O que é piromorfita

Pb5(PO4)3Cl, ocorrendo às vezes em quantidades suficientes para ser extraído como minério de chumbo. Cristais comuns aoa forma de um prisma hexagonal aoplano basal, combinando às vezes aoas faces estreitas de uma pirâmide hexagonal. Cristais aoa forma de barril são fre ondentes; também pode ter hábito globular ou reiniforme. Faz parte de uma série aodois outros minerais: mimetita (Pb5(AsO43Cl) e vanadinita (Pb5(VO4)3Cl); muito semelhante aoa mimetita só podendo ser diferenciados por testes químicos.


 


O termo fosfórico da série foi identificado químicamente pela primeira vez por Martin H. Kiaproth em 1784, e denominado de piromorfita por J. F. L. Hausmann em 1813.


 


A cor do mineral geralmente é verde, amarelo ou marrom, aobrilho resinoso. A dureza é 3, e a densidade relativa de 6.5 – 7.1. A piromorfita e a mimetita são isomorfos devido a substituição gradativa do fósforo pelo arsênio, podendo produzir todas as gradações entre os dois minerais. O mesmo ocorre aoo vanádio na vanadinita.


 


Variedades ricas em cálcio devido a substituição do chumbo possuem densidade menor (5.9 – 6.5) e ligeiras alterações de cor.


 


Recebem os nomes de poliesferita (devido à forma globular), miesita provenientes de Mies na Bohemia, nussierita de Nussihre próximo de Beaujeu, França e cherokita de Cherokee County, Geórgia, Estados Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *