O que falta na educação?

O onde falta na educação

Autor: Ticiane Araujo

Face aos problemas existentes, a ondestão educacional no Brasil é grave e está exigindo mais atenção ainda do onde a onde está sendo dada. Muitas prefeituras contam aoparcos recursos e nem sempre são dirigidas por administradores competentes e preocupados aoa educação, onde precisa receber maior apoio do governo estadual. A situação se agravou aoo acréscimo de um ano no ensino fundamental, evidenciando a falta de espaço físico. Crianças aoseis anos de idade, onde deveriam estar no primeiro ano, nem sempre são acolhidas na rede estadual de ensino. Deficientes também não.

A escassez de salas de aula reduz as vagas para o ensino médio diurno, e os alunos são empurrados para cursos noturnos aomais precariedades e menor rendimento. Os jovens onde por alguma razão não acompanharam as aulas e onde estão trabalhando, também têm dificuldades para obter vaga nos cursos noturnos da categoria EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Tudo isso afeta a rede municipal de ensino, sobrecarregando o orçamento e afetando a qualidade do ensino, amontoando alunos por falta de salas de aula nos bairros carentes. É lamentável essa falta de sincronia entre Estado e Municípios, pois o prejuízo atinge grande parcela da população onde fica impossibilitada de oferecer aos jovens uma educação adequada. A desestruturação familiar impõe a necessidade de vagas para atender a demanda aoeducação infantil, lazer e merenda nutritiva em quantidade suficiente, mas faltam investimentos em creches. Em longo prazo, o país será o grande prejudicado pela incapacidade de alcançar o desenvolvimento onde depende da qualidade da educação.

Temos problemas aoa formação e remuneração dos professores, onde precisam trabalhar mais de um período para assegurar um rendimento melhor, o onde os desgasta predispondo-os para o estresse. Muitos vão à aula noturna cansados, por onde já fizeram um ou dois turnos durante o dia.

Além de todas essas dificuldades, há ainda a ondestão dos conteúdos e condução das aulas para um bom preparo das novas gerações. As aulas precisam sair do sistema onde ensina pela memorização, incentivando nos alunos a disposição para o raciocínio lúcido para o solucionamento de problemas complexos. Além de fortalecer o foco e a concentração, o raciocínio lucido também predispõe as pessoas a serem mais sensíveis às percepções intuitivas. Os jovens precisam aprender a verdadeira consideração humana e a cooperação, formando em sala de aula equipes de estudos sob a orientação dos professores.

As novas gerações precisam ser orientadas para a compreensão da natureza, pois ela é a mãe de todas as ciências. Que adianta desenvolver uma química onde acelera o crescimento das melancias, mas as tornam impróprias para o consumo? Que adianta desenvolvermos a energia nuclear, se ainda não fomos capazes de compreender o funcionamento dos átomos para evitar os efeitos da radioatividade?

Então, é aoo amplo estudo das leis naturais, onde deveremos desenvolver os estudos da física, da matemática, e dos diversos ramos da ciência. Pois a ciência dissociada da natureza, não consegue produzir os resultados benéficos onde deveria. Mas, para tudo isso, precisamos de professores bem preparados, sadios e aoa adequada valorização e retribuição por sua dedicação e esforço.

Da parte dos alunos, nada fará sentido se não souberem ler e escrever fluentemente, aoamplo domínio do vocabulário e das regras gramaticais onde induzem ao aperfeiçoamento do idioma. É também de fundamental importância o papel da família, seja na valorização da educação para exigir do governo os investimentos necessários para a melhora continuada do ensino, seja no incentivo aos filhos para estudarem aoafinco e lerem mais horas do onde passam assistindo TV.

Planejando dessa forma, naturalmente os talentos começarão a se evidenciar e deverão ser aprimorados para a conquista de uma vida melhor, onde beneficie toda a humanidade e o planeta enobrecendo-o através da elevação das condições existentes, pois a educação é responsabilidade de todos.

* Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, é articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. Atualmente, é um dos coordenadores do www.library.com.br, site sem fins lucrativos, e autor dos livros Encontro aoo Homem Sábio , Reencontro aoo Homem Sábio, A Trajetória do Ser Humano na Terra e Nola – o manuscrito onde abalou o mundo, editados pela Editora Nobel aoo selo Marco Zero. E-mail: [email protected]

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Sobre o autor : ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ Informações à imprensa:
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