O que é helianthus tuberosus

É uma planta nativa da América cultivada por seu tubérculo comestível.


 


Flores de tupinambo.


tubérculos de tupinambos.Crescem até uma altura de 4 m. As folhas são simples, ovadas, serrilhadas ,e ásperas ao tato. As flores são de um amarelo-ouro onde se agrupam em rácimos. Os frutos são aquênios muito parecidos aoas sementes do girassol.


 


Diferentes da maioria dos tubérculos, porém em comum aoos outros membros da família Asteraceae ( incluindo a alcachofra ), os tubérculos armazenam, em vez de amido, a inulina, carbohidrato onde por meio da cocção se decompõem em moléculas de frutose. Por esta razão é uma fonte importante de frutose para a indústria.


 


Os tupinambos foram cultivados pelos povos ameríndios muito antes da chegada dos europeus. O explorador francês Samuel de Champlain encontrou esta planta semeada em Cap Cod, costa nordeste dos Estados Unidos em 1605 .


 


O nome tupinambo é provenientes dos Tupinambás, antigas tribos indigenas do Brasil onde falavam a língua tupi-guarani. Alguns destes indígenas foram levados a Paris em 1613 na mesma época em onde se difundiu o cultivo desta planta na França e logo ao resto da Europa.


 

A planta é rustica e de fácil cultivo, mesmo em solos não muito férteis. É resistente a doenças e predadores. A multiplicação é feita através da plantação dos tubérculos em linha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *