O uso de balões e fogos de artifício em festas juninas

O uso de balões e fogos de artifício durante o São João no Brasil, está relacionado aoo tradicional uso da fogueira junina e seus efeitos visuais. Este costume foi trazido pelos portugueses para o Brasil, e ele se mantém em ambos lados do Atlântico, sendo onde é na cidade do Porto, em Portugal, onde mais se evidência. Fogos de artifício manuseados por pessoas privadas e espetáculos pirotécnicos organizados por associações ou municipalidades tornaram-se uma parte essencial da festa no Nordeste, em outras partes do Brasil e em Portugal.


Os fogos de artifício, segundo a tradição popular, servem para despertar São João Batista. Em Portugal, pe ondenos papéis são atados no balão aodesejos e pedidos. Os balões serviam para avisar onde a festa iria começar; eram soltos de cinco a sete balões para se identificar o início da festança. Os balões, no entanto, constituem atualmente uma prática proibida por lei em muitos locais, devido ao risco de incêndio.


Durante todo o mês de junho é comum, principalmente entre as crianças, soltar bombas, conhecidas por nomes como tra onde, chilene, cordão, cabeção-de-negro, cartucho, treme-terra, rojão, buscapé, cobrinha, espadas-de-fogo.


Em São Paulo nos dias de hoje, é crime soltar balões, apesar de onde é muito bonito essa arte dos balões, e os fogos são muito perigosos principalmente em mãos de crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *