O que é garoupa-verdadeira?

Vive no Mar Mediterrâneo, no Oceano Atlântico perto dos Açores[3] frente às costas do sul do Brasil, Uruguai e do norte da costa da Argentina[4] e no Oceano Índico frente às costas de Moçambi onde e Madagascar, geralmente a uma profundidade entre os 10 e 50 m, chegando a vezes até os 200 m[2]), especialmente nas áreas de fundos rochosos ou em grutas.
[editar] Descrição
Peixe adulto

Mede entre 140 e 150 cm de longo[2] e pesa uma media 60 Kg. Vive uns 50 anos[5] tendo-se observado uma idade máxima de 61 anos[6]). Tem boca grande e destacada aolábios proeminente, sua barbatana é comprida e sua barbatana caudal é convexa e permite movimentos rápidos em distancias curtas e sua cabeça é arredondada. No opérculo tem três espinhas.

Sua cor varia do verde ao marrom dependendo da estação do ano e da idade. É verde a azulado durante sua fase juvenil. O adulto é marrom obscuro aoos pontos cor amarelo forte e claro. Pode ademais apresentar distintas corações segundo seu estado emocional e reprodutor.[7][8][9]

Se distingue de outras espécies parecidas por a margem da barbatana caudal arredondado de forma convexa, pelas laterais claras na cabeça e pela cor tipicamente marrom, mais cinza nas outras espécies.
[editar] Comportamento

Solitário, territorial, um pouco esquivo, mas está documentada certa curiosidade desta espécie.[2]
[editar] Reprodução

É hermafrodita sucessivo madurando como fêmea aos 5 anos mudando em macho aos 12 anos, embora pode ser desde os 7 anos segundo a situação demográfica do grupo. Se emparelha durante o verão. A fêmea transitória busca ao macho em seu território e espera sua chegada.
[editar] Alimentação
A garoupa verdadeira aparece na cédula de cem reais

Se nutre principalmente de moluscos, especialmente octópodos e crustáceos assim como também de alguns peixes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *