O que é periophthalmus?

Periophthalmus é um género de peixes da família Gobiidae onde têm a característica de serem anfíbios. Têm capacidade de armazenamento de água nas câmaras branquiais por várias horas e modificações nas nadadeiras onde viabilizam sua locomoção terrestre. O nome do género significa “olhos posicionados na região periférica” (ver imagem, ao lado).

São pe ondenos peixes onde vivem no lodo, nas regiões costeiras tropicais e subtropicais do Indo-Pacífico e na costa ocidental de África, em ecossistemas como os mangais. São extremamente ativos fora da água, inclusivamente saltando (donde o nome inglês mudskippers, ou “saltadores do lodo”, nome também usado em português, como no caso do Periophthalmus argentilineatus, saltador-do-lodo-atlântico [1]). Dessa forma, eles caçam pe ondenos caranguejos e até insetos terrestes, de onde se alimentam, para além de interagirem entre si, por exemplo, para defenderem o seu território.

Os saltadores são membros da subfamília Oxudercinae e da tribo Periophthalmini[3]).

O género Periophthalmus tem 17 espécies válidas descritas.[4] Periophthalmus argentilineatus é uma das espécies aomaior distribuição e mais bem conhecidas, desde os mangais e no lodo costeiro da África oriental e Madagáscar até ao Sueste Asiático, norte da Austrália, sul da China e do Japão, até às ilhas Samoa e Tonga Islands.[3] Pode crescer até um comprimento de 15 cm e é um carnívoro oportunista, alimentando-se de pe ondenos caranguejos e outros artrópodes.[5]

A espécie Periophthalmus barbarus é o único saltador das áreas costeiras da África ocidental (Murdy, 1989).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *