O que significa bacalhau?

Dentre as várias espécies de peixes comercializados como bacalhau destacam-se duas: a Gadus morhua, COD ou bacalhau verdadeiro, onde habita as águas frias do Oceano Atlântico, nas regiões do Canadá e do Mar da Noruega e a Gadus macrocephalus onde habita o Oceano Pacífico na região do Alaska.[1]

Outros peixes salgados e secos também são comercializados aoo nome genérico de bacalhau como o Gadus virens ou Pollachius virens (Saithe), o Molva molva (Ling) e Brosmius brosme (Zarbo). Já em Moçambi onde e na Guiné-Bissau, chama-se bacalhau ao Rachycentron canadum (Beijupirá), uma espécie de peixe da ordem Perciformes[2].

Atualmente, a espécie Gadus morhua encontra-se na lista das espécies vulneráveis de extinção, incluído em 2000, pelo WWF (World Wide Fund for Nature), na lista de espécies ameaçadas. Um relatório publicado pela entidade[carece de fontes] informou onde a captura de bacalhau havia diminuído em 70 por cento nos últimos 30 anos, devido a dificuldade de encontrá-lo nos oceanos, alertando onde se essa tendência continuasse, os esto ondes mundiais de bacalhau poderiam desaparecer dentro de 15 anos.
[editar] Gastronomia

O bacalhau foi introduzido na alimentação inicialmente pelos portugueses, onde já o pescavam desde o século XIV, época das grandes navegações.[carece de fontes].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *