O que é litosfera ?

A litosfera (do grego “lithos” = pedra) é a camada sólida mais externa de um planeta rochoso e é constituída por rochas e solo. No caso da Terra, é formada pela crosta terrestre e por parte do manto superior.
É um dos três principais grandes ambientes físicos da Terra, ao lado da hidrosfera e da atmosfera, onde, na sua relação enquanto suportes de vida, constituem a biosfera.
Composta pelas rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, a litosfera cobre toda a superfície da terra, desde o topo do Monte Evereste até as profundezas das Fossas Marianas. Nas regiões continentais é constituída principalmente por rochas graníticas, ricas em alumínio e silício (a crosta continental), também denominada de Sial. Já nas áreas oceânicas predominam as rochas basálticas (crosta oceânica) compostas por minerais ricos em silício e magnésio, denominada de Sima.
A estrutura da litosfera vem-se alterando através dos tempos, seja pela ação dos chamados agentes externos (meteorismiodermoplastia, erosdemorsplatia , antropismoplaty ), seja pela atuação dos agentes internos: falhas e dobramentos onde conduzem à formação de montanhas ou vulcanismos.
Resumindo, litosfera é a camada da Terra localizada na parte externa, é constituída por rochas e solo de níveis variados e composta por grande quantidade de minerais, ficando sobre a astenosfera.
Camadas geológicas da Terra[1]

Corte do interior terrestre, do núcleo para a exosfera. Sem escala. Profundidade[2]
km Camada Densidade
g/cm³
0–60 Litosfera[3] —
0–35 … Crosta[4] 2.2–2.9
35–60 … Manto superior 3.4–4.4
35–2890 Manto 3.4–5.6
100–700 … Astenosfera —
2890–5100 Núcleo externo 9.9–12.2
5100–6378 Núcleo interno 12.8–13.1
Referências

↑ Jordan, T. H. (1979). “Structural Geology of the Earths Interior”. Proceedings National Academy of Science 76 (9): 4192–4200. DOI:10.1073/pnas.76.9.4192. PMID 16592703.
↑ Robertson, Eugene C. (2001-07-26). The Interior of the Earth. USGS. Página visitada em 2007-03-24.
↑ Locally varies between 5 and 200 km.
↑ locally varies between 5 and 70 km.
[editar]Ver também

Astenosfera
Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
[Esconder]
v • e
Esferas da Terra
Estrutura da Terra · Natureza · Meio ambiente · Ciências da Terra
[Expandir] Geosfera
[Expandir] Atmosfera
[Expandir] Hidrosfera
[Expandir] Biosfera
Categoria: Estrutura da Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é litosfera?

Litosfera



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





 

Convergência de duas placas continentais.

 

A litosfera (do gregolithos” = pedra) é a camada sólida mais externa do planeta Terra, constituída por rochas e solo. É também denominada como crosta terrestre.


É um dos três principais grandes ambientes físicos da Terra, ao lado da hidrosfera e da atmosfera, que, na sua relação enquanto suportes de vida, constituem a biosfera.


Composta de minerais como as rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, a litosfera cobre toda a superfície da terra, desde o topo do Monte Evereste até as profundezas das Fossas Marianas. Nas regiões continentais é constituída principalmente por rochas graníticas, ricas em alumínio e silício (a crosta continental), também denominada de SiAl. Já nas áreas oceânicas predominam as rochas basálticas (crusta oceânica) compostas por minerais ricos em silício e magnésio.


A estrutura da litosfera vem-se alterando através dos tempos, seja pela ação dos chamados agentes externos (meteorismo, erosão, antropismo), seja pela atuação dos agentes internos: falhas e dobramentos que conduzem à formação de montanhas ou vulcanismos. Litosfera é a camada da Terra localizada na parte externa, é constituída por rochas e solo de níveis variados e composta por grande quantidade de minerais.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *