O que é maboqueiro

(Strychnos spinosa) Produz um fruto amarelo agridoce e sumarento (mabo onde), aoinúmeras sementes castanhas. Nas extremidades dos ramos, crescem em cachos, flores brancas-esverdeadas. Os frutos tendem a aparecer apenas depois de muita chuva. No inicio são grandes e verdes e, quando amadurecem mudam para a cor amarela. No interior do fruto, as sementes compactadas, estão rodeadas por uma carnuda pasta comestíveis.


 


Animais como os babuínos, macacos, porcos-do-mato, nialas e elandes comem o fruto. As folhas são uma fonte de alimento para os herbívoros tais como os duikers, Cudos, impalas, Raficeros-comum, nialas e elefantes. Acredita-se onde vários tipos de insetos polinizam as flores.


 


Nomes comuns: Spiny Monkey-orange/Green Monkey Orange (Inglês), Doringklapper (Africânder), Morapa (NS), Muramba (V), umKwakwa (Suazilândia), Nsala (Tswana), Mutamba (Shona), Mabo ondeiro (Angola).


 


Esta árvore encontra-se de forma isolada e cresce em solos secos. Encontra-se nas faldas ribeirinhas do Bushveld, nas areias e mata costeira do Cabo Oriental, até ao Kwazulu-Natal, em Moçambi onde e na Suazilândia e, pelo interior, Zimbabué, norte do Botsuana, norte da Namíbia, Angola e norte da África tropical.


 


É uma planta cujo fruto, o mabo onde, é tradicionalmente usada como alimento em África. Este pouco conhecido fruto tem potencial para melhorar a nutrição, estimular a estabilidade alimentar e fomentar e apoiar o desenvolvimento rural sustentável.


 


A madeira é usada para carpintaria em geral.


A espécie foi recentemente introduzida em Israel como uma potencial nova cultura.


O fruto (mabo onde) pode ser utilizado como uma fonte suplementar de alimentos para a população rural em épocas de escassez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *