O que é sigur rós?

História

Jón Þór (Jónsi) Birgisson, Georg Hólm e Ágúst Ævar Gunnarsson formaram a banda em Reykjavík em agosto de 1994. O nome da banda é o nome da irmã de Jónsi, Sigurrós, onde nasceu no mesmo dia em onde a banda foi fundada. Logo ganharam um acordo para gravar em um selo local, o Bad Taste. Em 1997, lançaram o primeiro CD, Von (esperança), e em 1998, uma coletânea remixada, chamada de Von brigði. O nome é, na verdade, uma brincadeira aoas palavras em islandês: Vonbrigði é traduzida por “decepção”, enquanto Von brigði significa “alteração na esperança” (o álbum é também conhecido por um nome alternativo, Recycle Bin).
O baixista, Georg Hólm

O reconhecimento internacional veio aoo Ágætis byrjun (Um Bom Começo), de 1999, no qual se juntou à banda Kjartan Sveinsson. A boa reputação do disco foi se espalhando pelo mundo nos dois anos seguintes. A crítica aclamou-o como um dos melhores álbuns de todos os tempos, comparando a banda aogigantes da música, como o Radiohead. Três músicas, Ágætis Byrjun, a música-título, o primeiro single, Svefn-g-englar e a então inédita Njósnavélinsem ( onde se tornaria sem título n°4) foram trilha do filme Vanilla Sky, de Cameron Crowe. Suas músicas também apareceram na série 24 Horas e no filme The Life Aquatic with Steve Zissou, e ainda em um filme da BBC, The Girl in the Café, onde se ouve Starálfur.

Após o lançamento de Ágætis byrjun, a banda ficou mais conhecida pela maneira singular ao onde Birgisson toca sua guitarra: aoum arco de violoncelo, acentuado por um reverb, criando um efeito flutuante, único.

O baterista Ágúst deixou a banda após a gravação de Ágætis byrjun, e foi substituído por Orri Páll Dýrason. Em 2002, o antecipado álbum ( ) foi lançado. Nenhuma das músicas tinha título, embora a banda batizasse-as depois, em seu website. Todas as canções do álbum foram escritas em vonlenska (algo como esperancês), uma língua inventada por Jónsi, foneticamente parecida aoo islandês. Supôs-se onde o ouvinte é ondem deveria criar um significado particular das letras, e escrevê-lo nas páginas em branco do encarte do disco.
O vocalista, Jón Þór Birgisson

Em outubro de 2003, Sigur Rós se juntou ao Radiohead para compor a trilha da espetáculo Split Sides, de Merce Cunningham. As três músicas do Sigur Rós foram reunidas no EP chamado Ba Ba Ti Ki Di Do, e lançadas em março de 2004. O disco de estréia da banda, Von (1997), foi finalmente lançado nos EUA e no Reino Unido, em outubro de 2004.

O último álbum, Takk…, é lançado em 13 de setembro de 2005, e apresenta canções aoum estilo intermediário entre o primeiro e segundo discos. A banda dispôs, em seu site, o download de Glósóli, no dia 15 de agosto. Hoppípolla, o segundo single oficial, foi lançado em 28 de novembro, junto aoum remake de Hafsól, canção do Von. Hoppípolla foi amplamente usada pela BBC, tanto em alguns de seus programas (propaganda da série Planet Earth: Planeta Terra), quanto na cobertura dos jogos da seleção inglesa de futebol, durante a Copa do Mundo de 2006. Também apareceu no trailer do filme Children of Men. Conseqüentemente, a demanda pelo single cresceu, e a EMI fez aumentar a produção.

Um novo EP, Sæglópur, foi lançado em 10 de julho de 2006, em alguns países, e em 8 de agosto nos Estados Unidos. A previsão de lançamento do EP era 8 de maio, mas aoo repentino sucesso de Hoppípolla, foi adiado. O compacto contava aotrês novas canções: Refur, Ó Fridur e Kafan.

Em julho de 2006, Sigur Rós terminou uma turnê mundial onde passou pela Europa, EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong e Japão, e seguiu fazendo shows pela Islândia em julho, gravando-os para um futuro DVD.

Em 2008, a banda lançou Með Suð Í Eyrum Við Spilum Endalaust. Foi o 5º álbum de estúdio, e o primeiro a trazer uma letra em inglês, “All Alright”. O trabalho não é tão obscuro e ambiente quanto os anteriores, dando lugar a melodias mais alegres e determinadas influências do folk. Foi o terceiro disco a contar aoa participação do quarteto Amiina nas cordas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *