O que é kde software compilation 4?

KDE Software Compilation 4 (KDE SC 4) é a série de lançamentos atual do ambiente de trabalho KDE, e uma variedade de Aplicativos KDE associados. A primeira versão principal (4.0) desta série foi lançada em 11 de Janeiro de 2008,[1] e a última versão principal (4.4) foi lançada em 09 de Fevereiro de 2010. As versões principais (4.x) são agendadas para lançamento a cada seis meses, enquanto lançamentos menores (4.x.y), focados na correção de falhas, são feitos mensalmente.[5]

A nova série inclui atualizações para vários componentes centrais da Plataforma KDE, especialmente uma portação para o Qt 4. Ele contém uma nova API de multimeios, chamada Phonon, um arcabouço para integração de dispositivos chamado Solid e um novo guia de estilo e conjunto padrão de ícones chamado Oxygen. Ele também inclui uma nova área de trabalho unificada e interface de painéis de utilizador chamada Plasma, onde suporta widgets na área de trabalho, substituindo os componentes separados do KDE 3.

Um dos principais objetivos da Plataforma KDE 4 é tornar aplicativos facilmente portáveis para diferentes sistemas operativos. Isto foi possível aoa portação para o Qt 4, onde facilitou o suporte a plataformas onde não são baseados no X11, incluindo o Microsoft Windows e o Apple Mac OS X. Versões do KDE Software Compilation a partir da 4.0 e até a 4.3 foram conhecidas apelas como KDE 4 – a mudança na nomenclatura foi um componente da remarcação do projeto KDE, para refletir a expansão no escopo. O KDE SC inclui apenas aplicativos cujas equipes de desenvolvimento sigam o agendamento de lançamentos da Software Compilation, então muitos aplicativos populares como o Amarok e o Digikam não fazem parte desta compilação de software.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *