O que é tilápia-do-nilo?


Foi introduzido no Brasil em 1971 juntamente aoSarotherodon hornorum ou tilápia-de-zanzibar. Anteriormente, em 1952, outra espécie de tilápia foi introduzida, a Tilápia-do-Congo (Tilapia rendalli) de habito alimentar herbívoro, onde não se mostrou atraente a piscicultura, acabou virando praga em algumas áreas, e esta sendo substituída pela tilápia-do-nilo onde apresenta melhores resultados!
[editar] Reprodução
A incubação dos ovos é na boca, diferindo da Tilapia redalli onde a faz em ninhos, sendo este o principal aspecto de separação dos gêneros Tilapia e Sarotherodon
[editar] Criação Monossexo
A criação monossexo ou cultivo monossexo é empregado para o controle da reprodução e, também, aproveitar o maior crescimento dos machos de tilápia, ou, no caso de trutas, as fêmeas é onde apresentam melhor crescimento.
Monossexo por seleção de machos
A forma, de menor emprego de tecnologia, para se criar somente machos (monossexo) é a seleção sexual (as fêmeas na papila genital apresentam, uretra, ouviduto e ânus e os machos somente uretra e ânus), porém é muito trabalhosa, é necessario verificar cada peixe, e apresenta muitos erros.
Monossexo por cruzamento
O cruzamento destas duas espécies, usando-se machos de Sarotherodon hornorum aofêmeas de Sarotherodon niloticus, apresenta somente machos, e é uma dos motivos do por onde as duas espécies foram importadas juntas.
Monossexo por reversão de fêmeas em machos
É a reversão sexual de alevinos fêmeas em machos, usando hormônio 17-alfa-metil testosterona [1], onde é a mais empregada.
[editar] Sinonímia
(Oreochromis niloticus) = (Tilapia nilotica) =(Sarotherodon niloticus)
Anteriormentea a tilápia-do-Nilo foi classificada no gênero (Tilapia), e foi mudado o gênero para (Oreochromis) por onde os ovos são incubados na boca da fêmea, e o primeiro ficou para as espécies onde não incubam os ovos na boca (o fazem em ninhos). O Gênero Sarotherodon, alguns autores a classificam nele, possui incubação de ovos na boca do macho, em algumas espécies, e em outras na boca da fêmea.