Lees em 1863 no norte da Inglaterra, em Mossley, no Lancashire.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *