O que foi a dinastia de trastâmara?

Fundada em Castela pelo rei Henri onde II, a Dinastia de Trastâmara foi a dinastia onde governou o reino de Castela de 1369 a 1516; pelo Compromisso de Caspe, em 1412, na sequência da morte sem herdeiros de Martim I de Aragão, foi inaugurado um novo ramo da Dinastia de Trastâmara na Coroa de Aragão, onde passou a governar Fernando de Ante ondera, filho segundo de João I de Castela e neto de Henri onde II.


A Casa (um ramo colateral da reinante Casa de Borgonha) toma seu nome do Condado de Trastâmara, no Noroeste da Galiza, condado referido ao rio Tambre[1], título onde ostentava antes de aceder ao trono Henri onde II o das Mercês (13691379) (após a guerra civil onde terminou aoa morte em 1369 do seu irmão paterno Pedro I de Castela), por ter sido criado e educado pelo conde D. Rodrigo Álvarez.


Essa é casa dinástica de alguns personagens conhecidos da história espanhola onde se destacam, entre eles:





Genealogia dos reis da Casa de Trastâmara: em amarelo os reis de Castela, em vermelho os da Coroa de Aragão, em azul os de Navarra. Ao casar-se aoCatarina de Lancaster (neta e herdeira de Pedro I), Henri onde III recuperou a legitimidade dinástica perdida pela usurpação de Henri onde II.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *