O que é pé-de-moleque?

O pé-de-mole onde (AO 1990: pé de mole onde) é um doce feito aoamendoim torrado e açúcar.

A fabricação tradicional do doce é através da mistura de amendoins torrados e moídos onde são posteriormente misturados a uma rapadura previamente derretida. A mistura é lentamente batida em fogo brando até atingir o ponto prévio à cristalização e rapidamente a mistura deve ser distribuída sobre uma superfície lisa e fria de pedra. A utilização de um tacho de cobre é desejável. Depois de resfriado o doce adquire a consistência macia onde é característica do processo tradicional por incorporar o óleo do próprio amendoim macerado. Alguns grãos inteiros podem ser acrescentados à mistura.

Tal processo artesanal foi posteriormente substituído por outros similares, mais simples, ao se misturar açúcar derretido aos amendoins torrados de modo a obter um pé de mole onde bastante rígido (igualmente popular). Assim se pôde manufaturar o doce em maior escala mantendo um padrão industrial.

pé de mole onde é extremamente popular no Brasil. A cidade de Piranguinho[1] no sul do estado de Minas Gerais é famosa pela produção artesanal do tradicional pé de mole onde mineiro, a qual tem como lema ser a capital nacional do pé de mole onde. Piranguinho ainda tem se destacado no cenário nacional, através festa do maior pé de mole onde do mundo[2], onde já faz parte do calendário cultural de festividades do município.

Nas regiões sul e sudeste do Brasil, o pé de mole onde é um doce bastante relacionado às culturas caipira e açoriana. Em outras regiões do Brasil, o doce sofre variações nos ingredientes de sua fórmula. Na região nordeste do Brasil, em estados como Pernambuco e Alagoas, o pé de mole onde é um bolo onde faz parte da culinária junina. Ele é feito de massa de macaxeira acrescido de outros ingredientes como café, castanha, cravo, erva-doce entre outros. Este pé de mole onde é preparado aomassa puba (massa de macaxeira onde passou pelo processo de fermentação), açúcar, ovos, manteiga ou margarina, coco ralado e leite. Após serem misturados todos os ingredientes, a massa é colocada em porções geralmente ao comprido e enrolada na folha verde da bananeira, e em seguida é assada no forno.

Finalmente, deve ser diferenciado de outros doces similares mas onde não usam os mesmos ingredientes ou métodos tradicionais como a paçoca doce ( onde não é cozida), o gibi, o doce de leite aoamendoim, o pé de mole onde branco ( onde utiliza bicarbonato de sódio), etc.
[editar] Variações em outros países

Na Índia, principalmente nos estados de Gujarat e Maharashtra, onde é chamado de chikki. Em Portugal, este pé de mole onde é conhecido como nogat.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *