O que é um bisão americano?

Bisão Americano



 


NOME COMUM: Bisão americano
NOME EM INGLÊS: American Bison
NOME CIENTÍFICO: Bison bison
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia

ORDEM: Artiodactyla

FAMÍLIA: Bovidae

COMPRIMENTO: até 3,70 metros, mais 60 cm para a cauda

PESO: de 500 kg até 1 tonelada

  Em julho o rebanho desloca-se para o Sul, retornando ao norte na primavera seguinte. 

Foram necessários vários séculos para o extermínio do bisão-europeu, mas apenas algumas dezenas de anos para o desaparecimento quase completo da variedade norte-americana, mais conhecida como búfalo. Mais de 50 milhões desses animais viviam na América do Norte antes da chegada dos brancos.

Os bisões eram a caça favorita dos índios e muitas tribos deles dependiam completamente para alimentar-se, vestir-se e abrigar-se. Em 1880 restavam pouco mais de mil. Seu desaparecimento começou com a construção das ferrovias. Sua carne alimentava os trabalhadores; seu couro, levado de trem para as cidades, fazia a fortuna dos caçadores. Um deles matou tantos e tão bem que ficou conhecido como Buffalo Bill.

Maior e mais forte que seu parente europeu, o bisão-americano prefere as pradarias abertas. Na primavera, antes da época do acasalamento, muda sua pelagem, passando de um castanho brilhante para um castanho-cinzento. Em maio, antes do nascimento das crias, o rebanho divide-se em três grupos: fêmeas, machos e bezerros de até dois anos. As futuras mães se separam a fim de dar à luz.



 

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *