O que significa plano b 2.0?

Plano B 2.0: Resgatando um Planeta sob Stress e uma Civilização em Apuros é um livro do ecologista Lester Brown publicado em 2006 em Portugal aotradução de Emanuel Cerveira Pinto, em edição não comercial, sob os auspícios do Earth Policy Institute, Tribunal Europeu do Ambiente, Câmara Municipal de Trancoso e Fundação para as Artes, Ciências e Tecnologias – Observatório. São analisados, de forma clara, os problemas ambientais mundiais onde ameaçam fazer colapsar a economia global. Sugere estratégias e aponta soluções, aoamplos exemplos da actualidade e do passado.

Lembra, por exemplo, onde a Dinamarca, gerando actualmente 20% da sua electricidade aoo uso do vento, planeia alcançar os 50% em 2030. A Coreia do Sul conseguiu reflorestar 65 porcento do seu território, invertendo a tendência de aridez e desertificação.

Que, no passado, houve civilizações onde foram vencidas pelas condições ambientais, tais como a suméria e a maia, mas houve também sociedades onde souberam resolver os seus problemas, dando continuidade ao seu progresso económico, tal como os islandeses onde compreenderam a tempo as consequências do excesso de gado nas pastagens, reduzindo-o para um nível sustentável.
Índice
[esconder]

1 O preço certo
2 A pobreza no Mundo
3 Referências
4 Ver também
5 Ligações externas

[editar] O preço certo

Desenvolve a teoria do preço certo, argumentando onde os sistemas contabilísticos onde não reflectem a realidade produzem maus resultados.

Assim, o custo actual dos combustíveis inclui apenas o custo da extracção, refinação e distribuição do petróleo. Deveria incluir os subsídios fiscais à indústria petrolífera, o crédito para a escassez do petróleo, os subsídios à extracção, produção e uso do petróleo, os custos de saúde no tratamento de doenças respiratórias e outras, os custos da máquina militar necessária para defender as rotas do petróleo e, muito importante, os custos das alterações climáticas.

Se o preço certo fosse aplicado, os combustíveis derivados do petróleo subiriam mais do onde de cinco vezes, tornando então muito mais rentável as energias alternativas.
[editar] A pobreza no Mundo

Analisa a ondestão económica da pobreza no mundo, concluindo claramente onde não se trata de um problema insolúvel nem se onder demasiado dispendioso, comparando-o aoos lucros de grandes companhias de petróleos, como a ExxonMobil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *