O que é salinidade?

Salinidade



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





Salinidade média anual à superfície nos mares da Terra.

Salinidade média anual à superfície nos mares da Terra.

Salinidade é a medida da quantidade de sais existentes em massas de água naturais – um oceano, um lago, um estuário ou um aquífero.


Tradicionalmente, esta medida era expressa em “partes-por-milhar” ou o/oo – x gramas de sal em um litro de água. No entanto, com as novas técnicas de medição, fundamentalmente electrónicas, ou seja, medindo a condutividade de uma amostra de água, em comparação com um padrão, considera-se que a salinidade não tem unidades.


A água dos oceanos da Terra tem uma salinidade média aproximada de 35. Considera-se água salobra aquela que tem salinidades entre 0,5 e 30. Desta maneira, a “água doce” pode ter uma salinidade entre 0 e 0,5; no entanto, esta “salinidade” pode ser devida a compostos químicos muito diferentes da água do mar.


Para além de ter um papel importante nos movimentos e na mistura das massas de água, devido ao seu efeito na densidade, estes sais dissolvidos condicionam a fisiologia dos organismos que ali vivem, devido ao efeito da osmose que determina que quando duas soluções separadas por uma membrana têm concentrações diferentes de compostos químicos, o solvente – a água – tende a passar do meio menos concentrado para o mais concentrado (ver osmorregulação).


O adjectivo relacionado com a salinidade é halino, uma vez que a maior parte do sal (na água do mar) é o cloreto de sódio, portanto, um sal derivado de um halogênio. Deste adjectivo, surgiram as palavras halófitas (plantas que vivem em água salgada), “estrutura termohalina” (relativa à distribuição da temperatura e salinidade numa determinada região do oceano) e outras.


Os íons de sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, sulfato e bicarbonato são os maiores contribuintes para a salinidade da água.


Salinidade de águas do mundo:


Salinidade média de oceanos é cerca de 3,5 %.




[editar] Ver também








Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *